sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Acabei de ler, e você, o que está lendo?


Acho que nunca escrevi aqui que ler sempre foi e ainda é uma das minhas maiores paixões. Porém já faz muito tempo que não leio tudo que está na moda no momento em que está na moda. Antes tarde do que nunca!!!

Apenas recentemente consegui ter em mãos o primeiro volume da saga Millénium, "Les hommes qui n'aimaient pas les femmes", e terminei ontem já depois da meia noite. Gostei muito do livro, o primeiro que li do escritor sueco Stieg Larsson, e pretendo na próxima semana começar o segundo volume!
Não vi o filme. Confesso que mesmo o livro sendo bem interessante, achei um pouco previsível (na metade do livro eu já tinha descoberto quem era um dos assassinos) e já no início eu já tinha chegado a uma conclusão à qual os personagens só chegaram no final. Não entendo porque foi um livro que fez TANTO sucesso assim. Até o ano passado, cada vez que pegava o metrô (o que acontecia todos os dias!), acho que 9 de cada 10 mulheres que tinha um livro na mão, tratava-se desse!

Paralelamente, também li "Un amour de Swann", de Marcel Proust, um clássico francês, que terminei hoje na minha pausa para o almoço. Por um lado fiquei muito contente pois consegui lê-lo todinho e entender perfeitamente, apesar da linguagem rebuscada. Entretanto, tenho um pouco de vergonha em dizer que demorei quase um mês para concluir a leitura ((254 páginas), pois a mesma foi muito chata para mim!!! Pode parecer um sacrilégio para os amantes da literatura francesa, mas explico: o livro é tão narrativo, uma narrativa longa e entendiante... O autor chega a ficar páginas e páginas sem nem mesmo trocar de parágrafo!!! Haja fôlego e concentração!!! E ainda mais o marido a cada 2 minutos fazendo um comentário ("viu as duas francesas mortas na Argentina? viu o que está se passando na Inglaterra? Ligaram para dizer que o parquet está disponível na loja; recebi um sms de Nathalie, ela gostaria de marcar um jantar para um dia desses; reparou no novo restaurante chinês que abriu?") E a cada frase eu tinha vontade de matá-lo, pois me perdia no meio dessa narração sem parágrafos e tinha que voltar a página para retomar o fio da meada.

Então, para alternar com essa leitura chata e cansativa, li algo bem fácil e que prendeu a minha atenção do início ao fim! Na verdade gosto de alternar um livro antigo com algo mais moderninho... Podém colocar qualquer coisa na minha mão que eu leio, até livro chato (é uma questão de honra, não consigo deixar um livro inacabado!)

Não me considero uma pessoa mais inteligente agora, mas estou contente de poder dizer que li Proust!!! Mas ainda não sei quando terei coragem de começar um novo livro dele!!!

E você, o que anda lendo?

11 comentários:

Mikelli disse...

eu tb gostava de alternar classicos com literatura mais moderninha....se bem que os classicos sempre me atraiam mais. Ultimamente os unicos livros que leio, sao sobre maternidade!! argh! haha nao é nem que eu procure, os livros vem até mim ;) bjs!

Luciana disse...

Ainda não li os livros de Stieg Larsson, mas já estou com eles pra ler, quando tiver uma disposicão vou ler. No momento estou lendo Os Catadores de Conchas, de Rosamunde Pilcher, estou gostando bastante.

Beijo

Michele disse...

Acabei de ler L'appel de l'ange (Musso), adorei desde do inicio, em dois dias ja tinha acabado e comecei outro do mesmo autor, La fille de papier, que estou tendo dificuldades em avancar na historia, apesar que duas pessoas proximas leram e amaram. O filme sobre esse livro do Larsson ainda nao estreiou se nao estou enganda.

Mi disse...

tbém quero ler em busca do tempo perdido, é um dos meus objetivos, mas não sei não.... se for chato assim... hehe não tenho paciência p narrativas dessas...

ah, um creme p seios q recomendam
MUITO por aqui: lansinoh - pode usar enquanto amamenta - é tipo uma vaselina (lanolina) mais encorpada - http://www.lansinoh.com/

bjos!!!


ps parabens por ler o swann em francês, chique!!!!!!

Milena Fischborn disse...

Mikelli, mas sobre maternidade é um tema e tanto!!! Importante se informar!!!

Luciana, ainda não li esse! Valeu a dica!

Michele, ainda não li nada do Musso, mas ele fica me tentando toda vez que passo pelos cartazes do metrô!!! Como eu disse não vi os filmes, mas aqui na França já foram lançados os filmes Millénium 1, 2 e 3, por isso achei que eram baseados nos 3 livros.

Mi
Eu achei chato (o segundo livro, pois o primeiro foi bem interessante!), mas gosto é gosto...
Valeu pela dica do creme!!!

Wilma disse...

Bem, não sou um exemplo de pessoa que tenha o maravilhoso hábito da leitura de livros e livros. No momento estou me arrastando com a biografia de Michele Obama, gosto muito de biografias e muito pouco de ficção e auto-ajuda. Costumo escolher os livros pela bela história de vida do autor, e gostaria de ter mais disposição pra ler bastante livros grossos, pois leio muito, mas fragmentos, crônicas, notícias, revistas, blogs...compro mais livro do que leio, tenho até um do Julio Verne,Paris no século XX, mas ainda não li, que vergonha!!

Gisley Scott disse...

Li demais da cena de vc e seu esposo, ele perguntando as coisas e vc tentando prestar atenção no livro,rs!

Qto ao que estou lendo, estou lendo um livro que fala das personalidades.Estou amando! Isso tem me ajudado a ver as pessoas de um jeito diferente, até mesmo o meu esposo. Coisas que eu dava piti por causa dele hj vejo que é apenas uma questão de personalidade.

Recomendo mesmo, o nome dele é Positive Personality Profiles do autor Robert A. Rohm,Ph.D. Eu e o grings já demos cada gaitada/gargalhada por causa desse livro, pq tem tudo a ver com a personalidade da pessoa.Até mesmo frases ilustres que cada personalidade fala, é muito interessante.

Bjos!

Milena Fischborn disse...

Wilma, eu acredito que ler é muito importante, mas a gente esquece de valorizar os vários tipos de leituras, achando que apenas os clássicos valem alguma coisa! Também gosto muito de biografias, mas Michele Obama não é exatamente alguém que me interesse. Até seria interessante ler algo sobre ela para ter uma opinião a respeito!

Milena Fischborn disse...

Gisley, adorei essa sua dica de leitura, tentarei encontrar aqui na França, juro que estou precisando!tem coisa mais incômoda do que tentar prestar atenção em alguma coisa e a pessoa ao lado desviando a nossa atenção? hahaha

C. disse...

Tenho vários no meu ebook header (em português, porque prefiro), mas estao todos na fila de espera pra ser lidos rs.
Ganhei de presente "A menina que roubava livros" que chegou lindo aqui na minha porta (adoro cheirinho de livros) e já tô gostando.

Bj

Carla (Arroz de Minhoca) disse...

Estou lendo ainda na página 50... e ando super curiosa por saber qual será minha aceitação, ou não, a este livro... sou muito exigente no que se refere ao escritor demonstrar alguma particularidade única. Depois, qdo terminar, volto aqui e conto o que achei... o mais provável será eu concordar contigo :)