sábado, 7 de julho de 2012

Paris vista através do Rio Sena

Para mim o Sena é um dos rios mais belos da Europa... Além disso, ao longo dele encontram-se umas das mais belas imagens de Paris. E não é por menos que existem centenas de passeios de barco todos os dias, proporcionando aos turistas e mesmo aos locais uma visão privilegiada da capital francesa.

Pode parecer piegas, mas eu recomendo sim uma visão de Paris através de um passeio fluvial! 

Sempre recomendo um passeio à noite, pois a cidade luz fica ainda mais bela com todas as suas luzes! Mas e então, como escolher? 

Existem vários tipos, dentre eles, apenas o passeio, com ou sem informações turísticas, que entra na categoria mais acessível:

Bateaux Parisiens
Preferi esse, pois além dos comentários tudo é acompanhado com músicas francesas... Para quem quer a versão completa!!!
Eles também possuem barcos com opção de almoço ou jantar.

Vedettes du Pont Neuf
Sai da frente da Notre-Dame, tem comentários, mas fiquei decepcionada pois não tinha música :(

O passeio tem praticamente a mesma duração nos dois (cerca de 1 hora), e o preço é o mesmo (em torno de 12€, mas pelos sites é possível encontrar promoções).

Mas e quem gostaria de jantar apreciando essa vista única? Tem para todos os gostos e bolsos!

Gostei muito do Calife, que sai igualmente perto da Notre-Dame (na verdade quase embaixo do Pont des Arts). Da primeira vez que fui não falava francês direito e fiz a reserva pela internet! O barco é pequeno, mas com toda uma magia ao cair da noite! O ambiente é calmo, a comida deliciosa, e ele se descoca lentamente para que os passageiros possam aproveitar tranquilamente a paisagem e o jantar! Como eu tinha comentado no e-mail que era aniversário do Sylvain, eles fizeram a surpresa trazendo um bolo e cantando parabéns! Adoramos o serviço!

 Como vocês podem perceber, o barco é todo de vidro, inclusive o teto. Nesse dia estava chovendo um pouquinho e estava muito frio (fevereiro), mas não atrapalhou em nada o passeio!

Mas recentemente fomos testar com amigos o Paris en Scène... Foi muita decepção! O barco era bonitinho e novo, enorme, mas para começar não adiantou nada ter reservado, os lugares eram distribuídos por ordem de chegada. Não existem mesas, mas poltronas com uma mesinha individual, quase como as de avião (ok, é mais chiquezinho), e a gente fica de frente para a paisagem, não existindo uma mesa de verdade. E os lugares são mais para a cada 2 pessoas. Nós eramos um grupo de 6, então 4 ficaram na frente e 2 atrás, não dava para estabelecer um diálogo. Além disso nesse dia tinha um grupo meio vulgar, com meninas semi-nuas em vestidos ultra-colantes dançando "descendo até o chão" no meio no barco, rindo e falando alto! Podem me chamar de preconceituosa, mas talvez esteja um pouco velha e essa não é bem a minha definição de "passar uma noite agradável" em companhia de amigos explorando a mais bela cidade do mundo (na minha opinião, que fique claro!)
E a comida? Vocês tem certeza que querem saber? Tinhamos escolhido a opção entrada, prato e sobremesa, com uma garrafa de champagne. Quem quiser água (a água da torneira potável é disponibilizada de graça em todos os restaurantes franceses) vai ter que pagar 7€ por uma garrafinha de 500ml de Evian, que custa alguns centavos no supermercado! Sem contar que o barco se locomovia em alta velocidade! Quando a gente via, a paisagem já tinha passado e estava lá atrás (o objetivo é fazer o máximo possível de viagens por dia).
(a gente até pode se decepcionar, mas não perde o sorriso!)
A entrada era para ser chique, para "turista ver", servindo o "tradicional" fois gras. Eu achei bom, não tenho todo esse refinamento, mas não tinha nada a ver com o fois gras de verdadeEra outra coisa.

Como prato, podíamos escolher entre salmão e frango. Ambos servidos com arroz. Escolhi o peixe, que estava muito longe de ser fresco e o molho mais industrializado impossível... Enfim, comida de bandeijão! Quanto ao frango, provei o do Sylvain, com um molho shoyu, uma tentativa frustrada de agradar os clientes asiáticos, tenho a impressão...

E a sobremesa? Praticamente uns biscoitinhos que encontramos no supermercado, que são bons, mas para doce de supermercado!!! Não tirei foto, achei que não valia a pena... Depois fico pensando que muita gente que vem para Paris e janta (ou almoça) em um "restaurante" desses acaba pensando que está provando a verdadeira gastronomia francesa! Imagino a decepção, deve ser ainda mais que a minha, que já imaginava que era uma armadilha para turista.
Mas tirando todos esses pontos negativos, eles são reputados por serem os mais baratos e o que vale a pena é a vista!!!!

 Na torre o barco até que demorou mais tempo.

E que tal dormir sobre as águas do Sena?
Sim, é possível! estive no Vip-Paris, um barco que propõe jantar (o barco se movimenta lentamente durante o jantar), depois dormimos ancorados, e no dia seguinte existe uma excelente opção de café da manhã!

 A nossa cabine era uma dessas ali atrás, com água corrente, chuveiro, tudo pequeno mas funcional.
  Um ambiente bem agradável, equipe e clientes simpáticos, refeição de qualidade.
Estivemos antes de uma reforma completa nas instalações, os comentários são ainda melhores atualmente.

Vontade de navegar? Não esqueça de levar um casaquinho mesmo no verão, uma écharpe para proteger o pescoço e algo para cobrir a cabeça dos menos bem-servidos em termos de capilares... E bom passeio!

Informações úteis:

Le Calife
http://www.calife.com/

Vip Paris
http://www.le-vip-paris.com/fr/pages/yacht-hotel-paris-nuit-romantique-insolite/1/

Bateaux Parisiens
http://www.bateauxparisiens.com/

Vedettes du Pont Neuf
http://www.vedettesdupontneuf.fr/

7 comentários:

Flavia disse...

Milena, rio sena ,a lá romance, acho lindo rs.Gostei sobre o que disse sobre o menu francês de como os turistas ,comem algo achando que estão comendo a melhor refeição francesa, boa observação ficaadica a todos.Beijocas

cantinho da Nany na Italia 1 disse...

Nem me fala menina, fiz esse passeio, pra mim foi emocionante. Paris é Paris. pra mim o momento mais emocionante foi quando dei de cara a primeira vista com a torre, me emocionei de verdade...bjsss

Fernanda Cavalaro disse...

Milena, que delicia seu blog...

Meu sonho eh conhecer Paris. Pretendo realiza-lo logo. Pretendo comecar com o frances no proximo semestre, ja que na minha faculdade, posso escolher o frances como 2 lingua. Estou muito ansiosa :)

Valeu pelas dicas dos passeios nos barcos.

Beijos

Milena disse...

Quando vc começou a falar do jantar achei que ia falar que tinha sido algo maravilhoso, que pena que deixou a desejar. E eu tb. detesto esse tipo de gente vulgar em lugar público, não tem nada a ver com sermos velhas ou caretas, até porque estamos longe disso, só não gostamos de falta de respeito. Certo?
Bom final de semana.

Carla disse...

adorei as sugestoes! Quero muito ir a Paris, ta nos planos ha tempos e sempre adiamos! A questao do restaurante sempre tem vezes que nos decepcionamos ne? que chato! bjao

Tatiane disse...

Adorei as dicas! So fiz o passeio tradicional, um dia volto com mais calma so para fazer o passeio com jantar a noite e ja sei qual escolher!

Fernanda disse...

Nossa Milena, você é expert em passeio de barco pelo Sena! hehehe

Eu fiz uma vez o passeio com jantar com meu marido, era nosso aniversario de casamento.

Escolhemos uma das formulas mais caras da Bateaux Parisiens, com direito a mesa na janela e tal. Gostei muito do passeio, a comida era gostosa e em grande quantidade. Mas claro, nada transcedental, minha sobremesa por exemplo era LeNôtre, da para comer a mesma coisa em terra firme pagando menos da metade do preço, né.

Mas mesmo assim, eu acho que vale a pena em uma ocasião especial, não existe ambiente de restaurante nenhum que valha Paris iluminada...