quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Visitando Praga e descobrindo seus personagens ilustres

Já escrevi um pouco sobre Praga, mas além de Mozart, ainda não tinha conseguido falar de algumas personalidades que marcaram a cidade.


Um dos cidadãos de Praga mais ilustres, conhecido mundialmente, foi indiscutivelmente Franz Kafka (1983-1924). Não vou entrar nos detalhes da sua obra e vida pessoal, ambos muito complexos e dos quais eu não saberia falar com propriedade. Na cidade, é possível seguir os seus passos, os locais em que viveu, visitar o museu Kafka e mesmo seu túmulo no novo cemitério judeu. Mas para mim a visita mais agradável em torno desse personagem foi a "ruela de ouro", dentro dos muros do castelo de Praga, e onde ele viveu na casinha de número 22 em 1916 e 1917. Teria ele se inspirado nessa experiência para escrever sua obra "O castelo"? Quando ele fala das minúsculas casinhas? 


 Um local mágico e cheio de charme, infelizmente tomado pelos turistas durante o dia, e calmo e sereno, deserto mesmo, ao cair da noite! Imperdível!

Quem passa por Praga certamente não irá embora sem ter ouvido falar de Alfons Mucha (1860-1939), um dos maiores ilustradores da Europa. Seus trabalhos atravessaram, é claro, a fronteira do seu país; ele foi muito apreciado na França, onde viveu e trabalhou durante anos, desenhando cartazes para publicidade e peças de teatro, trabalhando principalmente com a grande atriz francesa Sarah Bernhardt.

 Seu museu em Praga apresenta uma coleção bem completa, explicando as diversas fases do seu trabalho e da sua vida.


Mucha foi um ícole do movimento "Art Nouveau". Para mim ele representa a feminilidade e a beleza como ninguém... Suas obras são facilmente reconhecidas por suas belas modelos, das quais ele consegue imortalizar o máximo de beleza. Bem que eu queria que ele tivesse me desenhado!!!

Também podemos ver sua obra no centro da cidade:
 E na catedral São Vito:

Um outro personagem que reconheci imediatamente (lembrando das minhas aulas de matemática na universidade) foi Johannes Kepler. Ele refugiou-se em Praga entre 1600 e 1612, perseguido por suas convicções religiosas. Para quem não lembra, Kepler foi um astrônomo alemão que estudou a hipótese de Copérnico de que é a Terra que gira em torno do Sol (um avanço para a época, e motivo de muitas cabeças terem rolado!). Ele também demonstrou que os planetas giram em torno do Sol realizando movimentos elípticos, e não um círculo perfeito como se pensava. 

Sua estátua pode ser vista perto do Mosteiro de Strahovsky, em companhia do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe que o convidou a ir à Praga. 

6 comentários:

Unknown disse...

Olá Milena

Este é outro lugar que quero conhecer.
Vim lhe desejar um ótimo final de tarde...

BJ000000000..............
www.amigadamoda1.com

Sandra disse...

Praga deve ser linda!!
Vc. já leu o Cemitério de Praga do Umberto Eco? Já li várias criticas positivas. Quero ler!! Bom final de semana!! Ab

Milena F. disse...

Kinha, é realmente linda!!! Um sonho realizado!!!

Alexandre, valeu as dicas sobre os videos... Agora só me faltam os vídeos e tentar a aventura! Tb adoro as ilustraçéoes de Mucha!!!

Sandra, sempre vejo esse livro nas livrarias, quero ler, mas ainda não comprei e esqueço de ver se tem na biblioteca aqui perto de casa!!! Se leres antes de mim, conta o que pensou!!! Bjs

Robson Franzoi disse...

Adorei a dica sobre o entardecer no distrito do castelo. Vou visitar Praga no final do meu mochilão que começa em Abril... Estou contando os dias!!

Milena F. disse...

Robson, muito tranquilo a noite nas dependências do castelo! Apesar dos prédios estarem fechados, é possível passear tranquilamente sem a multidão de turistas.
Outra dica é passar pela ponte muito cedo pela manhã, aoamanhecer. Ninguém! Durante todo o dia a mesma é lotada!

Juba disse...

Gostaria muito de ir para Praga. Uma cidade com uma arquitetura magnifica, mas não muito valorizada.

Em tempos de Covid, só me resta lamentar e lembrar das viagens do passado, como a que fiz para a França. Fiquei uma semana turistando, e minha cidade preferida foi Quimper, sem dúvidas.

Após provar os crepes de Quimper, crepes brasileiros não tem mais graça haha. Um artigo muito bom sobre a cidade é esse aqui, https://dreameurotour.com/quimper-franca/ onde é descrito muito bem a hist´roia e qualidades de Quimper.