domingo, 6 de novembro de 2011

Restaurante Le Procope, em Paris


Há tempos queria falar para vocês desse restaurante histórico, situado no coração do quartier latin em Paris. Fundado por um italiano em 1686, o restaurante serve dentre outros pratos, a "Tête de veau" que pretende ser como a que era feita em 1686!!! Mas apesar de ser um prato que enche os olhos (sempre vejo alguém pedindo), eu não peço de jeito nenhum, e gosto de ir principalmente para degustar um dos meus pratos preferidos da culinária francesa, o "Coq au vin". Nunca fiz em casa (um dia desses me aventuro, juro!), mas é um prato com gostinho de comidinha caseira e de mãe... Um prato que fica horas e horas cozinhando lentamente, e o coq (galo) fica bem temperadinho no vinho e macio que é uma beleza!

Tête de veau, mas o coq au vin é servido da mesma maneira... 
Minhas fotos sendo de péssima qualidade, "roubei do site"!

Inicialmente era um café (o café sendo introduzido na corte francesa uns 25 anos antes), um dos primeiros lugares em que se servia sorvetes. Ainda hoje, os sorvetes são feitos em casa, imperdível!!!

Então, a cozinha é tradicional francesa, o que pode causar um certo estranhamento a algumas pessoas que esperam uma cozinha bem "chique". O ambiente é chique, a cozinha tradicional, com pratos caseiros e não exatamente sofisticados, sobremesas de influencias italianas (representando a origem do restaurante) e preços corretos.
Foto da Goretti, com quem tive o prazer de almoçar durante sua estadia em Paris em fevereiro.

Diversos ambientes constituem o restaurante, todos muito bonitos, com objetos de decoração dos séculos XVII e XVIII. Diversas personalidades do mundo das letras e das artes frequentaram o restaurante, como Voltaire, Diderot, Rousseau, Danton, Robespierre, Molière, Benjamin Franklin.

 Fotos do site

A lenda conta que Le Procope testemunhou diversos episódios da história: Diderot teria escrito ali mesmo artigos para a sua enciclopédia; B. Franklin teria preparado o projeto de aliança de Luís XVI com a nova República e que teria escrito elementos da constituição americana.

Opinião pessoal:
Durante a semana, no almoço, o restaurante é muito frequentado por homens (e mulheres, mas bem menos!) de negócios. A noite, muitos casais e grupos... Já reparei que a média de idade dos frequentadores é acima da minha... Ou seja, não é um ambiente jovem. Acho que os "jovens" preferem ambientes mais modernos, mas é apenas impressão minha, já que sempre que vou em lugares um pouco mais "finos" me deparo com poucas pessoas da minha idade e ainda menos mais jovens!

Também acho que o serviço deixa a desejar um pouco... Um restaurante que "pretende" ser sofisticado não pode deixar passar alguns deslizes, como: toda vez que peço o meu prato preferido, que vem em uma "cocotte" (servido na panela), o garçon serve os pratos... e sempre deixa cair molho sobre a toalha! Além disso, já reparei que quando a gente quer pagar para ir embora, os garçons desaparecem... Então o cartão de crédito fica ali um tempão sobre a mesa até que alguém decida vir receber. Cansado de esperar, da última vez Sylvain decidiu ir ao banheiro. E não é que o garçon veio exatamente quando Sylvain não estava lá? Eu não me importo, mas pela etiqueta eles não deveriam vir cobrar quando o homem não está (sei que é antigo, mas ainda funciona assim). Mas o funcionário veio, pegou o cartão depois devolveu, me perguntou se era para esperar o "monsieur", eu respondi que não tinha importância e paguei. Para nós não faz diferença, mas quando é uma pessoa que convida, meio chato virem cobrar quando uma das pessoas ausentou-se da mesa! O certo seria eles virem quando todos estão presentes à mesa.

Vista do restaurante em 1900 por Eugène Atget (google)

Endereço:
13 rue de l'Ancienne Comédie
http://www.procope.com/

6 comentários:

Graça Oliveira - Rio de Janeiro - Brasil disse...

Bacana, gostei, quem sabe um dia...Abçs... :)

Vida Boa Para Todos disse...

Uauuu!! Amei tudo e a dica está super que anotada aqui. Beijos*

Gisley Scott disse...

Milena, tem selinho no blog pra vc :)!

Link: http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/2011/11/uma-flor-no-seu-jardim.html#axzz1dOr41HCi


Bjos

Anônimo disse...

Já fui!!! O serviço foi péssimo....... O lugar é londo, mas não recomendo para jantar..... A comida também ficou muito a desejar!!!

Milena F. disse...

Anônimo, você esteve lá recentemente? Eh bom saber esses detalhes para saber se o serviço piorou desde que estive lá, ou se vc já teve essa impressão ruim há bastante tempo. E péssimo em que sentido (demora, garçons que nunca aparecem, etc). E sobre a comida, o que vcs pediram? Pois o princípio desse restaurante é uma comida meio "antiga" e nada requintada... Geralmente não agrada a todo mundo!!!

Anônimo disse...

Sempre que vou a Paris janto pelo menos uma vez no Le Procope, e desta mais recente, em janeiro /14 o serviço estava bom, os garçons educados e a comida excelente. O tiramisu de sobremesa esta tão delicioso que o garçom me ofereceu mais.O imprtante é evitar não sentar no fundo do restaurante no andar de cima. Luiz