Já comentei que Liverpool me surpreendeu muito, principalmente pelo seu incrível dinamismo cultural. E o melhor de tudo é que a maioria dos museus são gratuitos!!!
Apesar de conter peças desde a Idade Média aos nossos dias, sua particularidade é reunir um panorama completo da pintura inglesa a partir do século XVIII (paisagens de Reynolds, Gainsborough e Derby, as visões românticas de Constable et Turner, sem esquecer os pré-rafaelitas Rossetti, Burne-Jones e Millais até obras bem atuais do século XX)
Movimento dos pré-rafaelitas
Albert Dock é o pulmão cultural da cidade, onde se encontram uma boa parte da vida cultural de Liverpool:
Um museu singular, que trata da relação entre a cidade e o oceano. Vale contextualizar que milhões de imigrantes europeus (sobretudo irlandeses) emigraram aos EUA entre 1830 e 1930, a maior parte saindo de Liverpool.
O museu também trata de forma lúdica e original o naufrágio de 3 grandes navios ligados à Liverpool: Titanic, Empress of Ireland e Lusitania, cada um deles deixando para trás entre 1000 e 1500 mortos entre 1912 e 1915.
International Slavery Museum
Até o início do século XIX Liverpool teve um papel importante na escravatura pelo mundo afora, já que aqui eram comercializados e partiam muitos escravos. Muito triste, além de todo o sistema que a gente conhece, ver como eram os sistemas de transporte, onde somento no deslocamento muitas vidas eram perdidas. Triste, mas nos faz pensar.
Um dos 4 "Tate". Coleção iniciada no final do século XIX por Henry Tate, um magnata do açucar. Arte moderna e contemporânea, com grandes exposições temporárias (essas são pagas).
The Beatles Story
Interessante para os conhecedores e os leigos (meu caso). Em ambos os casos nos deixamos embalar pelas canções e imagens. Preço um pouco elevado (15,95 libras para adultos/ estudantes 12 libras).
Liverpool conta com muitas outras atrações para os amadores de museus, mas para isso muito mais tempo é necessário...
Liverpool conta com muitas outras atrações para os amadores de museus, mas para isso muito mais tempo é necessário...
7 comentários:
Olá Milena,
Mais uma cidade para visitar quando voltar à Grã-Bretanha. Beijo grande
Olá Milena
Pretendo alugar um flat em Londres e ficar lá um tempo, para poder conhecer várias cidades Inglesas.
Adorei o post.
Poderia curtir minha Fan Page?
https://www.facebook.com/pages/Amiga-da-Moda/215006985307098?ref=hl
AMIGA DA MODA by Kinha
Milena que post mais completo! Amei! Bjs!
Milena, meu marido é "fa de carteirinha" dos Beatles e sempre tivemos vontade de ir conhecer Liverpool e agora o seu post aumentou o nosso desejo. Vc saiu de Paris ou de Londres para Liverpool? Foi de trem ou de aviao? Um dia so é suficiente para conhecer Liverpool ou a gente precisa de um final de semana completo? Se vc tiver dicas de hoteis tb serao bem vindos... Voce pode me responder???? Obrigada
Vanessa B, fui pela Easy Jet que tem vôos diretos de Paris (CDG) para Liverpool e os preços são bem bons.
Nós preferimos um final de semana completo para visitar os museus, flanar pelas ruas, comidinhas e comprinhas, e ainda assim não conseguimos visitar tudo! Mas tem gente que passa um dia só, visita o museu dos Beatles, uma voltinha pela cidade e pronto!
Hóteis, bem no centrão tem todas as grandes redes (Ibis, Formule 1, NH, etc).
Obrigada pelas suas dicas Milena. Tb prefiro conhecer a cidade e suas atraçoes com mais calma.Vou tentar programar uma ida na primavera pois assim poderemos curtir mais e, quem sabe, visitar Liverpool sem chuva e ceu cinza.
Estive em Liverpool em setembro agora. Estava passando uma temporada em Londres. Peguei um trem e 2h depois estava na cidade.
Fiquei apenas um dia e visitei o Beatles Story e fiquei por Albert Docks mesmo.
Eu sou fã dos Beatles desde pequeno..foi um prato cheio! Tanto que estou de mudança pra Liverpool no fim do ano que vem. =)
Postar um comentário