quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Visitando Praga e descobrindo seus personagens ilustres

Já escrevi um pouco sobre Praga, mas além de Mozart, ainda não tinha conseguido falar de algumas personalidades que marcaram a cidade.


Um dos cidadãos de Praga mais ilustres, conhecido mundialmente, foi indiscutivelmente Franz Kafka (1983-1924). Não vou entrar nos detalhes da sua obra e vida pessoal, ambos muito complexos e dos quais eu não saberia falar com propriedade. Na cidade, é possível seguir os seus passos, os locais em que viveu, visitar o museu Kafka e mesmo seu túmulo no novo cemitério judeu. Mas para mim a visita mais agradável em torno desse personagem foi a "ruela de ouro", dentro dos muros do castelo de Praga, e onde ele viveu na casinha de número 22 em 1916 e 1917. Teria ele se inspirado nessa experiência para escrever sua obra "O castelo"? Quando ele fala das minúsculas casinhas? 


 Um local mágico e cheio de charme, infelizmente tomado pelos turistas durante o dia, e calmo e sereno, deserto mesmo, ao cair da noite! Imperdível!

Quem passa por Praga certamente não irá embora sem ter ouvido falar de Alfons Mucha (1860-1939), um dos maiores ilustradores da Europa. Seus trabalhos atravessaram, é claro, a fronteira do seu país; ele foi muito apreciado na França, onde viveu e trabalhou durante anos, desenhando cartazes para publicidade e peças de teatro, trabalhando principalmente com a grande atriz francesa Sarah Bernhardt.

 Seu museu em Praga apresenta uma coleção bem completa, explicando as diversas fases do seu trabalho e da sua vida.


Mucha foi um ícole do movimento "Art Nouveau". Para mim ele representa a feminilidade e a beleza como ninguém... Suas obras são facilmente reconhecidas por suas belas modelos, das quais ele consegue imortalizar o máximo de beleza. Bem que eu queria que ele tivesse me desenhado!!!

Também podemos ver sua obra no centro da cidade:
 E na catedral São Vito:

Um outro personagem que reconheci imediatamente (lembrando das minhas aulas de matemática na universidade) foi Johannes Kepler. Ele refugiou-se em Praga entre 1600 e 1612, perseguido por suas convicções religiosas. Para quem não lembra, Kepler foi um astrônomo alemão que estudou a hipótese de Copérnico de que é a Terra que gira em torno do Sol (um avanço para a época, e motivo de muitas cabeças terem rolado!). Ele também demonstrou que os planetas giram em torno do Sol realizando movimentos elípticos, e não um círculo perfeito como se pensava. 

Sua estátua pode ser vista perto do Mosteiro de Strahovsky, em companhia do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe que o convidou a ir à Praga. 

6 comentários:

KINHA disse...

Olá Milena

Este é outro lugar que quero conhecer.
Vim lhe desejar um ótimo final de tarde...

BJ000000000..............
www.amigadamoda1.com

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

que máximo! gosto mto das ilustrações de Alfons Mucha, são lindas e intrigantes!

esse seu passeio é mto legal, super interessante! Praga é uma cidade linda né, nunca fui mas é o que ouço os amigos que foram falar.

(Milena, esse link tb tem umas dicas boas pra editar vídeo - http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/08/14/como+editar+videos+no+youtube+9563716.html)

bjs

Sandra disse...

Praga deve ser linda!!
Vc. já leu o Cemitério de Praga do Umberto Eco? Já li várias criticas positivas. Quero ler!! Bom final de semana!! Ab

Milena F. disse...

Kinha, é realmente linda!!! Um sonho realizado!!!

Alexandre, valeu as dicas sobre os videos... Agora só me faltam os vídeos e tentar a aventura! Tb adoro as ilustraçéoes de Mucha!!!

Sandra, sempre vejo esse livro nas livrarias, quero ler, mas ainda não comprei e esqueço de ver se tem na biblioteca aqui perto de casa!!! Se leres antes de mim, conta o que pensou!!! Bjs

Robson Franzoi disse...

Adorei a dica sobre o entardecer no distrito do castelo. Vou visitar Praga no final do meu mochilão que começa em Abril... Estou contando os dias!!

Milena F. disse...

Robson, muito tranquilo a noite nas dependências do castelo! Apesar dos prédios estarem fechados, é possível passear tranquilamente sem a multidão de turistas.
Outra dica é passar pela ponte muito cedo pela manhã, aoamanhecer. Ninguém! Durante todo o dia a mesma é lotada!