domingo, 25 de setembro de 2011

Excalibur e os eventos do Stade de France

Ontem fomos assistir ao grande espetáxulo "Excalibur, la légende du roi Arthur et des Chevaliers de la table Ronde" (A lenda do rei Artur e os cavaleiros da távola redonda), representado de forma grandiosa no Stade de France, na região parisiense.
As fotos foram retiradas do google imagens
Excalibur
O espetáculo foi realmente muito bonito! Foram necessários 18 meses de criação para apenas uma representação! Luzes e som de primeira, figurantes e dublês em cenas de combate de tirar o fôlego, tudo isso em 9 mim metros2 de "palco"... Musica e danças celtas, fogos e magia. Toda uma seqüência com cavalos em que os cavaleiros faziam absurdos sobre os cavalos!!! Em pé sobre o cavalo, com a cabela para baixo e as pernas para cima fazendo "tesoura", descendo e subindo do cavalo (usando a esquerda e a direita) com o mesmo em boa velocidade, combates de lança sobre os cavalos, dentre outras cenas.

Além disso toda uma cena com pombas brancas... e uma outra muito bonita com um falcão de verdade.  E personagens que todo mundo conhece: Rei Arthur, Lancelot, Merlin, Morgana, Guenievre, Mordred.

Apresentação dos artistas no final do espetáculo (fotos da autora)
Stade de France:
Não é a primeira vez que assito alguma coisa lá e gostaria de relatar brevemente como funciona... Primeiramente, o estádio fica perto de Paris, de fácil acesso pelos transportes públicos. Porém fica em uma cidade e departamento considerada por muitas pessoas relativamente violenta. Mas em todas essas ocasiões achei tudo tão organizado e calmo que famílias, idosos e crianças (aompanhadas de responsáveis, claro) podem frequentar sem nenhum receio. Sempre fui com o RER B, descendo na estação La Plaine Stade de France (existe a opção de ir pelo RER D e de metrô linha 13). Ao sair da estação, basta seguir em linha reta uma grande rua de um bairro de negócios com grandes prédios de vidro de grandes empresas. Então nada da imagem de periferia pobre ou favela que muita gente imagina dessa região. Além disso, como pode-se espetar 50 mil pessoas nesses eventos, existe muito policiamente para controlar o fluxo (pedestres e motoristas). Existem portas de entrada ao redor de todo o estádio, indo de A a Z, vai depender do que está escrito no seu ingresso. Praticamente não tem fila, mas temos que mostrar as bolsas e ser revistados (seguranças em civil). Teoricamente eles fazem muita atenção às garrafas de plástico e retiram a tampa, o que sempre me estressa, pois tenho que ficar todo o tempo ali com a minha água aberta e sou obrigada a beber tudo ou então depois jogar fora para não ter que voltar com uma garrafa aberta!
Pelo que percebi todos os lugares são marcados e sentados, relativamente confortável. As bancadas são altas, então não somos atrapalhados pela cabeça do gigante sentado à nossa frente! Outra vantagem é que o estádio é todo coberto, com um furo no meio... Então mesmo que chova, a platéia está protegida.

Fotos retiradas do google imagens
Para ter uma idéia do estádio em dia de jogo
Quando o evento termina, a multidão se dirige aos transportes públicos, e mais uma vez a polícia regula o fluxo, evitando tumultos nos transportes. Eles deixam passar apenas uma certa quantidade de pessoas de cada vez, os demais esperam o próximo trem.
Enfim, tudo muito civilizado!!!
Mas claro que não estou falando de um jogo de futebol, ainda mais quando se trata de equipes rivais... Já peguei a linha 13 em dia de jogo entre a equipe de Marseille e Paris St Germain, e os reguladores de fluxo organizavam um metrô para os torcedores de uma equipe, e outro para outra equipe... E quem como eu estava ali por acaso e néao tinha nada a ver com a história, pegavámos qualquer um dos metrôs, no meio daqueles torcedores superempolgados... melhor tentar passar desapercebido!

3 comentários:

little cintia disse...

gente, que espetaculo!

Unknown disse...

Olá Milena

Estou encantada como que vejo por aqui!
Existem muitos blogs aqui na blogolândia, mas poucos se sobressaem. O seu está entre estes
Eu sou Kinha do blog Amiga da Moda e vim conhecer seu super espaço. Já estou te seguindo. Vou aguardar sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

Venha participar do SORTEIO DAS PARCERIAS, só falta vc...

Bjooooooooooooooo.....................
www.amigadamoda1.com

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Milena, obrigada pela visita...

Deve ter sido um espetáculo e tanto. Todo esse preparo e cuidados antes e pós, é fabuloso.

Agora se fosse um jogo seria mais difícil conter a grande massa, bem como vc escreveu.

Boa semana

Grande beijo