sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"Du pain et des idées": a melhor boulangerie* de Paris!

Neta e bisneta de padeiros, a minha vida seria muito triste sem pão e tudo o mais que se faz em uma padaria... Passei toda a minha infância provando as delícias que fazia meu avô, já aposentado na época. E felizmente aqui na França posso viver plenamente essa paixão, pois o pão é uma das paixões nacionais. Você conhece um francês que não come pão durante as refeições? Deve existir em algum recanto isolado do país... Mas eu que conheço francês que não bebe vinho e francês que não come queijo, nunca vi um que não comesse pão!!!
E o verdadeiro pão francês é crocante por fora e macio por dentro. E se conserva por 48 horas, nada a ver com o pão de supermercado ou de padarias de qualidade duvidosa que algumas horas depois estão duros como pedra! 
E foi com muita alegria que há quase 2 anos fui apresentada à melhor boulangerie (padaria) de Paris... Ao menos para mim e para as pessoas que costumam freqüentá-la! 

Situada perto do metrô Republique em um ambiente datando de 1889, foi nesse local que Christophe Basseur decidiu abrir a sua padaria em 2002. Oriundo de uma família de médicos para os quais um trabalho desse tipo que não exige longos estudos é visto atravessado, aos 31 anos ele largou sua carreira bem sucedida, terno e gravata, para aprender a ser padeiro. Em 2008 foi eleito melhor padeiro de Paris! Não era para menos! Um apaixonado pelo que faz, e ele faz realmente maravilhas!!! Um pão que respeita as tradições como quase não se vê mais por aí... Fabricação artesanal, utilizando apenas ingredientes naturais. 

Mas o que eu adoro dessa padaria é a criatividade... Produtos que não encontro em nenhum outro lugar, como pães salgados com recheios diversos, por exemplo: tomates secos; espinafre e ricota; bacon e vários tipos de queijos... Um mais delicioso que o outro!!!

Hoje o tema era a recolta da uva para o vinho, e provei um delicioso e perfumado pão ao vinho tinto, salame e nozes!!! Impossível descrever a explosão de sabores!

Pain des vendanges
Sylvain é fã das vienoisseries, como o escargot (nome devido a sua forma "enrolada", lembrando um caracol, ou seja, um escargot) au pistache, aux pralines de Lyon... Uma vez ele quase enlouqueceu com o escargot ao caramelo, mas esse infelizmente não é feito sempre!

O único inconveniente é que essa padaria fica pertinho da academia que frequento, então muitas vezes não consigo me controlar e reabasteço o corpo de todas as calorias que queimei e ainda mais! Mas não se pode ter tudo na vida, não é?


Du pain et des idées (Pães e Idéias), aberta de segunda a sexta.
34, rue Yves Toudic
75010 PARIS
http://dupainetdesidees.com/amidupain.html
(no site há um vídeo bem legal que explica um pouco da história dessa padaria e das pessoas que nela trabalham, assim como várioas informações interessantes sobre o processo de fabricação!)

4 comentários:

Inaie disse...

me deu uma fooome....

Jorge Fortunato disse...

Pão é uma tentação...estou fazendo um esforço para comer apenas uma fatia de integral no café e só. Dieta total...rs Mas em Paris não iria conseguir.
Abraços

Vanessa à Paris disse...

Adoro essa padaria, vivo aconselhando. Moro perto da République.
Nunca fui fanatica por pao, nem no Brasil nem aqui.
Claro que de vez enquando em vez de jantar comer um bom pao e uma otima.
Os paes sao excelentes nessa terra :)
Cai no seu blog e gostei. Voltarei :)

Milena F. disse...

Inaie... quando entro lá não consigo sair com menos de 2 artigos... e os dois são devorados na hora! O peso na consciência aparece algumas horas depois...

Jorge, na maior parte do tempo tb limito o pão ao café da mahnhã, mas uma ou duas vezes por semana passo nessa paradia e esqueço a dieta!

Vanessa, seja bem-vinda!
Vc tem sorte então de não gostar de pão... A balança agradece!!!