sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

O falecimento de Oscar Niemeyer não passou despercebido aqui na França, terra onde ele foi e é muito admirado e respeitado. Vale lembrar também que ele foi exilado político aqui nos anos 70. 
Algumas palavras que os jornais têm escrito sobre ele: "estrela da arquitetura", "lirismo e sensualidade de seus prédios de concreto". Só elogios.

Brasília, a cidade moderna que foi erguida a partir do nada e "no nada" nos anos 50 também suscita a curiosidade dos franceses e europeus com um pouco mais de cultura e conhecimentos do Brasil que vão além da "pobreza-favelas-criminalidade". 

Não podemos ignorar o fato que ele deixa mais de 600 obras espalhadas pelo mundo, um feito que não é por qualquer um!!!

E a minha homenagem a esse gênio da arquitetura moderna fica por conta do museu que visitei em 2009 em Curitiba: imponente e futurista.

 O museu abre às 10horas, e não à meia noite, como deixa a entender a placa!
Túnel que nos dá uma impressão de estar fora da realidade tangível. 
Uma pena que o local seja tão pouco visitado (na época, espero que agora seja mais frequentado!)

Dei uma olhadinha no site e diversas exposições interessantes estão em cartaz atualmente, e a entrada é bem baratinha: somente 4 reais (2reais a meia-entrada)
Pessoal, vamos prestigiar a cultura do nosso país também!!! Quem for a Curitiba, não perca! E se motivos falta, a cidade é realmente linda!!!

Site do Museu Oscar Niemeyer: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/exposicoes

6 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Milena

Este olho é realmente um orgulho que tenho em minha cidade. Ele era um grande gênio, o orgulho brasileiro em arquitetura.
Um ótimo final de semana para vc.

AMIGA DA MODA by Kinha

Ana Maria Brogliato disse...

Estive na frente deste museu no ano passado, mas era 17h e não valia a pena entrar, pois o museu fechava às 18h. Só tirei algumas fotos na frente mesmo. Bjs
www.viagensebeleza.com

Helen disse...

Que bacana esse museu! Fui no link e achei bem interessante? Proxima vez que for a Curitiba, vou querer conhecer. O legado do Niemeyer é realmente impressionante. Uma pena ele nao estar mais conosco, mas ja estava na hora do seu descanso...104 anos nao é para qualquer um nao... :)
Beijinhos e bom final de semana!

Allan Robert P. J. disse...

Alguns personagens nos acostumaram a pensar que eles eram imortais.

Que pena que não são.

Jorge Fortunato disse...

Olá Milena
Visitei esse museu por duas vezes em 2006 e 2008. Aquele olho enorme flutuando sobre a estrutura é fantástico.
bjs

Beth Blue disse...

Coisa linda mesmo este museu! Pena que Curitiba não está na minha rota quando vou ao Brasil...fico sempre no Rio e visito família em Porto Alegre. E claro, também planejo viagens mais ecológicas com o meu filho (nature boy).

O Museu de Arte Moderna do Niemeyer em Niterói também é lindo, só vi de longe ano passado mas da próxima vez que for ao Rio certamente irei visitar!