terça-feira, 22 de maio de 2012

Como renovar passaporte brasileiro na França

(Atualização em maio/2015: atualmente o procedimento mudou, é necessario agendar pela internet direto no site do consulado e comparecer no dia marcado, bem mais simples, rapido e eficiente!)

A primeira coisa é consultar o site do Consulado do Brasil na França, que é bem completo, mas o layout horrível, com diversos tamanhos e fontes diferentes de letras, cores, negrito, itálico, tudo que se possa imaginar, na maior poluição visual.

Eh necessário preencher um formulário on-line que gera um número de protocolo, que fica ativo no sistema por 30 dias, ou seja, é necessário dirigir-se ao consulado nesse período ou então será exigido um novo protocolo.

Então pagamos a taxa de 80€ por passaporte (160€ em caso de perda ou não apresentação do antigo), em uma das agências do banco postal francês, Laposte.

Após isso basta juntar a documentação abaixo e muita paciência para dirigir-se pessoalmente ao consulado (quem não mora na região parisiense pode solicitar o passaporte por via psotal, mas o mesmo é válido apenas 3 anos, e não 5):

1. Passaporte brasileiro;
2. Original de um dos seguintes documentos: RG, certidão de nascimento ou de casamento;
3. Para os homens entre 18 e 45 anos: documento militar;
4. Certidão de quitação Eleitoral (quem não apresenta levará uma menção no passaporte para resolver a situação ao retornar ao Brasil);
5. Fotografia 3X4 recente;
6. Protocolo citado acima;
7. Recibo original do pagamento.

Eu digo MUITA PACIENCIA, pois para começar cheguei hoje no consulado por volta das 9h, seguindo conselho de vários brasileiros que diziam que com exceção das sextas que são particulares, os demais dias são tranquilos e praticamente não tem fila ou espera...

Lá pelas 10 horas consegui entrar e recebi a minha senha.

13 horas e ainda não tinha sido chamada mas tinha terminado de ler o meu livro...

13h30 saí para comprar algo para comer, eu que achei que me liberaria antes do meio dia, poderia ir almoçar com meu marido e ir na academia.

Enfim fui chamada depois das 15h.
A atendente olhou todos os meus papéis, começou a digitar os meus dados como nome completo, nome dos pais, número de documentos como CPF, RG, título de eleitor... peraí!!! Eu tive que preencher tudo isso on-line para quê, se na hora ela tem que digitar tudo de novo??? Assim se explica um pouco da eficência do serviço...

E para minha surpresa (e tristeza, pois preciso do passaporte), sabem quando o dito cujo ficará pronto?
Exatamente, não é um pesadelo, será no dia 13 de junho, ou seja, daqui a 3 semanas!!!

Tive uma discussãozinha básica com a atendente, pois eu falei que 3 semanas era muito tempo e ela bateu pé que são apenas duas semanas e não três! Me poupem, mas eu ainda sei fazer contas, ainda insisti que 1 semana seria no dia 29, 2 semanas no dia 5 de junho e 3 semanas no dia 12!!! Mas não teve jeito, ela insistia que eram 2 semanas, que era assim e pronto!!!

Ok, vocês podem dizer que eu poderia ter ido antes se tenho toda essa urgência, mas eu recebi minha nova carta de séjour no dia 4 de maio, então antes disso não podia fazer o passaporte pois em primeiro lugar não podia circular sem nenhum documento por aí, em segundo a minha convocação para buscar a nova carta de séjour estava para chegar a qualquer momento desde metade de janeiro, e para ir na prefeitura retirá-la ou solicitar um documento provisório é necessário apresentar o quê??? 

( X) O passaporte.        (   ) Apenas a minha cara deslavada.

Ok, poderia ter ido após o dia 4, mas aqui na França o mês de maio tem feriado toda semana e na minha cabeça dia feriado = muito mais gente no dia anterior ou seguinte. Então fui hoje, único dia de folga que consegui que não seja feriado!

Ainda por cima está escrito no papel que só pode ser retirado entre 14h e 15h30, e o site especifica que somente pelo titular. Ainda vou ter que encontrar uma data para ir lá buscar nesse horário que me corta o dia pela metade!

Ok, algumas pessoas me disseram que pode ir qualquer um lá retirar, mas também todo mundo me dizia que ficava pronto no dia seguinte, em uma semana, no máximo 10 dias... E para mim 3 semanas e 1 dia!!! Também me diziam que não precisava ir cedo e que em uma meia hora era atendida... No máximo 2 horas em dia de grange grande grande afluência...

Então, não façam como eu!

Se precisarem de um dos serviços do consulado brasileiro de Paris, melhor ir MUITO mais cedo, prever um entretenimento para as horas e horas de espera, prever de almoçar por ali mesmo, e se for urgente, nunca deixar para a última hora!!!

E depois não digam que não avisei! :)

11 comentários:

Paula disse...

Engraçado, eu renovei o meu ha menos de 2 meses e foi super tranquilo e rapido, além de tudo o passaporte ficou pronto em 24h! Talvez seja porquê agora proximo das férias fica mais cheio

Enaldo Soares disse...

Minha cara,

você se culpa muito, rs... Não carregue o mundo nas costas. Os burocratas e incompetentes dormem com o sono mais tranquilo do mundo.

Um abraço.

Milena F. disse...

Paula, ela ainda me disse: "vc deve ter ouvido falar que uma época os passaportes ficavam prontos em 24 horas, mas há MUITO tempo não é mais assim!" Vai entender!!!

Tb não sou de ficar implorando... Tinha um rapaz ali que não sei pq disseram para ele voltar no dia seguinte sem fazer a fila, ele foi e voltou implorando que precisava do tal documento, e foi embora, ninguém deu atenção. Depois ele voltou uma meia hora depois e fez o maior teatro que precisava desse documento para trabalhar, que era urgente e que não podia esperar até o dia seguinte! Até chorou ali na frente da sala lotada e foi chamado, resolveram o problema dele.

Enaldo, eu tento antecipar as criticas... Todo mundo com quem falei me disse "mas pq não foi antes?" Acho que cada um sabe se podia ou não!!! Mas é verdade que eu me culpo até mesmo se chego atrasada no trabalho pq houve um suicídio na linha e os transportes ficaram completamente bloqueados!!! kkkkk

Jorge Fortunato disse...

Milena
Apesar de toda a demora para receber seu passaporte, posso dizer que você aí em Paris está com muito mais sorte do que os brasileiros que fazem o documento aqui no Brasil. Na semana passada, uma amiga que não tem impressora em casa, me pediu que desse entrada no pedido de um passaporte novo. eu preenchi tudo, emiti a guia e sabe quando ela vai comparecer á Pol´ciia Federal? No dia 2 de julho. Isso mesmo. Eu dei entrada no dia 16 de maio e só em 3 de julho a PF vai recebe-la para tirar a foto e ver se os doctos estão ok. Se tiver tudo certo, uma sena depois ela recebe o documento.
E esse prazo já foi até maior. Falta de funcionários na PF.
Beijos e patientez...

Tatiane disse...

Eu fiz tudo pelos correios e recebi o passaporte com menos de 1 semana que tinha enviado a documentação, sim eu sei que é um passaporte de dois anos mas achei rapidissimo , e isso foi ano passado em outubro.

Vanessa à Paris disse...

Que loucura Milena.
Refiz o meu ano passado e levou no max 1 semana.
Eu tive q retirar, pois tive q assinar.

Agora pergunta q nao quer calar, as infos que sao preenchidas por nos servem para q? Um cadastro na PF e so?

Anônimo disse...

ola bom dia!meu nome e rosi e estou a viver nos arredores de paris a 5 meses !estive no ultimo dia 24 de Março no consulado brasileiro para renovar meu passaporte e também foi muito tranquilo e ficara pronto no próximo dia 7 de abril

Mary disse...

Ola meu nome é mariana eu mora na frança mais nao em parais como eu faço para renovar meu passaporte pois aonde eu moro fica 400 km de paris me digao oque eu posso fazer ???

Milena F. disse...

Oi Mariana,
Se você mora longe de Paris, pode renovar o passaporte enviando todos os documentos pelos correios, mas a validade dele é mais curta.
Entre no site do consulado do Brasil em Paris e terah todas as informações detalhadas.
Também fique atenta, pois volta e meia o consulado passa de forma itinerante em diversas cidades da França, assim é possivel fazer o passaporte nessa ocasião.

Lembre-se que se preferir ir em Paris, precisa agendar o atendimento pela internet. Sem agendamento não é possivel o atendimento.

Anônimo disse...

Muito boa à materia.
Estou na mesma situaçao
Tudo por internet fica dificil ��
Absurdo, por isso que dizem que brasileiro nao gosta de trabalhar.
Meu marido ta revoltado com essas mudancas.Hoje chorei de desgosto desse consulado Brasileiro.
Nao temos opcoes. Eles acham que todos agora devem compreender internet.

Milena F. disse...

Atualizando: estive semana passada no Consulado para renovar o passaporte, com hora marcada com mais de 2 meses de antecedência (quase tive um treco, pois queria ter renovado em janeiro, mas não consegui data antes de 16 de março). Atendimento otimo, mas eu via que chamavam as pessoas que tinham marcado e não tinham vindo!!! Um dos funcionarios até disse que era um dos dias em que mais tinham vindo as pessoas que marcaram, mas que mais da metade não vinha. Olha, sinceramente, fiquei com a impressão que eles ficam ali sem fazer nada durante o horario da pessoa que não veio, assim trabalham menos!!! Eu tinha horario às 11h30, cheguei 15 minutos antes e no meu guichet não tinha ninguém sendo atendido. As 11h30 em ponto me chamaram. Fiquei com a impressão que cada guichêt atende unas 4-5 pessoas por dia e soh!!!