sábado, 7 de abril de 2012

O crepúsculo dos faraós: exposição em Paris

Ums dos museus que mais gosto em Paris é o Musée Jacquemart-André. Além de estar situado em um fabuloso hôtel particulier do século de XIX, com uma coleção permanente impressionante, as exposições temporárias são sempre muito bem elaboradas e apresentadas, e de uma excelente qualidade.

Outra coisa que sempre me causa um imenso prazer quando visito o Jacquemart é que, ao contrário dos principais museus do circuito turístico (como Louvre, Orsay e Pompidou, por exemplo), o público que o freqüenta parece realmente interessado no que vê! Nos outros, sempre tenho a impressão que 90% das pessoas que estão lá é para dizer que foram, mas não se interessam por nada e mal sabem o que irão encontrar. 



 Aproveitamos para nos aprofundarmos na história do local e sua coleção permanente, mas desta vez fomos principalmente para a nova exposição "O crepúsculo dos faraós: obra-prima das das últimas dinastias egípcias".

Le Crépuscule des pharaons: chefs-d'oeuvre des dernières dynasties égyptiennes (até 23 de julho de 2012)

A exposição gira em torno de 3 pilares: o homem, o faraó e os deuses (e as diversas formas de representá-los)
As imagens dessas três estátuas foram encontradas no site da exposiçãoe outras reportagens a respeito, sendo as fotos  proibidas nas exposições temporárias.

Peças impressioantes foram reunidas e muitas delas apresentadas pela primeira vez (muitas de coleções particulares). Muita coisa veio de Berlim, Inglaterra e EUA. Obras realmente importantes do mundo da arte que foram organizadas e apresentadas para respeitar uma lógica cronológica e temática.

E minha gatinha (Bastet) preferida, que já tinha visto e fotografado no British Museum de Londres.

Para aprender um pouco mais sobre essa civilização fascinante aconselho o audio-guia da exposição, muito didátido e com explicações excelentes. Infelizmente não tem som em português (mas em inglês).

Desta vez fomos bem no começo da exposição e não enfrentamos fila! Aconselho evitar os últimos dias, pois realmente o tempo de espera pode ser muito longo para quem não comprou os ingressos especiais sem fila.

Site oficial do Museu:
http://www.musee-jacquemart-andre.com/fr/home

8 comentários:

Tatiana disse...

Vixie Mi....acho que faco parte desses 90%..rs...que vergonha ne?
Mas admiro quem conhece e aprecia!!!
Agora, cada vez que passo por aqui aprendo um pouquinho mais!!
Bjks!!

Cristiane Félix disse...

Oi Milena,adoro passar por aqui e saber um pouco mais de Paris.
Bom fim de semana.
Cris.

Sandra disse...

Eu adoraria ver esta exposição pois me interesso pela história egipcia!! Lembro que houve uma exposição sobre o Egito há alguns anos atrás aqui em Zurique, mas tudo era completamente "fake" e o ingresso custava super caro, então nem fui. Mas essa ai de Paris com peças originais deve ter sido super interessante!!!

Jorge Fortunato disse...

Desde a minha primeira visita à Paris o Jacquemart André figurava na lista de visitas. Mas, fui deixando, fui deixando... até que finalmente em 2009 fui visitá-lo. Vazio, vazio - perfeito para mim, pois detesto multidões (coisa difícil de evitar). Foi uma visita agradável e invejei os donos morando naquele palácio cercado de obras. Paris tem museus que ficam vazios e são muito interessantes, como o Carnavalet e o Petit Palais (ambos gratuitos!). O Louvre anda impraticável, mas tb já esgotei minhas visitas fiz umas 5 ou 6. E o meu preferido mesmo é o Musée de Cluny - sou apaixonado pelas tapeçaris da Dame à licorne. Esse eu visito sempre e tem exposiçõe stemporárias fantásticas!

Ana Paula Gervason disse...

Milena querida!

Uma Feliz Páscoa, muito amor, saúde, paz e chocolates é claro...

Bjsss

http://toutlamour.blogspot.com.br

Marta Faustino disse...

Olá...tenho a viagem marcada para a França e vou também passar por Paris. Mas como vou ficar somente três dias, o que me aconselha a visitar por aí? Agradeço.

Milena F. disse...

Tatiana, cada um tem seus próprios centros de interesse, não podemos julgar!

Cristiane, tentarei falar mais de Paris, pois me dei conta que acabo saindo do foco e o resultado é que o blog tem poucas informaçéoes de Paris realmente!

Sandra, ùmas que absurdo isso da exposição com tudo "fake"... só se for uma reconstituição mesmo! Eu adoro arte egipcia e adoraria um dia visitar o Egito!

Jorge, adoro museus "praticamente vazios"! Impossivel nos mais famosos como o Louvre (onde nunca me canso, ainda não consegui ver tudo e sempre tem alguma novidade), então aproveito sempre que posso! Carnavalet é lindo, hj queria passar lá com amigos mas estava fechado, acho que devido à Pascoa!

Milena F. disse...

Ana Paula, obrigada querida! Para vc tb!

Marta, depende se vc conhece ou não Paris e seus centros de interesse. Se for a primeira vez, recomendo os clássicos da cidade, como Torre, Arco do Triunfo, Louvre (se não gosta de museu ou néao tem tempo, apenas a visita exterior, já vale a pena!), ile de la Cité com a catedral Notre-Dame, e Montmartre+Igreja do Sacre-Coeur.