O salão da Agricultura que terminou ontem em Paris mostra um lado da França que muita gente não conhece e muitas vezes nem imagina, que é o lado rural e o homem (ou mulher, ou criança) do campo francês. A verdade é que mesmo a agricultura tendo perdido seu peso econômico nos últimos 40 anos (como aconteceu no mundo todo), 35% da população francesa (ainda) vive em cidades com menos de 3500 habitantes, enquanto apenas 15% vive em cidades com mais de 100 mil habitantes.
Candy, essa linda vaquinha de 4 anos e 650 quilos de raça vosgienne (da região des Vosges, na França), foi a escolhida para representar o Salão Internacional da Agricultura de 2011.
O mais engraçado é que eu que não sou daqui, acabo virando guia turistica para francês do interior!!! Volta e meia quando vem alguém da família ou amigos do Sylvain à Paris, eu que acabo tendo que ajudá-los a se virarem por aqui... E engraçado também é que cada vez que viajamos na França, para os moradores locais eu sou uma parisiense. Isso não chega a ser um elogio da parte deles, mas muda um pouco o meu quotidiano, pois aqui em Paris eu sou sempre um ser de outro mundo uma estrangeira (e quando temos que dar satisfação da nossa vida e origem 50 vezes por dia acaba cansando!), e quando me consideram uma "deles", mas de outra região, até que fico bem contentinha!!!
P.S.: Eu que sempre quis negar minha infância "rural", hoje sinto uma falta imensa principalmente do contato com os animais e a natureza.
Fonte:
Revista Le Point do dia 13/01/2011, Spécial Les Français (número 2000).
P.S.: Eu que sempre quis negar minha infância "rural", hoje sinto uma falta imensa principalmente do contato com os animais e a natureza.
Fonte:
Revista Le Point do dia 13/01/2011, Spécial Les Français (número 2000).
11 comentários:
Adoro aprender coisas novas sobre Paris...
Vc deve ser uma francesinha brasileira rsrsrs. Fala bem o francês? Há quanto tempo vc mora ai?
Amo Paris! Fico viajando no seu blog!
Adoro tudo que vc escreve...
Bjsss
http://www.toutlamour.blogspot.com/
Adorei seu blog, Milena!
Obg pela visita no Mademoiselle! =)
Um beijão
Sem dúvidas sempre há de ter pessoas do interior com medo da cidade grande, né?? Deve ser assustador e stressante siar de alguma vilazinha da Franca a passeio para Paris, que apesar de ser uma grande capital, achei bem tão tranquilo.
Só sei Milena que eu não largaria uma cidade grande por nenhum interior, eu gosto mesmo é dessa confusão. Mas afinal de contas não entendi bem onde vc mora na Franca. Em Paris??
Bjs e boa semana
Olá Milena, eu adoro um campo. Meu avô materno tinha uma vila na Polônia e eu passava muitas férias lá com ele quando era criança. Adorava andar de cavalo e tomar banho em um lago que tem lá! Adorei a foto da vaquinha! Beijos e um ótimo dia.
Oi Milena!
Gostei do post, e é engraçado isso das identidades que assumimos quando vivemos em um país que nao é o nosso...gostei!
Beijos querida!
Mônica
que bacana!
eu moro em uma área um tanto distante das grandes cidades... uns 50km. e gosto, tb gosto mto do contato com o mato, animais...
entendo o seu sentimento!
bom dia
Milena,
Quando eu penso em França, assim como a maioria das pessoas, eu penso em Paris..Eu penso na city of bright lights, eu penso naquela torre,rs...Foi interessante saber que a maioria das pessoas ainda prefere a tranqüilidade fora de Paris.Eu moro numa cidade que não é muito pequena, mas que se comparada à grandes metrópoles como San Francisco, Los Angeles, New York , é considerada atrasada, mas pelo menos aqui o povo não é assim tão brucutu(mal-educado)...
Gostei da vaquinha, me fez lembrar a viagem que fui ao Tenessee. Bjos
Débora, moro em Paris, mas não acho Paris "tão grande assim", se formos comparar com SP, NY, Tóquio, etc...
Eu gosto de interior, mas só para descansar mesmo... Fico entediada muito tempo em lugares calmos. Em cidades maiores temos muito mais opções de lazer, trabalho e entretenimento.
Ana Paula, estou aqui há quase 2 anos e meio, não tenho nenhum problema com o idioma, mas o sotaque, esse não vai embora nunca, eu acho!
Milema sempre adorei o campo, meus pais tinham um sítio que era minha paixão, quando conheci Paris fiquei apaixonada, mas acho que também adoraria conhecer e quem sabe até viver, na França, em uma cidade do campo ...
Bjinhos
Quase todo mundo gosta de uma fazendinha!
Postar um comentário