terça-feira, 1 de outubro de 2013

Pelas ruas de Liverpool

Cinza e decadente? Liverpool não é nada disso!!!


Uma réplica do Superlambanana (mas na verdade é para ser um cordeiro-banana!!!). O verdadeiro (amarelo e maior)  foi concebido pelo artista japonês Taro Chiezo, falando da história dos docks da cidade, onde ovinos e bananas eram carga recorrente, e dos perigos da engenharia genética. 
Podemos ver essas criaturinhas espalhadas por todos os cantos.

Basta dar uma voltinha pela cidade para percebemos seu renascimento: seu cais do porto reabilitado e fazendo parte do patrimônio da Unesco (desde 2004).

Uma cidade  na qual a modernidade arquitetural soube perfeitamente se integrar ao que já estava presente. Passado, presente e futuro andando juntos!

Albert Dock (Cais do Porto)
Inaugurado em 1846, hoje  é patrimônio cultural. Pela primeira vez em um cais de porto se utilizou tijolos, pedras e metais para proteger dos ventos glaciais. A partir da Segunda Guerra esse complexo foi sendo progressivamente abandonado, sendo reabilitado nos anos 80. Atualmente ele abriga diversos museus, lojas, restaurantes e hotéis. 

Flanando pelas ruas de Liverpool





 Rainha Vitória representada em amazona

Igreja Anglicana de Liverpool
Apesa de seu estilo gótico e suas dimensões gigantescas, a obra é recente! A Igreja começou a ser construída em 1904 e foi consagrada em 1978. Eh é maior catedral anglicana do Reino Unido e uma das maiores do mundo. 





Catedral Metropolitana (católica, finalizada em 1967)
Por fora ela não me atraia em nada e até me pareceu com a Catedral de Brasília. Mas olhando de perto, e ainda mais por dentro, realmente ela surpreende pela atmosfera que emana dela e o quanto na verdade ela é enorme!

Ela se eleva a 88 metros de altura através da sua "coroa de espinhos"

 St John's Gardens

Liverpool também conta com uma vida noturna das mais animadas e um dinamismo cultural incrível, mas isso é assunto para uma próxima leitura!

Adorei e recomendo para quem quer conhecer um pouco mais da Grã-Bretanha!

3 comentários:

Enaldo Soares disse...

A mistura de diversos estilos arquitetônicos em prédios muito próximos (talvez fruto dos bombardeios da segunda guerra) tornam as grandes cidades da Inglaterra menos atraentes em termos de paisagem urbana

Eliana disse...

Olha só, sempre escutei falar, já vi até imagens mas só pelo seu post pude saber mais. Ahhh muito bacana! E a catedral parece mesmo com a de Brasília hahahaha

marmitt disse...

Não sei se foi porque era agosto e são férias e a população vaza de Liverpool, mas me pareceu bem vazia.A área no entorno da igreja anglicana está suja e abandonada. A igreja católica não lembra a de Brasília, me pareceu feia por fora. A área do porto revitalizada é bonita.