sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Veneza para os amigos


Aqui vai mais um pouquinho de Veneza, dedicado especialmente às minhas amigas que estão embarcando para aproveitar de todas essas belezas!

Para começar, Veneza não mudou praticamente nada em termos arquiteturais nos últimos 300 anos, desde essa pintura do Canaletto (que está na Antiga Pinacoteca de Munique):

O Palácio Ducal está toujours lá, em toda a sua grandeza. Construído em 1340, foi sede administrativa até 1789.
Confesso que por dentro ele é ainda mais suntuoso, recomendo a visita! Fomos desde a abertura, antão não tinha muita gente e conseguimos visitar tranquilamente. 


Caixas de coleta de denúncias anônimas da época...
Também é possível visitar as antigas prisões. Um dos seus  prisioneiros mais famosos foi Casanova, que conseguiu escapar (a única fuga registrada em toda a sua história!). Muito conhecido como escritor, foi um grande sedutor é muito mais lembrado pela sua "arte da sedução"


 Do Palácio atravessamos pela Ponte dos Suspiros até as prisões. Conat-se que ela se chama assim pois era ali que os prisioneiros davam seu últimos suspiro, olhando pelas frestas as últimas imagens que teriam de Veneza ainda em vida. Infelizmente quando estive lá a mesma estava em reformas, e foi impossível fotografar com um cartaz enorme atrás de propaganda do financiador da reforma, mas vocês podem ver aqui pelas mãos de John Singer Sargent:

A basílica São Marcos, em estilo gótico-bizantino, com plata em modelo de cruz grega e 5 enormes cúpolas:

O solo é recomerco de mosaicos, a parte baixa das paredes em mármore, e o teto em mosaicos dourados, resultando em  um efeito incrível de luminosidade. Por isso também é chamada de Basílica de Ouro. São mais de 4 mil m2 de mosaicos, os mais antigos datando do século XII, para terem uma idéia da grandiosidade.

Ainda na Piazza San Marco não podemos esquecer o Campanile (sempre com problemas estruturais, atualmente está em reformas).
 Não mais na Pizza San Marco (mas podendo ser vista dela), está a grande igreja barroca de Nossa Senhora sa Saúde:


As famosas gôndolas...


 As máscaras...



 Apesar dos dias lindos, o vento e a umidade congelam os ossos, então sempre aconselho um casaquinho mesmo com temperaturas altas. Além disso, o sol penetra muito pouco nas ruelas, refrescando até os ossos !
Com o cair da noite, a cidade se transforma... 
O que é certo é que essa experiência nos atinge até a alma...

E você volta renovada (o) !

Quer ver um pouco mais? Clique aqui.

9 comentários:

Sandra disse...

Mesmo que eu não tenha "amado" tanto assim Veneza, é sem dúvida uma cidade única! Merece ser visitada nem que seja uma vez na vida.
A propósito, em abril será o niver do meu marido e no final de semana do niver dele consegui uma passagem SUPER em conta para Copenhagem e comprei para fazer uma surpresa. Já peguei várias dicas no seu blog :-). Mas parece que o resto da cidade é super caro né...os hotéis que encontrei até agora achei caríssimos..ui! vamos ver...Ab!!

Anônimo disse...

Olá Milena!
Que linda experiência vc está vivendo aí em Paris heim? Se eu fosse solteira juro que faria o mesmo!!Vc está aí estudando e trabalhando? Sou Psicóloga tbém e fiquei um pouco curiosa em saber sobre sua especialização.
Felicidades e sucesso!!
Bjs,
Jad

Milena F. disse...

Sandra, não achei a cidade tão cara assim, com exceção do hotel mesmo! Mas no meu caso a viagem foi de última hora e tinham poucas opções disponíveis, mas talvez com antecedência dê para economizar um pouco!

Jad, eu estava estudando nos meus 2 primeiros anos aqui, mas agora estou no terceiro e não estou mais, estou só trabalhando. No Brasil, como recém-formada fazia de tudo um pouco: clínica, creche, orientação profissional, mas acabei me direcionando para a Gestão de Pessoas lá. Aqui na França meu diploma não é reconhecido e não posso atuar como psicóloga :(

Vanessa à Paris disse...

Adoro Veneza. Além de bela como se come bem :)
Alias a Italia é um lugar maravilhoso, nao?

Anônimo disse...

Independente de estudar ou trabalhar...essa é uma experiência muito bacana!Felicidades!!
Bjs,
Jad

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Acho que vou gostar...anotada as dicas.

Bom fim de semana

Bjao

Jorge Fortunato disse...

Milena
Precisamos trocar figurinhas sobre Veneza. Seu post me deixou com gosto de quero mais.
Abraços

Taise Pottier disse...

O Milena!! nossa estas fotos mostram toda a beleza dessa cidade. Em breve iremos conhece-la. Muito obrigada pelas dicas e pretendemos ir em julho nas férias do marido. bjs

Deby-abelha disse...

Cada vez que eu faco uma visita aqui morro de injeva (inveja branca tá!), pq eu quero muito ir a Italia, não somente a Veneza, mas conhecer cada lugarejozinho, parece ser um lugar tão maravilhoso!

Obrigada pelas dicas, um dia ainda vou por lá!

Bjs