quarta-feira, 25 de abril de 2012

Um final de semana tranqüilo em Aachen

Essa cidade alemã (chamada de Aix-la-Chapelle pelos franceses) fica praticamente na fronteira com a Bélgica e não muito longe dos Países Baixos. Uma cidade de tamanho médio (cerca de 250 mil habitantes) que guarda a sua tranqüilidade (pelo menos durante o final de semana, quando estivemos lá!), mas ao mesmo tempo animada e alegre. 
Uma cidade conhecida pela sua água termal e cheia de fontes (parece que existem 67 espalhadas pela cidade!).
  A esquerda, Puppenbrunnen, a fonte dos bonecos, na qual todos os personagens são articulados. A direita, Hühnerdieb, Fonte do ladrão de galinhas (que por engano roubou um galo em uma feira e foi descoberto!)
Fischpüddelschen, fonte do peixe, à direita (a outra não consegui descobrir!)
O centro conta com várias ruazinhas charmosas destinadas aos pedestres, a maioria reconstruídas (a cidade foi muito destruída ao longo dos séculos!) em estilo neogótico e barroco.



Um excelente passeio histórico, com a sua catedral, o tesouro da catedral e a belíssima prefeitura.


A idéia de carlos Magno era de fazer da cidade uma nova Roma ao norte dos Alpes.
A decoração interna da igreja é bem marcado pelo estilo Bizantino, representando a maior cidade cristã da época. Ou seja, muitos mosaicos dourados e esses arcos de mármore que podemos ver abaixo.
Nessa catedral, durante 600 anos, 30 reais foram coroados.

 Parece que dá sorte alisar a pata da loba que fica na entrada da catedral!
(só espero que não seja nenhuma superstição milagrosa para engravidar!)
E onde tudo nos faz lembrar a passagem do imperador Carlos Magno. 

Rathaus (a prefeitura), construída no antigo local onde se situava o antigo palácio de Carlos Magno (sobrou uma das torres), em estilo gótico e mais tarde reformado com muitos toques barrocos.
 A prefeitura vista de "trás"
E de frente
E esses alemães são chegados em uns equinos!!!
 Em frente ao teatro
E em frente à estação de trem principal.

9 comentários:

Sandra disse...

Que cidade linda!! Lembro uma vez no curso de alemão, tivemos um tema sobre Aachen, exatamente sobre as fontes da cidade. Super interessante. Agua termal é tudo de bom!!

sheyla xavier disse...

OI, Milnena
Que legal seu blog e por você ter me encontrado rsrs Obrigada pela visita, volte sempre!
Estou encantada por todas estas fotos aqui e já virei seguidora.

Um grande beijo e uma linda quarta.
Sheyla.
http://blogdmulheres.blogspot.com

Deby-abelha disse...

Uma graca mesmo. Claro que eu iria encher muitas garrafinhas de água termal, que luxo!!!

Eu tentei deixar comentário pra vc em outros posts ontem, mas estava impossível. Espero que esse chegue.

Um bjo

Gisley Scott disse...

Gosto de saber mais dessas cidades que não são muito conhecidas.Elas mostram tanta beleza e às vezes me pergunto pq as pessoas não colocam cidades assim em pacotes turísticos.

Linda essa cidade.

Bjs

Mila de Illusoire disse...

Great photos! Looks like you had really great trip:-) I m glad you like it:-)

Unknown disse...

Olá Milena

O lugar é lindo.
Me perdoe a ausência, mas não estou conseguindo conciliar blog e vida real, já que os preparativos para a viagem estão tomando boa parte de meu tempo. Logo tudo estará mais calmo.

BJ0000000000.....................
www.amigadamoda1.com

Simone disse...

Milena, quanto tempo vcs gastaram no banho termal contanto a partir da entrada até a saída?

Milena F. disse...

Simone, jah fas um tempinho, mas acho que controlamos o tempo para ficarmos somente 2h30, que era a primeira tarifa. A diferença para ficar mais não era grande, mas não tinhamos muito tempo.
Estive em outra estação termal onde me explicaram que não deveriamos ficar mais de 30 minutos na agua, eu fiquei, estava tão bom, mas no meio da noite passei mal, acordei umas 3h da manhã com a cabeça explodindo e no hotel me disserram que foi excesso de "cura termal"...

Simone disse...

Oi Milena,
grata pelo retorno. Bem lembrado porque também já tinha ouvido sobre o tempo de imersão! Como Aachen é pequena, então dá tempo perfeitamente para o banho termal + caminhada na cidade e voltar a Colônia no mesmo dia, o que é minha idéia. Grata/Abço