sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Château de Vaux le Vicomte, na região parisiense

Com os dias bonitos, ainda dá tempo de visitar o Château de Vaux le Vicomte, pertinho de Paris: uns dos castelos e jardins mais bonitos da França!
O castelo pertenceu a Nicolas Fouquet, um membro parlamentar da época (século XVII), que contou com a ajuda de 3 personalidades importantes para os trabalhos: o arquiteto Le Vau, o pintor e decorador Le Brun e o paisagista Le Nôtre. Mecenas na sua época, Fouquet vivia rodeado de personalidades do mundo da arte e literatura, como La Fontaine, Molière, Madame de Sévigné, dentre outros, é claro.
Mas essa moradia que ele construiu e as festas que ele dava (em homenagem ao rei, diga-se de passagem, de quem era fiel), dizem que alimentaram o ciúmes do soberano Luís XIV, que mandou prendê-lo. Fouquet permaneceu preso o resto de sua vida, e sua esposa teve que se exilar. Triste trágico de um homem que sonhava com uma linda propriedade para morar e receber os amigos, e que acabou vítima de um ciúme imensurárel!

Podemos ter uma idéia do luxo:

 
E da perfeita hamonia entre arquitetura e paisagismo, ainda novo para a época (os jardins se estendem em uma perspectiva de 3 km). O primeiro jardim à la française, e que inspirou Versailles:




Ficou com água na boca? Então o domínio pode ser visitado normalmente, como se visita um castelo comum na França (pagando um ingresso). A visita inclui os jardins, o castelo (inteiramente mobiliado), um pequeno museu onde antes de localizava o curral e que comporta atualmente "veículos" dos séculos XVIII e XIX, em excelente estado de conversaçéao (muito bem restaurados). Ainda é possível subir pelas estruturas internas do telhado e chegar ao ponto mais alto do castelo, com uma incrível vista panorâmica de toda a propriedade.
Ou então ainda é possível alugar para recepções e seminários (se você estiver "podendo"!) ou para filmes. Podemos citar "O homem da máscara de ferro" (com Leonardo di Caprio) e "Maria Antonieta" (com Kirsten Dunst), Moonraker (um 007 com Roger Moore de 1979) como 3 dos muitos filmes com muitas cenas realizadas no castelo.



Interessado em outros castelos franceses? Leia aqui sobre o Château de Versailles ou sobre os seus jardins.
Informações práticas:
Atenção, o castelo não abre o ano inteiro, mas em 2011 abre do 19 de março até  13 de novembro, todos os dias, das 10 às 18h.
Aberturas excepcionais em dezembro (com decoração de Natal, mas verificar datas e horários) no site.
Acesso pelo trem: pegar um trem até Melun (25 minutos direto de Paris, partindo de gare de Lyon), ou então o RER D até Melun, mas o trajeto é bem mais demorado. Chegando em Melun, nos finais de semana e feriados existe um ônibus que faz o trajeto até o castelo, mas durante a semana não tem transporte público, então tem que ser um táxi mesmo.

5 comentários:

Gisley Scott disse...

Voltou com tudo, Milena :)!

Gosto muito da maneira como vc narra a parte histórica dos lugares que visita.Vc consegue prender a minha atenção do início ao fim.

seu vestido está lindo! vc está deslumbrante nas fotos!

ps: recebeu meu e-mail?

Bjos

Mademoiselle disse...

Que lugar lindo, querida!
E esse seu vestido é uma lindeza! :)

Bisous!

Deby-abelha disse...

Eu fui a Versailles, é mesmo lindissímo!! Enorme e cheio de história, achei o máximo conhecer de perto os aposentos de Maria Antonieta! Os jardins são mesmo belissímos! Me encatou ver de pertinho aquela fontana de cavalos, me peguei pensando como eles conseguiam criar coisas tão lindas, com tão pouca modernidade, mas tanta criatividade! Um lugar encantador mesmo.

Beijos e Boa semana!

Vida Boa Para Todos disse...

Já tive o prazer de estar aí e realmente é um luxo. A galeria dos Espelhos é coisa de outro mundo e minha preferida, coisa de realeza mesmo. Com certeza vale muito a pena ir, amei as fotos. Beijos*

Enaldo Soares disse...

Da próxima vez que eu for à Paris, com certeza irei neste castelo.