terça-feira, 12 de junho de 2012

Seleção de músicas francesas

Adoro ler outros blogs e de vez em quando me inspiro com alguns posts! Esse do blog da Fernanda que também vive na França me inspirou e resolvi, assim como ela, mostrar para vocês a minha listinha de músicas francesas preferidas!

A seleção pode mudar de acordo com o meu humor, mas hoje pensei nessas aqui:

1) Cabrel: je t'aimais, je t'aime, je t'aimerai

Quando descobri Cabrel pela primeira vez ainda morava no Brasil, através de uma amiga que tinha morado na França há muitos anos. Ela me passou vários CDs do artista e eu me apaixonei! Essa é a minha música preferida, que me acompanhou desde então! Quando conheci o Sylvain, para a minha surpresa ele tb adorava o artista e de quebra essa música! Meu maior arrependimento é nunca tê-lo visto em concerto (ele lançou um novo CD em 2008, quando cheguei aqui e fez uma série de apresentações, mas quando fui procurar tudo estava lotado!). Depois, Cabrel anunciou que estava "se aposentando". Sylvain não acredita de jeito nenhum e me prometeu que um dia eu o verei, mas desde então ele nunca mais fez nenhum show... 
Eu sonho em um dia me casar no religioso no Brasil e fazer uma festa para a minha família e amigos, e imagino a minha entrada triunfal com essa música!!!


Recentemente Shakira regravou uma das canções de Cabrel, mais prefiro a versão original! Outras obras-primas: L'encre de tes yeuxPetite MarieOctobre, presque rien, je pense encore à toi, C'est écrit,  Repondez-moi, Carte Postale. Suas últimas músicas tem uma conotação muito mais social! Destaque para Des hommes pareilsLes cardinaux en costume.


2) Florent Pagny é muito conhecido aqui na França, mas eu não era fã incondicional de seus principais sucessos, apesar de considerá-los "bien". Mas essa música me seduziu!!! Para quem não entende o francês, ela fala da 8ª maravilha do mundo, que para ele seria a sua esposa!!! Acho que toda mulher adoraria uma declaração dessas! Cada vez que eu escuto essa música, fico arrepiada a cada frase!




3) O que dizer de Aznavour, o maior artista da música francesa??? Eu nem saberia dizer qual é a minha música preferida, adoro quase tudo o que ele canta! Dentre elas: Paris au mois d'aoûtNon, je n'ai rien oubliéLa Bohème; Hier encore; Emmenez-moi; Que c'est triste Venise; Mes emmerdes, Nous nous reverrons un jour ou l'autreJe voyage.

4) Se vocês acham que eu tenho um gosto de "velha", aqui vai o meu "chouchou" (queridinho), o Christophe Maé! Adoro a sua voz original, seu estilo de surfista, suas músicas... Mas posso dizer que ele não é unanimidade na França, geralmente as meninas adoram, os homens detestam! Basta eu fazer algum elogio ao Christophe Maé que Sylvain fecha a cara. (Se ele soubesse que meu maior risco seria um encontro sozinha com Cabrel...)
Também adoro La Rumeur (e seu clip poético no inverno de Brighton), J'ai laisséCa fait mal (que fala de perder o pai).




5) Gregoire, que ficou conhecido com a sua canção Toi+moi, que foi colocada na net, fez o maior sucesso! Dizem que foi um artista realmente produzido pelo público! Uma canção simples, com um clip simples, para mostrar que as pessoas não são complicadas, a gente que complica tudo!!! Mas é essa a minha música preferida dele: Ta main.

6) Grégory Lemarchal, que foi vencedor do Star Academy francês em 2004, um jovem artista de muito talento e que interpretou "SOS d'un terrien en détresse" de Daniel Balavoine de forma perfeita! Seu CD lançado em seguida fez muito sucesso, mas infelizmente ele faleceu em 2007 devido a uma doença pulmonar que o acompanhava há muito tempo. Imperdível seu duo na música Même si.


Quem acha (com razão) que eu prefiro as músicas dos cantores franceses às cantoras, aqui vai algumas das minhas preferidas!

7) Mylene Farmer
No início eu tinha um pouco de dificuldade em entrar nas suas músicas, mas quando compreendi que é todo um universo que é criado ao torno dela, comecei a apreciar! Ela é um verdadeiro fenômeno na França (desde os anos 80 é a artista que mais vende discos, faz muito sucesso na Rússia e nos paises do leste europeu), vive sob uma aura de mistério (afastada do meio artístico), e cada vez que faz um show, o mesmo está completo meses e meses antes! Muito apreciada pelos intelectuais, pelos artistas e homossexuais... Ou seja, não é uma artista que o grande público aprecia, é preciso ter um nível diferente de sensibilidade para amar!
Sua voz suave, sua beleza (mesmo ela tendo chegado a casa dos 50), seus clips de uma imensa qualidade (praticamente filmes de curta metragem!)... Eu adoro essa música e uns 20% do que ela já fez, o que não é pouco quando a gente vê a sua lista de sucessos! Aqui um de seus grandes momentos, em XXL!

8) Shy'mJe suis moi.

9) Vanessa Paradis, uma das "namoradinhas da França", cantora e atriz. Gostei muito da música que ela gravou para o filme (desenho animado) La Seine

10) Elisa Tovati: gosto muito de uma música dela sobre o psicólogo, mas como não encontrei uma boa versão, aqui vai outra que adoro, Le Syndrome de Peter Pan.

E eu também gosto de grupos, quem disse que não?

11) Indochine: uma das mais belas, na minha opinião, continua sendo J'ai démandé à la lune.

12) Mozart Opera Rock
Em 2009/2010/2011 o grupo formado pelos artistas do espetáculo Mozart Opera Rock fez um enorme sucesso na França! Crianças e adultos sabiam as letras de cor e salteado!
Muitas músicas do espetáculo fizeram um sucesso imenso, como C'est bientôt la finL'AssasymphonieTatoue moi,  Vive à en creverJ'accuse mon père.


A língua francesa é realmente mestra para descrever os sentimentos... Traduzindo ao português não podemos ter uma noção exata da profundidade das letras. 
Como Cabrel com o seu "et quoi que tu fasses, l'amour est partout où tu regardes... dans les moindres recoins de l'espace... "

Como Pagny, "Quelques fils d'argent viennent trahir l'insolence de ses cheveux noirs, elle ne cherche plus à rajeunir, quel plaisir!"

Então, vocês já conheciam algumas dessas músicas? 
Gostaram de alguma?

9 comentários:

Vanessa B. disse...

Milena, para vc que esta sempre nos dando dicas aqui vai a minha para o fim de semana: Piquenique (Se São Pedro tiver "piedade de nós")no Hipódromo de Chantilly, na ocasião do Grande Prêmio Diane Longines.Bjs.

Deby-abelha disse...

Amei conhecer outros artistas. Que idéia genial.
Os meus favoritos foram: Cabrel, Cristophe Maé e Gregori. Até pesquisei outras músicas deles no youtube. Delicía de escutar!

Milena F. disse...

Vanessa, sempre ouvi falar desse evento, mas justamente nessa época do ano, antes das férias, não me sobra tempo para nada! Nem mesmo poderei ir ao festival de Provins, que adoro :(
Quem sabe no próximo ano?

Deborah, que bom que gostaste! Quem sabe vc nos faz descobrir um pouco da música sueca?

Jorge Fortunato disse...

Milena
Sou fã das chansons françaises...das mais antigas até as atuais. Do post conheço alguns cantores, mas não as músicas. Gosto de Barbara (La dame Brune), Piaf, Aznavour e gostava muito de ouvir Pauline Esther (que sumiu), entre outros. Até chimene Badi com uma musiquinha bem chiclete "Je vais te chercher..."
bisous

Renata Inforzato disse...

Milena

Adorei! Não entendo nada de música, mas quase tudo que vc citou, eu gosto... Quando vc tiver alguma descoberta, passa aqui pra gente :) bjsss

Flavia Donohoe disse...

Coucou Milena!!
Eu sempre fui muito fã de música francesa. No momento estou um pouco desatualizada, mas aqui no Brasil sempre gravava os clipes do TV5 e assistia a TF1 além do M6. Gosto muito do Calogero, do Corneille, Faudel e algumas canções francesas antigas. Desses que você citou já escutei o Cabrel, Mylene Farmer, Shy'm, Vanessa Paradis (não gosto muito dela ;)), Indochine (acho bem bacana). Eu gosto muito da música "Entre Nous" da Chimene Badi, de algumas do Cali, do Kyo (é bem mais pop), da Lara Fabian, além de outros.
Bisous ;)

Sandra disse...

Eu adoro música francesa, apesar de entender muito pouco (quase nada) francês. Desde há muito tempo gosto do Charles Aznavour!! Eu "descobri" o Cabrel já morando por aqui, quando o ouvi em uma rádio local e adorei! Uma cantora francesa "das antigas" que eu também descobri, ainda no Brasil e gostei muito é a Mirelle Mathieu, mas nem sei se ela ainda faz sucesso na França. Vou ver o vídeo dos outros cantores que vc citou :-)Abs!!

Anônimo disse...

Milena, muito bacana esse seu jeito de escrever, bem leve e que dá vontade mesmo de ir continuando a ler.
Fiquei fã do blog.
Sou professor voluntário de francês aqui no Brasil. Tenho duas turmas des petits (7-10 ans) e uma des adultes. Foi por isso que cheguei até você.
D'autres chanteur qui tu n'as pas dit: Cali et Jean Louis Aubert mais aussi Benabar!
Chanteuse? Il ne faut pas manquer Pauline Croze, avec une voix adorable!
Merci beaucoup!
Bon courage et á bientôt,
dener

Anônimo disse...

Milena, muito bacana esse seu jeito de escrever, bem leve e que dá vontade mesmo de ir continuando a ler.
Fiquei fã do blog.
Sou professor voluntário de francês aqui no Brasil. Tenho duas turmas des petits (7-10 ans) e uma des adultes. Foi por isso que cheguei até você.
D'autres chanteur que tu n'as pas dit: Cali et Jean Louis Aubert mais aussi Benabar!
Chanteuse? Il ne faut pas manquer Pauline Croze, avec une voix adorable!
Merci beaucoup!
Bon courage et à bientôt,
dener