terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nem tudo são rosas

Tudo correndo às mil maravilhas quando recebo uma carta da prefeitura dizendo que meu dossier para renovar a minha permanência aqui na França foi recusado!!! Motivo: documentação incompleta!!!
Detalhe: enviei exatamente TODA a documentação que estava na lista que me deram... mas eles incluiram na carta de recusa uma segunda lista e incluiram à mão um documento que não estava na lista original! Interessante, não?
Quem leu deve lembrar o martírio que é renovar a minha carte de séjour aqui. Eles demoraram 3 meses para analisar meu dossier e recusá-lo!!!

Chorei, esperneei, quis comprar passagens, largar tudo e voltar ao Brasil, afinal no Brasil tudo é melhor (ironia)...

E hoje minha mãe me avisa que enfim recebeu os presentes que enviei de Natal (quase um mês de atraso)... mas ela teve que pagar 112 reais de imposto para retirar o presente!!! Eu sabendo que pela lei presentes que não ultrapassam 50 dólares são isentos de impostos, não descansei antes de conseguir falar com alguém da Receita Federal. E aí, além de me surpreender, a resposta me chocou: além do preço declarado dos presentes, eles incluem no cálculo o preço do envio postal e, se tiver, o seguro...

E o controle funciona por amostragem, ou seja, só paga quem for azarado mesmo! Outro detalhe: não é a primeira vez que sou pega nessa malha-fina! Duplamente azarada...

Resumo da ópera: mudei rapidinho de opinião,  o Brasil não me parece o país tão maravilhoso assim... melhor ficar por aqui, se não decidirem me deportar de um dia para outro!

19 comentários:

Unknown disse...

Olá Milena

Há algum tempo, meu marido e eu estamos pensando seriamente em ir morar nos Estados Unidos. A cada dia o Brasil é mais decepcionante.
Vou torcer para tudo dar certo por aí.

BJ00000000................
www.amigadamoda1.com

Wilma disse...

Milena eu imagino o seu susto por ter sido recusada,mas é só apresentar o q falta e ficará tudo bem. Pensou até em voltar por Brasil,rsrrs, sei que nenhum lugar é um paraíso,mas, espero q pelo menos aí se possar dormir o sono dos justos, pq aqui estou cada dia mais com medo,cada coisa q acontece de uma noite pro dia...Mas console-se, eu na 2a.compra vindo do exterior fui taxada pela receita, quase o preço do produto,sabe o que fiz? mandei devolver e preferi perder, de revoltada, uma comprinha de nada, Aff!!!Já chega o que pago de Imposto e nada recebo em troca,na-da!!!

Anônimo disse...

Estou na torcida para que tudo dê certo.Viver plenamente Paris deve ser maravilhoso!!
Bjs,
Jad

little cintia disse...

Da raiva, ne? Nada pior do que a burocracia sem pe nem cabeca do Brasil.

Taise Pottier disse...

Oi Milena, nao fique chateada nao, só pra te acalmar eu também tive problema para renovar meu titre de séjour que esta vencido desde o dia 9 de Novembro,e olha que enviei a papelada no fim de Agosto e so tive data disponivel para 26 de Dezembro e chegando la eles me dissera que faltava documentos e agora estou com uma carta provisória, onde terei que renovar no fim de Março e pegar por mais 3 meses, pois eles nao dao carta provisória de mais de 3 meses e como so terei outra data pra resolver isso no dia 4 de maio.

Esse lance da Receita Federal é o fim da picada,nao sei se vc conheceu a Karina, ela me pediu para enviar umas bolsas para ela e chegando la teve que desembolsar 300 rais para rever as mercadorias. Pagou duas vezes pelo produto!

Liza disse...

Menina, li o seu post de como eh o processo pra renovar o teu visto e fiquei chocada!! Ate quando vc tera que renova-lo todo ano?

O meu segundo visto aqui tambem foi recusado por falta de documentos e o terceiro demorou 1 ano e 8 meses pra chegar, cre?! Meu passaporte venceu no home Office. A gente ganha na insistencia!!

Olha espero de coracao que tudo se resolva rapidamente pra voce.

Beijos

Vanessa B. disse...

Milena. Que coisa mais chata ! Logo q vc tiver direito peça a nacionalidade francesa. Assim vc ficara mais tranquila. Bjs

Sandra disse...

Oi Milena! Me solidarizo com você viu... Espero que tudo se resolva! Quando eu envio pacotes para o Brasil, eu registro e declaro sempre 10 dólares não importa o que eu mande e até agora funcionou. Quanto a renovação do visto, depois de ler o seu relato, posso me sentir no "céu", pois aqui tem sido fácil e rápido, o sistema tem funcionado bem. Boa sorte!!

Jorge Fortunato disse...

Milena
Burocracia não é privilégio de país nenhum. Sempre haerá burocracia. Pensei que vc, por ser casada com um francês, já tivesse visto permanente.
Quanto ao nosso querido Brasil, eu ainda sou muito feliz aqui na pátria amada mae gentil, que aliás, te receberá sempre de braços abertos.
Abraços

Rhana T disse...

Nossa Milena que burocracia para a carta de sejour, quando penso que terei ainda que passar por todo esse processo.Boa sorte

Lucia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucia disse...

Prefiri apagar meu comentario. Eu nao preciso que lidar com coisas do Brasil, mas quando tenho, qualquer procedimento de la me frusta demais. Entao deixa por isso, rs.

Milena F. disse...

Obrigada pelo reconforto!!!
Taise, conheço bem essa carta provisoria de 3 meses... o problema é ter que voltar lá a cada 3 meses, pois a minha prefeitura além de ser trash, ter que enfrentar uma filinha básica desde às 3 da manhã nesse friozinho básico, baixaria (pois tem gente muito baixa, rola baixaria, quebra-pau, etc), e para ser atendido através de um vidro, quando o funcionario nem olha para a nossa cara, pega os documentos nem diz se está bom, depois só ficamos sabendo o resultado por carta mesmo!

Milena F. disse...

Liza, normalmente até o próximo ano tenho que renovar anualmente, depois posso pedir a carta de residência que era de 10 anos, mas que ontem me falaram que reduziram para 3? Ainda a confirmar... mas cada dia o cerco se fecha, pois realmente existem muitos abusos, e todo mundo acaba pagando.

Vanessa, bem que eu queria para ficar tranquila!!! Mas não sei quando vc tirou a sua nacionalidade, mas a cada ano as leis estão mudando e fica mais difícil... aqui onde moro o tempo de espera é de 4 anos atualmente, e durante essa espera, quem não tem a carta de 10 anos tem que ficar renovando o recepisse a cada 3 meses, aí já viu 4 vezes por ano enfrentar fila desde às 3 da manhã+ baixaria + gente mal-educada...

Vanessa à Paris disse...

Milena, só GRITANDO!!!
To sem palavras.
Aconteceu isso com um conhecido quando ele pediu a nacionalidade, faltando um ou dois dias ele recebe uma carta dizendo que faltava um documento. Ele teve que recomeçar do zero é claro.
Vou te dizer que quando fiz a minha fiquei estressada até o ultimo momento, só que recebi a nacionalidade antes do tempo. Tive muita sorte recebi as convocações e docs antes de completar um ano para resposta.
Pensei que fosse pelo fato de morar em Paris que as coisas eram mais rápidas. Que nada, no dia da cerimônia diversas pessoas que estavam la ainda não tinham recebido a "certidão de nascimento".
Coisas da administração, mas sei la.

Boa sorte com a sua prefeitura e seus papeis. Coragem.
bjs

p.s Não deixe de ir ver a exposição do Matisse no Grand Palais, vi que você disse la no blog q estava num corre corre.

Milena F. disse...

Jorge, antigamente era assim, mas atualmente, mesmo sendo casada com francês, temos que justificar tdo ano que não estamos divorciados, que levamos uma vida em comum, ele tem que assinar uma carta sobre isso, e ainda tenho que assinar um papel dizendo que não sou poligama!!!
Tudo isso, claro, pq tinha muito casamento "branco", e em seis meses os casal se separava e o estrangeiro já tinha adquirido o direito de ficar indefinidamente!

Mas tb sempre me disseram que no Brasil é supercomplicado para um estrangeiro... Conheço uma francesa que é casada com um brasileiro há mais de 20 anos e ainda não conseguiu tirar a nacionalidade! E uma vez queria contratar uma mexicana casada com um brasileiro, mas ela esperava há 2 anos pelos documentos!

Lucia Maria, entendi bem o seu desabarfo, dá raiva mesmo! Mas agora o passaporte brasileiro só vale por 3 anos? 5 eu já achava um absurdo, quando os passaportes europeus valem 10!!! E para entrar em qualquer país nos pedem pssaporte com mais de 6 meses de validade, então quer dizer que a gente precisa renovar o mesmo a cada 2,5 anos!!!

Vanessa à Paris disse...

Sem querer falei Matisse, mas voce comentou no post do Munch. To ficando doida. risos
beijoss

Beth Blue disse...

Vanessa me deu um susto enorme agora! Se Matisse estivesse no Grand Palais eu ia juntar TODO meu rico dinheirinho pra comprar uma passagem de Thalys e ir agora pra Paris...Matisse é meu pintor francês favorito, depois Pierre Bonnard que vi em Londres, numa exposição na Tate Gallery. Chique né?

Beth Blue disse...

Milena, quanto ao babado da renovaçāo de visto...o jeito é terr paciência, brigar só piora a situaçāo! Eu tenho visto de 5 anos renovável automaticamente (ou assim espero porque as leis aqui também ficam mais rígidas a cada ano como no resto da Europa).

Enfim, boa sorte com a papelada!!!