quinta-feira, 31 de março de 2011

Londres à primeira vista

Gostaria de falar um pouquinho de Londres, onde estive em agosto pela primeira vez, para deixar um pouco das minhas impressões iniciais e falar das minhas expectativas para esse final de semana (minha segunda visita!), no qual poderei mudar de idéia ou corroborar as minhas teorias...

Desculpem-me meus amigos londrinos e demais apaixonados por Londres, mas a minha primeira visita não foi lá das melhores, e vou tentar explicar as minhas razões, mesmo que a maioria de vocês provavelmente não concorde!!!
Bem, confesso que a culpa disso tudo não tem nada a ver com a cidade, mas principalmente comigo mesma e com o contexto da minha viagem!

1º. Em plena época de férias de verão na Europa, eu sonhando com uma semana nas Ilhas Gregas (mas mesmo a mais barata Croácia já me servia!), e se fosse para visitar uma capital européia preferiria Madrid (pela época do ano), mas acabei passando minhas férias de verão em Londres! (erro nº 1 foi estar com outros destinos na cabeça)

2º. Acabamos indo com duas irmãs do Sylvain (a idéia era ir com uma que queria muito conhecer Londres mas não queria ir sozinha, mas na última hora a outra se convidou). (erro nº 2 foi não estar com a companhia mais indicada para o tipo de passeio que gostaríamos de fazer).

3º. Foram quatro  dias de muita chuva e fez bem friozinho para a época! Minha mala estava complemente inadequada para as condições climáticas encontradas... Levei casacos levinhos que não me serviram para nada, vestidos que nunca usei, tive que comprar um casaco (felizmente Londres é um paraíso para as compras!) e passei o tempo todo com os pés molhados, pois só tinha levado calçado aberto! Realmente os nossos passeios foram muito prejudicados pela chuva e é claro que com esse tempo, a visão turística não é aquela maravilha.

Conseguimos "passar rapidamente" para visitar diversos pontos turisticos da cidade, como a Abbey de Westminster (linda, valeu  a pena o ingresso "carinho" para visitar o interior, mesmo eu achando que 15 libras é um pouco exagerado), mas nesse momento estava chovendo tanto que não consegui nenhuma boa foto (exterior).
 Tower of London
 Big Ben e o Parlamento Inglês
Tower Bridge

Acho que visitei poucos museus, pois conseguimos visitar apenas dois, considerando ainda por cima que eles são gratuitos: o British Museum, que ficava ao lado do nosso hotel e cuja coleção do Egito Antigo estava no topo da minha lista de visitas (coleção fantástica, amei! mesmo não tendo visto tudo, é claro); e a National Gallery, cuja obra que eu considerei a mais impressionante ali exposta foi "O casal Almofini" (não sei agora a tradução em português nem nem inglês, só sei o nome em francês, quem souber, diga-me, please) de Jan van Eyck.
Mesmo para quem não conhece ou não gosta de arte, já deve ter visto essa pintura em alguma parte... Quem já viu e onde? Lançado o desafio!!! Vendo de perto é incrível a riqueza de detalhes, o drapeado do tecido... Tudo isso para uma obra de 1434! Vocês imaginam a técnica necessária para realizar esse trabalho nessa época? Conseguem imaginar como se vivia em 1434? E essa estátua de gata (Bastet), realizada entre 600 e 300 A.C. (antes da era de Cristo)?

 Uma das mais famosas pinturas de Van Eyck

Em frente à National Gallery

Visitamos o Hyde Park e o St Jame's Park sob uma chuva torrencial...

 Aguardamos cerca de meia hora sob uma árvore, ensopados e
comendo um cachorro-quente, até a chuva passar.

Um charme morar aqui, não acham?
O grupo fez questão de visitar a "casa-museu" do Sherlock Holmes. Bem divertido e ilustrativo, ainda mais quando eu li a maioria dos livros!!!

E então, o que vocês me aconselham para essa próxima visita, para que ela seja mesmo inesquecível e eu comece a AMAR  Londres?

O Tamisa tem o seu charme... mas confesso que não troco o meu Sena!

9 comentários:

Margot disse...

AMO aquele quadro do Van Eyck tbem :-))

Ana Paula Gervason disse...

Ahh eu fui só uma vez em Londres( fiquei 3 dias) e não fiquei apaixonada pela cidade...rsrsr! Depois de visitar Amsterdam, Milão, Paris...fiquei um pouco decepcionada com a cidade!

Bjsss e uma ótima quarta...

http://toutlamour.blogspot.com/

Camilla disse...

Concordo totalmente com a legenda dessa sua foto final! rs
Amei! :)

Beijinhos, querida!!

Alma disse...

O quadro está na abertura de Desparate Housewives.
Aproveite a viagem ao máximo.
xero.

Unknown disse...

Olha, acho covardia querer comparar, a única coisa na minha opinião que poderia fazer você mudar de idéia seria um chá com a rainha, ou ser convidada para o casamento real...hahaha

Eu gosto de Londres, mas não a-m-o !


Aproveite essa segunda viagem e vá com os olhos de quem nunca tinha ido antes para tirar a não tão boa impressão, agora com a companhia certa as chances são bem maiores :)

beijo

Anônimo disse...

Eu uma apaixonada por Londres, tive essas mesmas impressoes visitando Paris pela primeira vez.

Taise Pottier disse...

Oi Milena!bom passando para agradecer a visita e assim que tivermos um tempinho livre, vamos marcar num restaurante Japones, eu também adoro sushi. Sou suspeita pra falar de Londres, como morei um tempo,confesso que sou apaixonada pela cidade e aproveite bastante seu fim de semana.bjs Espero que nessa nova visita vc mude de ideia e volte adorando Londres!rsrsrs

Milena F. disse...

Meninas, sinto-me menos culpada em não ser a única que gosta de Londres mas não AMA (ainda!)

Taise e anônimo, felizmente não temos todos a mesma opinião!!! E viva a divergência de opiniões!

Ellen, acertou na mosca!!!

Anônimo disse...

Hehe viva a divergencia,seria chato se todos pensassem iguais!!!
Eu tb sinto essa "culpa" por nao amar Paris.