quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Avignon: Cidade dos Papas

Vocês já devem ter percebido que adoro passear pela França e conhecer novos lugares, mas há tempos queria conhecer o sul e nunca dava... sabe como é, a gente tem uma vida aqui e não dá para sair viajando como gostaria...

Avignon fica a cerca de 3 horas de trem de Paris (580 km), e no caminho já vamos percebendo que a paisagem vai mudando... Para mim parecia muito com as paisagens que conheci da Italia, com uma luminosidade incrível, céu azul, tempo ensolarado e casinhas de pedra ou de cores claras, com telhas rosadas...

Conhecida como cidade dos papas e do teatro. O rio que banha a cidade é o Rhône (é dessa região o famoso vinho Côtes du Rhône). Impossível ficar alheio a essa cidade rodeada por uma muralha do século XIV onde o Palácio dos Papas é o personagem principal.


O Palais des Papes e sua esplanada
Construído no século XIV, possui 15 mim m2 e é dividido em 2 prédios bem distintos: o palácio velho e o novo. A parte "velha" é uma fortaleza de arquitetura bem austera, mas a parte "nova", apesar do aspecto exterior não mudar muito, era ricamente decorada interiormente e bem confortável para a época. Infelizmente  os poucos afrescos que restam não estão em bom estado e devem ser dificílimos de restaurar. Mas podemos ter uma idéia de como era na época a partir do que resta no antigo quarto do Papa e o quarto do Cervo (chamado dessa forma devido às pinturas de cenas de caça nas paredes).


Apesar das controvérsias, a Ponte de Avignon (Pont St-Bénezet) é o monumento mais visitado da cidade. Em 1177 o jovem pastor Bénezet escutou vozes que o ordenazam a construir a ponte, ligando Avignon a uma charmosa cidadezinha ao lado (Villeneuve-lès-Avignon). Tratado de louco pelas autoridades, ele convenceu o povo, que o ajudou na construção da ponte de 900 metros e 22 arcos. Destruída por diversas cheias no século XVII, hoje restam apenas 4 arcos. Existe uma pequena capela sobre a ponte (Capela São Nicolau), com deus santuários superpostos: um dedicado a São Nicolau e o outro a São Bénezet.



  A ponte vista do Rocher des Doms e uma imagem de São Bénezet

As muralhas que cercam Avignon são um espetáculo à parte:

Se não havia realmente uma importância militar na sua época, mas funcionava apenas como um primeiro obstáculo antes de chegar ao palácio, fico contente que ela esteja em tão bom estado! Um charme só, atualmente toda florida e arborizada.



Gostei tanto da cidade que a mesma merece um segundo post, reservado aos outros locais de visitação que geralmente a gente deixa de lado maravilhados pelos monumentos mais conhecidos!!! Ficaria cansativo em um só texto e não valorizaria as imagens!

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Milena

Vc quer ganhar uma bolsa ou carteira Tommy Hilfiger ou um cinto Michael Kors e mais 5 premios? Então visite o blog e faça a sua inscrição para o grande SORTEIO INTERNACIONAL de Aniversário.

Bjoooooooooo.....................
www.amigadamoda1.com

Inaie disse...

fiquei morrendo de vontade de visitar!!!!

Cinthya disse...

Milena, boa tarde. Moro em Florianópolis e acabei de conhecer seu blog e já li muita coisa. Com certeza lerei inteiro hehe. Estou indo à Paris pela primeira vez em jan/2012 com meu noivo. Serão 13 dias em um apto alugado. Não sei se costumas ajudar com sugestões, mas gostaria de sua opinião para passeios bate e volta partindo de Paris cujo deslocamento não seja tão caro, pois comparando com outros poucos lugares da europa em que já estive, a França tem os preços de passagens de trens mais caros. Na real já estudei um pc e, com certeza, irei à Versailhes e à Chartres, todavia toda sugestão é bem vinda. Abç e sucesso.
Cinthya.

Milena F. disse...

Inaie, realmente é um charme de cidade!!!

Cinthya, seja bem-vinda ao blog e em breve à França!
As viagens de trem podem se tornar caras se se trata de TGV ou trens especiais (como para ir à Londres, Amsterdam, etc.), mas existem muitas opçães mais baratas.
Adorei Chartres, pena que ainda não tive tempo de escrever sobre ela, assim como Amiens, que é uma cidadezinha bem charmosa. Existe a opção de ir para uma cidade do vale do Loire e visitar alguns castelos. Fiquei 2 vezes em Blois e adorei, e de lá é possível visitar os castelos de Chambord, Cheverny e Bois.
Já falei de Rouen que é bem interessante.
Tb tem provins, uma cidade medieval encantadora... essas são algumas opções de bate-e-volta com transporte mais barato!

Dri Andrade disse...

Oii Milena. Que lindo, adorei as fotos,cada uma mais bonita que a outra e dá uma vontaaaaade enorme de viajar mais!

Acabei chegando aqui através do blog da Tati, adorei estou seguindo bjs