sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ruprechtskirche e Stephansdom de Viena

Escondida em uma ruazinha perto do Danúbio, a Ruprechtskirche é a mais antiga igreja de Viena, com a sua torre austera em estilo romano do século XII e vitrais do século XIII e XIV. Ela abre em alguns horários restritos para visitação, mas não tivemos sorte. Parece uma igrejinha do interior, e fica localizada em uma parte mais alta da cidade (que de uma forma geral é plana!)



Mas é Stephansdom (a Catedral Santo Estevão ou Saint-Etienne em francês) que impressiona e que é um dos símbolos de Viena. Conservando umas partes romanas, ela é principalmente gótica, apesar de estar no centro de uma cidade barroca. Construída entre os séculos XIV e XV, ela sofreu muito durante o cerco feito pelos turcos e mais tarde pelos soldados de Napoleão, mas foi em 1945 que um incêndio ali perto foi realmente destrutivo para a catedral. 




Uma obra de arte do que se chama estilo barroco germânico.
A torre sul (que infelizmente estava em reformas) é alta de 137 metros.

O mais interessante para mim foi visitar esses dois lugares que mais que qualquer outro eram sempre descritos nas biografias de personalidades famosas que viveram em Viena, como Freud e Mozart, além dos romances. 

6 comentários:

Enaldo Soares disse...

Eu não entendi por que a catedral de São Estevão é chamada de St. "Etienne".

Jorge Fortunato disse...

Em Viena eu tive muita má vontade em visitar as Igrejas. Culpa de Budapeste e Praga onde as Igrejas são maravilhosas.
Preciso voltar à Viena para ums egundo olhar.
Beijos

Milena F. disse...

Enaldo, obrigada por me esclarecer! Eh que nos meus livros e fichas informativas o nome dos santos é em francês, e eu não sabia o nome correspondente para o Etienne francês!!! Vou corrigir!

Jorge, achei as igrejas lindíssimas, todas muito decoradas no interior, muitas me lembraram as igrejas que vi em Roma!

* Ana Amelia * disse...

Que legal o seu blog de viagem. Ainda não foi a Vienna, estou com viagem marcada pra Prague. Devíamos ter tentado fazer os 2 juntos... lindas fotos.

Deby-abelha disse...

Milena, você é a pessoa que mais viaja nessa vida!!!

Viena... Respira romantismo. Linda as catedrais, eu tb gosto muito desse estilo barroco que está por quase toda parte na Europa.

Bjo e boa semana

Milena F. disse...

Ana, amei Praga tb! Se vc der uma fuçadinha pelos posts antigos, vai encontrar! Confesso que tenho uma preferência por Praga, mas meu marido preferiu Viena!

Deborah, quem dera, queria visitar tantos lugares mas para isso precisaria de umas 5 vidas até os 100 anos em boa saúde!!!