terça-feira, 10 de abril de 2012

LaM, Museu de Arte Moderna de Villeneuve-d'Ascq

Para quem passa por Lille e gosta de Arte Moderna, a visita do LaM, o Musée d'Art Moderne de Villeneuve-d'Ascq é uma excelente pedida! Pertinho de Lille, acesso fácil pelo metrô ou de carro.

Ele sofreu recentemente uma grande restauração, foi modernizado e aumentado.



Uma rica coleção de arte do século XX, com nada menos que 7 telas de Modigliani.



Gostando ou não, a arte moderna não quer mais ser uma cópia da realidade. Para quem não conhece o universo artistico, uma obra deve representar a realidade como se "fosse uma foto". Mas há muito tempo reproduzir a realidade "como uma foto" não tem mais sentido para os artistas. Se do ponto de vista técnico é um excelente trabalho, não resta mais nada do ponto de vista criativo, entendem? Para quê reproduzir em pintura algo que a fotografia pode fazer muito melhor?
Um verdadeiro artista quer ser reconhecido pelo seu próprio estilo, por algo único, por ter criado algo novo, ter feito algo que ninguém fez antes.  E nesse sentido, Picasso a gente reconhece de longe (mesmo quem tenta copiar, fica apenas em uma cópia desajeitada de um Picasso). E os personagens de Modigliani, ninguém fez nada parecido antes nem depois! A gente bate o olho e sabe que se trata de uma obra dele! Aí está a verdadeira identidade do artista.
Picasso

 Fernand Léger
Léger foi um dos artistas com quem Tarsila do Amaral estudou em Paris (para quem conhece a obra da brasileira, podemos notar as influências)
Dubuffet
O museu também conta com obras contemporâneas e "arte bruta", esssa que considero bem primitiva e não curto muito.

Essa rua ficava bem ao lado do museu, achei tão bonitinha!



LaM
1 allée du Musée
59650 Villeneuve d’Ascq
France
http://www.musee-lam.fr (o site achei bem complicadinho de navegar!)

5 comentários:

Sandra disse...

Eu adoro arte moderna!! Acho bem isso que você citou: a arte não pode ser reproduzida como uma foto. Não ignoro os trabalhos de Monet, por ex, que retratou tão lindamente a natureza, mas definitivamente não é o meu estilo. Eu levei tempo para gostar da da arte contemporânea, antes achava tudo parecido com um rascunho...rs.. hoje vejo tudo com um novo olhar :-).Abs!

Viagem para Mulheress disse...

Amei! E o mais gostoso é que além da arte o lugar parece ser super agradável!

Ótima dica! Você poderia dar algumas no Viagem para Mulheres, hein!

Beijos

Deby-abelha disse...

Não sou muito fã de arte moderna.Acho modernosa demais, mas talvez iria ao museu pelo local em si que parece tão maravilhoso!!

Lulu disse...

GOstei da visita la. Confesso q esperava muita coisa doida q eu nao iria entender, mas foi interessante.

Vc explicou muito bem sobre a arte moderna. O estilo é o mais importante pro artista. E comom o Sylvain disse, pra entender certas obras tem q conhecer todo um contexto do q o autor queria passar.
Mas ca entre nos, tinha umas obras la q nos duas fariamos melhor, né? kkkk

Beijao

Anônimo disse...

Também sou um amante da arte, veja meu site www.antoninomuseum.com

um abraço antonino