terça-feira, 31 de julho de 2012

Mas... E por que a China?

Quando eu era adolescente e que me sobrava um dinheirinho, de vez em quando eu gostava de comprar a revista National Geographic em inglês. Apesar de cara para o meu budget, eu adorava olhar as belíssimas fotos e imaginar esses lugares tão distantes queprovavelmente eu nunca iria conhecer pessoalmente. Foi assim que há mais de 15 anos, provavelmente, deparei-me um dia com os Guerreiros Chineses de Terracota. Fiquei tão impressionada por essa descoberta relativamente recente e a partir desse dia comecei a sonhar mais de perto com a China.
Em 2008 me deparei com uma exposição temporária sobre o tema na Picanoteca de Paris. Alguns guerreiros, cavalos e outros objetos foram trazidos da China especialmente para a exposição. Meu desejo de ver de perto só aumentou!!!
Provavelmente nessa data terei realizado esse sonho, de vê-los o mais perto possível!!!
Mas por enquanto deixo para vocês as imagens dos trabalhos que os alunos de Sylvain fizeram esse ano sobre o tema. espero que deixem vocês com vontade de embarcar comigo nessa viagem!!!




7 comentários:

Marta Faustino disse...

Que bonitos! Também adoraria visitar a China (e o Japão, a Alemanha, o México...lol. Bj grande

Liza disse...

Nossa tantos detalhes... Pura arte. Lindos!!!
Obrigada por dividir e parabens pra os alunos do maridao!!!

Beijinhos!!

Allan Robert P. J. disse...

A China tem essa capacidade de impressionar a gente. Um dia vou comer comida chinesa. Na China.

:)

Nadja Kari disse...

Adorei as fotos... eu costumava fazer o mesmo. (até hoje aliás) Comprar a Nat Geo em inglês e me deliciar com tudo que ela me ensinava!!!

Wilqui Dias disse...

Tem-se mesmo vontade de conhecer só de ler, muito interessante a cultura chinesa quando vejo filmes sinto o mesmo que vc, conhecer e saber mais um cadim, por sorte o irmao do maridao é casado com uma chinesa, nao fui a china ainda, mas como as comidas de la hummmm sao tao boas!!!
Vim lhe agradecer pelo desejo de boa viagem foi tudo muito bom, e estamos de volta!!bjao

Milena F. disse...

Marta, eu tb! Desta país que citaste conheço um pouco a Alemanha, que adoro e volto sempre que posso!!!

Liza, eu queria saber trabalhar como essas crianças!

Allan, a China conseguiu me impressionar ainda mais na realidade!!! Adorei comer comida chinesa na China, mas com 3 semanas eu não suportava mais!

Nadja, adoro essa revista, mas é verdade que não compro há anos!

Wilqui, tudo lindo, adorei e voltei ainda mais apaixonada!!!

Sylvain disse...

J'ai mis en place ce cours d'arts visuels pour mes élèves de CM2 et ces sculptures sont, par conséquent, réalisées par des enfants de 10 ans.Cette séquence leur a permis de se familiariser avec l'art chinois à travers une merveille archéologique "L'armée des guerriers de terre cuite protégeant le mausolée de l'empereur QIN "Mes classes ont ainsi développé leurs aptitudes à mettre en forme un volume dans l'espace à travers des notions essentielles comme 1-l'équilibre des masses 2- le sens de l'observation et du détail 3- l'interprétation plastique d'une oeuvre réelle observée 4-la découverte du modelage de l'argile comme moyen d'expression plastique 5-la réalisation d'un travail collectif par regroupement de productions individuelles et prises de vue finale... Une trés belle expérience dans ce métier passionnant!!!