segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fécamp: antiga cidade pesqueira

Uma das desvantagens de planejar uma viagem ou passeio com antecedência é que a meteorologia pode não ser lá muito favorável... Ainda mais aqui na Europa, onde pode chover ou esfriar na primavera ou verão!!! Acostumada com essas reviravoltas climáticas, não é uma chuvinha qualquer ou tempinho feio que vão me desanimar!

Um dos passeios muito agradáveis pela França é a visita das falésias de Etretat. Nunca tive tempo de escrever da cidade em que ficamos quando visitamos as falésias. Trata-se de Fécamp, uma cidadezinha de pescadores na sua origem (grande porto de pesca do harengue e do bacalhau até os anos 70), localizada em uma região muito bonita chamada Côte d'Albâtre, ainda na Normandia
Como praticamente todas as cidades a beira do mar, praticamente tudo gira em torno do seu Port de Plaisance (foto acima). Uma feirinha muito animada ocorre sábados o dia inteiro, vendendo roupas, especialidades e antiguidades, tudo entre a Avenue Gambetta, no Boulevard de la République e nas ruazinhas ao redor da Igreja São estevão (St-Etienne). 


O vento cortante e a chuva torrencial nos pegou totalmente desprevenidos que acabamos ficando sem boas fotos da Capela do Precioso Sangue (Chapelle du Précieux-Sang) e da Abbatiale de la Sainte Trinité.,ambas ao redor do centro da cidade e acessíveis à pé.
Fécamp poderia ter ficado esquecida no tempo no meio de tantas outras cidadezinhas de charme, porém anônimas, mas tornou-se famosa no mundo todo pelo seu licor/digestivo Bénédictine
Se a bebida perdeu muito do seu prestígio atualmente, o palácio construído no século XIX como fábrica e museu merece a visita!
Conta a lenda que em 1510 um monge da ordem dos beneditinos teria criado um elixir secreto... Em 1863, Alexandre Le Grand (O Grande), um comerciante e colecionador de arte teria descoberto a receita!!! Não é preciso dizer que a comercialização dessa bebida trouxe riqueza e poder a esse comerciante e à região!

Construído por um arquiteto especialista no estilo gótido (tardio). Inaugurado em 1888, em 1892 ele foi praticamente todo destruído por um incêndio criminoso... Mas Alexandre decidiu tudo reconstruir, ainda mais bonito e luxuoso, incluindo uma mistura de estilo Renascença! Porém ele morre antes da reinauguração. 

 Maquete do Palais Bénédictine


 O Palácio abriga igualmente uma coleção remarcável de objetos de arte tendo pertencido à família Le Grand. A coleçéao enriqueceu-se com peças vindas da Abadia de Fécamp e de doadores. exposiçéoes temporárias de qualidade são igualmente propostas em ocasiões pontuais.
 A esquerda o monge criador da receita e à direita Alexandre, o comerciante!
 Uma visita guiada permite de visitar as caves e ouvir as explicações dessa bebida cuja receita continua secreta até hoje. Ficamos sabendo apenas que ela é composta de 27 plantas e especiarias.

 O perfume é bem agradável, essa mistura de tantas especiarias diferentes! Mas já o gosto... 
Ok, não sou parâmetro em termos de bebidas alcoólicas!
 Logo após uma paradinha em um restaurante simples (infelizmente não guardei o nome) porém bem agradável de frente ao porto.
No cardápio, mexilhões (moules): ao Camembert (queijo especialidade da região) para mim e aos lardons (bacon) para Sylvain.

Preferi esse restaurante de decoração mais "calorosa" ao que fizemos na noite anterior, que apesar de ter uma vista linda para o mar e o por-do-sol, para mim era muito "modernoso" e até a comida era muito moderna para o meu gosto, como vocês podem conferir abaixo:

Devidamente saciados, decidimos atravessar o porto e subir a colina pela trilha gallo-romana:
Dá para perceber o quanto o tempo estava (en)coberto e o caminho que percorremos, já que o porto estava bem pequenininho lá embaixo!!! A súbida é íngreme, ainda mais com a chuva, a terra fica escorregadia...
Chegamos à Capela Notre-Dame de Salut, com a sua Viergem dourada ao alto, protetora dos marinheiros.

 Nesse ponto estamos sobre uma das mais altas falésias da região. O Cap Fagnet fica a 110 metros acima do nível do mar nos proporciona uma vista incrível. Tanto podemos enxergar por quilômetros (quando o tempo está bom, o que não foi o nosso caso) que os alemães escolheram essa região para instalar seus centros de observação durante a Segunda Guerra Mundial. Os vestígios estão todos lá: os antigos Blockhaus:
 O conjunto de blockhaus abrigou o mais  importante poste de radar. Havia também um hospital militar encravado nas falésias. Um ambiente "sinistro"!


 Informações práticas:

O acesso à Fécamp pode ser realizado de ônibus a partir da estação de de trem Bréauté-Beuzeville (diversos horários partindo de Paris St-Lazare). Mas para quem quer explorar bem a região, o melhor mesmo é se locomover de carro, já que existem poucas opções e horários de transportes públicos nessa região da Normandia.

2 comentários:

Inaie disse...

Eu nao conhecia essa cidade, mas adorei as fotos!!! Já está na minha listinha...

Flavia disse...

Adorei suas fotos sentada, bem de bem com a vida e comendo claro rsrsrs.Beijocas