terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Museus de Munique

Recentemente falei da Antiga Pinacoteca, que mereceu um post só para ela, mas agora tentarei resumir os demais museus de Munique:

Neue Pinakothek (Nova Pinacoteca)

Um dos museus mais completos do mundo dedicado inteiramente ao século XIX. Os alemães são mais representados (oportunidade de descobrir!), mas grandes nomes da pintura francesa estão lá, como Delacroix, Millet, Monet, Manet, Cézanne, Degas, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Pissarro.

Alguns Van Gogh , dentre eles um de seus Girassóis:
 Van Gogh começou a pintar seus Girassóis para decorar um dos quartos de hospédes de sua casa em Arles (sul da França), dedicado ao pintor Gauguin.

Klimt, o mestre de Viena, aqui representado por essa pintura da irmã do filósofo Wittgenstein. A gente vê que todo mundo se conhecia nessa época! Quem gosta de Klimt não pode perder Viena esse ano, pois comemora-se os 150 anos do nascimento do artista, e diversas exposições acontecem pela cidade inteira!

 Munch
Egon Schiele, outro "vienense".

Gabriel von Max, muito satírico nessa obra dos macacos críticos de arte.
Carl Spitzmaus, com o "pobre poeta".
August Riedel, muito bela a sua Judith (ou Salomé, como preferirem)

Infelizmente não tivemos tempo de visitar Pinakothek der Moderne (Arte Moderna) que guarda as obras de artistas que marcaram o século XX, como Kandinsky, Paul Klee, Picasso, Braque, Francis Bacon, Wahol... 

Mas tivemos sorte e por acaso uma exposição inteira dedicada a Egon Schiele estava acontecendo no espaço de arte contemporânea Kunstbau. Schiele deixou uma obra controversa, pontuada pelos seus traços de pintura ou de lápis de uma certa violência, sem contar o erostismo de boa parte de suas obras... Um erotismo para mim (no meu julgamento limitado em matéria de arte) vulgar e cru, influênciado pelo movimento orientalista que influenciou igualmente outros artistas. Confesso que essas obras dele me deixam até mesmo um tanto chocada, mas tenho que admitir que ele foi um excelente desenhista e portratista, que em poucas linhas conseguia captar a alma da pessoa que posava para ele.
(fotos escaneadas de um livro, pois na exposição as fotos eram proibidas)
O espaço Kunstbau pertence  ao Lenbachhaus (villa Lenbach) que pertenceu ao artista neo-renascentista Lenbach, mas que está fechado para reformas e deve reabrir esse ano. 

Deutsches Museum: o mais importante da Europa consagrado à Ciência! Pelo que li, imperdível, ainda mais quando se tem crianças em idade escolar!

Glyptothek (museu de esculturas) e Staatliche Antikensammlungen (museu da Antiguidade): arté antiga. Para a primeira, um panorama de esculturas gregas e romanas, e para a segunda, bronzes, cerâmicas e jóias sobretudo etruscas. 

Tentei resumir aqui apenas alguns, mas para quem gosta existe museu para tudo: museu da BMW, dos brinquedos, teatro... Com certeza um deles vai te interessar!

5 comentários:

Vanessa B. disse...

Milena, so para tirar uma duvida. Quando vc fala dos pintores franceses vc quer dizer Manet, né? Acho q o seu teclado engoliu uma letra. Bjs

Milena F. disse...

Obrigada, já corrigi! Era Manet mesmo, pois Monet eu tinha citado exatamente antes.

Unknown disse...

Olá Milena

Adorei saber!

BJ00000000000000....................
www.amigadamoda1.com

Anônimo disse...

Oi Milena!
Leio sempre as suas postagens por causa da França.
Todos os anos tenho que matar a saudade dos lugares que eu mais amo...
Vou viajar no próximo mês - fico um mês na França depois 10 dias na Alemanha. Estou com dificuldades de escolher um hotel em Munique . Todos os que eu escolho estão cheios de críticas negativas. Queria perto da estação pois fico em Munique apenas 2 dias na chegada e no final da viagem mais 1 dia.
Poderia me dizer em qual hotel você ficou?
bjs

Leonor

Milena F. disse...

Leonor, sejasempre bem-vinda!!!

Sobre os hotéis, na Alemanha eu considero que mesmo os mais simples são geralmente limpos e confortáveis.

Eu sempre pesquiso e reservo pelo booking.com e tento fazer um balanço das críticas. Por exemplo, tem gente que reclama que não tem canais internacionais na tv (mas eu não viajo para assistir tv), ou reclama que não tem elevador (para mim não importa). Se tem 2 comentários que falam que a limpeza deixa a desejar e 10 que dizem o contrário... Esse tipo de coisas. Mas néao é fácil não! Em Munique fiquei em um hotel correto na frente da estação de metrô "Goethe".