domingo, 29 de janeiro de 2012

Um primeiro olhar sobre Dijon

Dijon é a cidade principal de uma região francesa chamada Bourgogne. Uma terra de excelente gastronomia, vinhos, arquitetura e paisagens de perder o fôlego! Ainda por cima, para contrariar a içmagem que se tem dos franceses, os habitantes que cruzamos ao longo do final de semana foram adoráveis conosco do início ao fim!!! Muito fácil de chegar, com trem que faz o trajeto desde Paris em 1h35min (opção mais rápida).
Saindo da estação de trem é muito fácil ver os principais pontos da cidade, basta seguir a corujinha marcada no chão... São 4 percursos a pé (além do centro histórico que já conta 22 etapas) para saborear o charme da cidade, voltar no tempo e na história!
Mas porquê uma coruja? Um dos lugares mais encantadores de Dijon é a rue de la chouette (rua da coruja), onde se encontra uma coruja escultada em uma das paredes externas da Igreja Notre-Dame (de Nossa Senhora) e que se tornou dos símbolos da cidade. Para ter sorte, basta acariciá-la com a mão esquerda!
 Ainda podemos admirar lindas casas antigas, das quais uma delas data de 1483, a casa Millière, que foi um dos locais de gravação do filme Cyrano de Bergerac (na versão com Gérard Depardieu), um dos preferidos do meu chéri.

Nosso sábado começou com o animado mercado (les halles), atração pela manhã. Ali todo mundo se encontra, compra suas frutas e legumes, queijos, carnes e presuntos de todos os tipos... E para em um dos stands para beber uma taça de Bourgogne (vinho!)


Muita coisa bonita para ver na rue de la Liberté, ao redor do palácio dos antigos Duques de Bourgogne:


Esse tipo de telhado com coloridos geométricos é presente na região. Um prazer aos olhos, mas para isso temos que olhar um pouco ao redor por onde passamos!



Foi apenas uma "palhinha" sobre a cidade, para deixá-los com água na boca, ou ao menos curiosos... Estou muito cansada, cabeça explodindo, mas não quero deixar atrasar ainda mais para falar desse passeio tão legal e do qual voltamos com mais de 500 fotos! E como não gosto de colocar fotos das pessoas sem as devidas autorizações, deixo aqui as dos meus mais novos amiguinhos que se deixaram fotografar facilmente e não se preocupam com a imagem!


Vi um pela primeira vez aqui na França, com quase 30 anos, e ainda hoje cada vez que vejo um, sinto uma alegria imensa!

Sempre amei os patos, e por aqui tem em cada laguinho!!! Um mais bonitinho do que o outro!

6 comentários:

Sandra disse...

Que cidade lindinha!! O nome Dijon me remete imediatamente a mostarda de Dijon :-). Parece que quase toda a produção dela vem dessa região né?. Abs!!

Milena F. disse...

Esse detalhe fica para o próximo post sobre as especialidades da região!!! Mas ali já se produzia esse condimento há mais de 300 anos!

Inaie disse...

que fofas as fotos. e ja ia perguntar sobre a mostarda...kkk

Luzia Medeiros disse...

Que cidade linda! Mas, me apaixonei pelo seu blog quando vi as fotos de Veneza. Sou apaixonada pela cidade mesmo não conhecendo-a.

Meu maior sonho é poder visitá-la um dia.

Beijos. Já até escrevi textos e poemas falando em Veneza, esse amor é muito intenso mesmo.

Mulher de Fases disse...

Eu também fui a Dijon, muito simpático, aconchegante. Eu gostei d área dos restaurantes, bem ao centro. A noite também é linda!

Sylvain disse...

Dijon est une jolie petite ville qui m'a beaucoup fait penser à Rennes et sa vieille ville où j'ai vécu quelques années...