segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Gravity, Prisoners, O Mordomo e Blue Jasmine

Vamos ao cinema?

Não tenho dedicado muito tempo à 7ª arte, mas aqui seguem 4 filmes que assisti recentemente e que não me decepcionaram. 

Gravity

O silêncio "ensurdecedor" do espaço, como eu queria estar ali! E quanta coisa se passa no encontro consigo mesmo no meio de toda essa imensidão. Sandra Bullock, perfeita e muito diferente de como ela costuma atuar, e George Clooney, sempre com seu toque reconhecível, não estava nada mal.
Para quem gostou do filme Náufrago (com Tom Hanks), provavelmente esse tipo de filme não vai decepcionar. 
Meus únicos pontos negativos: sempre aquele clichê da mulher frágil (mais frágil que o homem) mas que no final consegue ultrapassar todas as espectativas; e George Clooney que eu adoraria ver sem toda aquela roupa (porque Sandra Bullock pode aparecer de shortinho e ele não?
A trilha sonora também é fascinante e saímos do cinema com a sensação de realmente termos dado uma vontinha no espaço!

Prisoners 

Duas crianças (de famílias diferentes) são sequestradas e o um dos pais, assim como a polícia, partem em busca do(s) criminoso, numa contagem regressiva para encontrar as meninas em vida. Gostei muito da forma como o sequestro foi tratado, sem cenas horríveis com as crianças. Além disso mostra as diferentes reações dos envolvidos diante de um drama dessa envergadura. Assunto para mim!
Adoro esse tipo de thriller que nos deixa atentos do início ao fim. Quase paramos de respirar, pois a qualquer momento alguma coisa vai se passar, e pode ser um desfecho feliz ou triste...
2 horas e meia que passaram voando (o início foi um pouco longo para o meu gosto, mas nos ajuda a entender as famílias).
E quem imaginaria Hugh Jackman como pai de família? Incrível essa transformação do ator, irreconhecível!
Para quem gosta do gênero, aconselho fortemente.



O Mordomo (Lee Daniels' The Butler)

Um dos filmes mais falados do momento, que teria feito chorar o presidente Obama... Durante oito presidências americanas o mordomo afro-descendente esteve presente na Casa Branca acompanhando de perto os presidentes, suas famílias e a situação política.
Tem tudo para lotar as salas de cinema. Baseado em uma história verídica, com atores incríveis (Forest Whitaker formidável no papel do mordomo, Robin Williams e Jane Fonda) e outros improváveis (Oprah Wimphrey, Lenny Kravitz, Mariah Carey), tinha tudo para funcionar. Fiquei "mexida" ao ser confrontada com o fato de que há tão pouco tempo os negros (americanos) não tinham os mesmos direitos que os outros humanos. Mesmo sabendo,  a gente não pensa nisso todos os dias. Mas ao mesmo tempo saí do cinema decepcionada, não cheguei a ver nada de novo, tudo previsível, sem muita originalidade. A mensagem moral que ele passa é muito importante, mas me deixou com um gosto de propaganda política...
Sim, Forest Whitaker é excelente e tem grandes chances de levar o próximo Oscar para casa, mas a história é sem surpresas ou sutilidades...

Blue Jasmine

Jasmine é o novo personagem de Woody Allen na pele de Cate Blanchett, bem mais profundo do que suas últimas realizações. Um novo retrato feminino, esse filme fala de status social, tão importante para os americanos quanto para os brasileiros, na minha opinião. Para o personagem, só dinheiro reflete o sucesso e a felicidade.

Bom chegar ao final e ver que podemos ser felizes sem dinheiro (que o amor não precisa disso), mas ao mesmo tempo mostra o quanto as relações são difíceis, se não impossíveis entre "classes" diferentes... Por exemplo, sem roupas de marca, elegância e conhecimento da sociedade, impossível de descolar o homem mais sedutor (ainda na minha opinião) do filme! Triste realidade...

Uma oposição entre o mundo de aparências dos milionários, frívolo, repleto de mentiras e um outro mais próximo da realidade... resta saber qual deles nos seduz...

A interpretação do ser humano que faz Woody Allen é perturbante... Mas não deixa de ser verdadeira.

Gostou de algum? Que filmes vocês me indicam nesse momento?

3 comentários:

Bruxa do 203 disse...

Estou louca para assistir Blue Jasmine!! O teu post me fez querer ainda mais.

Vanessa à Paris disse...

Eu assisti blue Jasmine e não gostei. E olha que sou fã de carteirinha do Woody Allen.
Acho q tlz pela "folia" não vou entrar em detalhes para não dar um spoiler no seu blog.
O q eu acho impressionante é como as pessoas são interesseiras, uma vez que voce n esta no poder ou nao tem mais $ eles te apagam. Grandes amigos, enfim é assustador...
Qto a Gravity não quis assistir, esse não é minha praia...
Mas lendo seu comentario tlz de uma chance ao filme ;)
Assista Un Château en Italie! Vale a pena :)
Acho q estréia essa semana.
bjs e boa semana

Flavia disse...

Assim que tiver um tempinho quero assistir Blue Jasmine rs, saudade de ver um filme, Vc sempre com boas ideias de posts adoro!!!Beijocas!