segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Joyeuse St-Valentin !*

          Hoje na França, como em grande parte dos países é o dia dos namorados. Ou melhor, a data comemora o Saint Valentin. Conta a lenda (ou história?) que Valentin era um padre romano em uma época em que o emperador decidiu proibir o casamento (ele acreditava que os soldados se recusavam a partir em guerra em razão de suas esposas), mas Valentin continuou a celebrar casamentos. Quando seu segredo foi descoberto, ele foi preso e teria se apaixonado por uma jovem cega filha de seu carcereiro, à qual ele teria dado novamente o poder de enxergar, antes de ser decapitado (no dia 14 de fevereiro). Ele teria assinado a carta como Seu Valentin. Então, com o passar do tempo, nesta data cada um procura o seu Valentin ou a sua Valentine.
          Conta-se também que na antiguidade existia uma festa pagã que celebrava a fecundidade. Essa festa teria sido um dos últimos cultos pagãos a desaparecer de Roma, que se tornava então cristã. Para terminar de uma vez com todas com qualquer vestígio dessa festa, a Igreja Católica teria escolido St Valentin para ser homenageado neste dia.
          Na prática nada muito diferente do Brasil, em que os apaixonados buscam presentear com flores, chocolates, jantar romântico, jóias, óleos de massagem e velas perfumadas...
          Mas o que mais me chama a atenção é que por aqui as pessoas costumam nos dizer "boa festa de Saint Valentin", quero dizer amigos e colegas, e não apenas o companheiro!!! Sempre recebo várias mensagens no celular nesta data, alguns telefonemas e votos pessoalmente das pessoas que encontro. Mas para mim ainda não é natural sair desejando "feliz dia dos namorados" para todo mundo!!!
          Talvez a diferença neste costume esteja no fato de que aqui na França, cada dia do ano celebra um santo diferente. Por exemplo, dia 18 de agosto comemora-se a Santa Mylène, então é certo que recebo muitas felicitações nesse dia, como se fosse o meu aniversário. Deu para pegar o gancho?
          E se acada dia comemora-se um santo diferente, nessa perspectiva fica bem mais fácil entender que existe um "dia de todos os santos", o 1º de novembro (Toussaint por aqui). Simples, não?

P.S.: Esse ano não tivemos grandes comemorações de dia dos namorados aqui em casa... Em primeiro lugar porque já tinhamos comprado muita coisa durante as liquidações (que se encerram amanhã!), e em segundo lugar porque realmente estamos com outras coisas mais importantes para resolver, como a reforma do apartamento que já dura meses. resolvemos que não adiantava comprar alguma coisa apenas porque é dia dos namorados, algo que talvez nem precisaremos. E celebrar o amor é algo que podemos fazer todos os dias, não precisamos dessa data. Mas ainda assim recebi um presentinho que realmente gostei muito, algo que achei útil e pertinente nesse momento em que preciso alegrar a minha casa e personalizá-la.

**
* Feliz dia dos Namorados!
** Apesar de Saint Valentin ser "masculino", dizemos LA St Valentin (no feminino), pois estamos, de fato, nos referindo à "festa", ou seja, a data comemorativa.

7 comentários:

Lu disse...

Q lindinho sueus presentes :)

Nao importa, data, valor, mas lembrar sempre de agradecer o amor q existe em duas pessoas.

O amor é lindjuuuu :) rs

Angela disse...

Olá Milena, eu ganhei lindas tulipas e bombons! Uma plantinha, ou uma florzinha sao perfeitos neste dia!! E claro, o nosso amor por perto! Beijos.

Flávia - Compartilhando Idéias... disse...

Oi flor,

Acabei de postar sobre o Valentine´s Day daqui do Japão e, sinceramente, mesmo presenteando meu maridão com chocolates (tradição)~porque prezo o romantismo acima de tudo, não vejo muito sentido ficar desejando Feliz dia dos namorados para todos os homens que conheço! kkk

Estranho né??

Também queria agradecer pelo lindo comentário sobre o nosso aniversário de casamento!
Um beijo querida!!!!

Mulher de Fases disse...

Milena, aqui o dia dos namorados se chama "Dia de todos os coracões" e não é apenas uma data para os casais, mas é a data do amor, então se extende a amigos, familiares e todos aqueles que vc ama, assim como na Franca.
Assim como vc tb optamos em não ter nada exagerado pq o dinheiro está curto e pq achamos desnecessário.

Fiquei mesmo com inveja da sua tricoline. Quero muito uma plantinha dessa na minha sala!

Bjs

Gisley Scott disse...

A plantinha ficou linda :)!

Estou amando saber mais da cultura e da sociedade francesa através dos seus olhos. Muito 10 :)!

Gde abraço :)!

Milena Fischborn Costa disse...

Agradeço aos comentários carinhosos... E agora sei o nome da minha plantinha, pois não fazia nenhuma idéia!!!

Erika Saab disse...

É legal saber toda a história por trás da data, né? Acho o dia dos namorados aqui no Brasil tão comercial, não tem nenhuma história que justifique o estabelecimento do 12 de junho. Dizem que é porque é cai na véspera do dia 13 que é dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, mas eu acho muito forçada essa coisa de véspera. Beijos.