sábado, 5 de maio de 2012

Goumard, restaurante de frutos do mar em Paris

Sem viajar nos últimos dias tinha decidido dar uma controlada na alimentação, o que para mim sozinha não é fácil, ainda mais quando o marido decide me fazer uma surpresa e me levar a um restaurante especial!!!


Ele escolheu um restaurante especializado em frutos do mar, que adoro, e com uma excelente reputação.
Infelizmente não tive coragem de fotografar muito, desta vez fiquei meio envergonhada... Ambiente moderno e chique. Normalmente decoração moderna não é muito o que eu prefiro, mas adorei a história do restaurante e as misturas. Primeiro porque toda a decoração interna é com peças da grande marca Lalique (lustres, luminárias, esculturas em vidro, etc). Além disso, diversas esculturas (algumas em bronze) da artista Mina Feingold espalhadas pelo ambiente. 
Antigamente o local era decorado em estilo Art Nouveau, mas foi totalmente renovado. Quem quiser entrar um pouco mais no ambiente, recomendo visitar o site, que está listado no final!
Grandes salas, muitas mesas, clientes chiques e garçons muito educados. Clientes franceses, mas igualmente alguns estrangeiros que pareciam homens e mulheres de negócios. Não é o tipo de local em que o turista vai de bermuda e havaianas.

 Enquanto olhavamos o cardápio nos trouxeram esses "amuse-bouche" a base de peixe.
(a diferença da França e de outros países, como a Italia, por exemplo, é que se nos trazem algo para beliscar, não pagaremos nada a mais por isso, é o restaurante que oferece).
 Sylvain sempre escolhe como entrada o Fois Gras, uma das paixões dos franceses e que não se come todos os dias devido a ser um tipo de "patê" relativamente caro. Atualmente tem se tornado mais popular, mas antigamente era só em datas especiais mesmo!
 Eu escolhi escargots, que adoro. esses ainda vieram sem o caramujo, bem mais prático!!!
 O restaurante era de peixes mas serve uma excelente carne de raça irlandesa para os carnívoros. Sylvain hesitou bastante mas optou pela carne mesmo, pois os acompanhamentos dos demais pratos a base de peixe eram geralmente legumes, dos quais ele não é muito fã...
 Mas eu escolhi uma cocotte de Bar, um peixe que gosto muito.
O restaurante serve lindos pratos de frutos do mar, com lagostas, lagostinhas, camarões e um tipo de caranguejo, mas eu não estava com muita vontade de comer "frio", além disso não me sinto a vontade em restaurante com esses pratos que se come com as mãos!!!
Como sobremesa realmente eu tento evitar, afinal já tinha cometido muitos excessos, então passei. Sylvain me deixou provar a sua. 

Depois de tudo isso fui dar uma voltinha no banheiro, decorado no seu estilo original. Um charme à parte!!!

Na entrada do restaurante existe um serviço de venda de pratos de frutos para quem quer comer em casa ou para receber os amigos.

Foi uma excelente experiência e soirée, mas eu não sei quando repetirei pois o restaurante exige um certo budget que aqui em casa é reservado apenas para as ocasiões especiais!!! Quem sabe se eu ganhar na loteria viro uma cliente assídua???

Restaurant Le Goumard
9 rue Duphot - 75001 Paris
Metrô Madeleine
http://www.goumard.com/

7 comentários:

Unknown disse...

ahhhh nessas horas eu odeio ser alergica a frutos do mar...

Jorge Fortunato disse...

Milena
Realmente, este restô tá muito chic! Essa quebra de rotina é muito boa.
E adivinha onde eu fui hoje almoçar? Isso mesmo no Relais Gascon e repeti o Cassoulet. Meu amigo achou ótimo e já virei cliente. Agora noite fui comer a famosa Tarte Tatin de tomate no Les Philosophes e o garçon perguntou se eu ia querer algo mais, aí eu expliquei onde havia almoçado etc... ele conhece o Gascon e disse que o melhor Maigret de Canard é feito lá.
Um abraço

Sylvain disse...

Une soirée trés agréable dans ce restaurant à l'atmosphère sereine et apaisante.Des plats raffinés et une présentation soignée. Une décoration contemporaine pour cet ancien bâtiment "Art nouveau"... adaptation dictée par les tendances actuelles. A découvrir...

Anônimo disse...

Milena, que chique esse restaurante!! Aí não tem dieta que aguente...hehe...beijos

Raquel M.B.G. disse...

Nossa....que delícia! Ê saudades de Paris!

Deby-abelha disse...

Eu tb não fotografo nos ambientes chique não amiga, só nos "pobrinhos" mesmo que é pra manter a pose né??
A cara da comida é de morrer... Tudo pareceu delicioso. Mmmmmmssssssssssss

Bjo

Enaldo Soares disse...

Eu não tenho hábito de ir nos blogues alheios fazer proselitismo, mas eu acho que as pessoas deviam se conscientizar sobre a tortura sistemática dos gansos para a produção do foie gras.