domingo, 22 de julho de 2012

Cuidando da saúde em viagem

Além de ficar bela, também queremos estar em boa saúde para aproveitar cada momento da viagem!

Seguro saúde
A primeira etapa que considero fundamental é estar assegurado! Muitas agências de viagens (diretamente ou pela internet), bancos e seguradoras vendem esse serviço. Nós somos assegurados automaticamente pelo cartão de crédito e sempre pedimos um atestado pelo site (para quem mora na França, não sei se vale para outros países da Europa) https://www.europ-cartes.com/fr 
Eles nos enviam pelo correio quando o país exige um documento original (como para pedir o visto para a Rússia) ou por e-mail em poucos dias. quem tem mais urgência, precisa pagar uma taxa.

Vacinas 
Para a China eles não exigem nenhuma vacina de quem chega por um país da Europa, mas é melhor verificar, pois algumas vacinas são exigidas de quem chega do Brasil. Vale lembrar que para a OMS o Brasil é considerado um país de risco de febre amarela, então outros países exigem esse certificado de quem vem do Brasil, como é o caso da China.



Contudo é aconselhável ter tomado as vacinas básicas. Eu fiz uma visitinha ao meu médico há algumas semanas e acabei tomando a vacina contra o tétano, difiteria, pólio e coqueluche (REPEVAX), já que aqui na França somos aconselhados a refazer a vacina a cada 10 anos. Não custava (literalmente) nada, só fiquei com o braço dolorido e mole alguns dias. 


E vamos aqui ao nosso kit de primeiros socorros:
- um analgésico, ou seja, um medicamento para dor e febre (como paracetamol, doliprane). 
- um medicamento contra a diarréia: ainda mais na China ou outros países exóticos onde a comida é muito diferente da nossa, melhor ter um sempre disponível!
- um antibiótico de amplo espectro em caso de infecções.
- um antihistaminico, para casos de alergias. 
- um antisséptico para desinfectar em casos de cortes e machucados.
- curativos estilo band aid para pequenos machucados e gaze e faixa para machucados maiores.
- produto contra os mosquitos que podem estar presentem em algumas localidades da China.

4 comentários:

Flavia disse...

Não sabia sobre o seguro saúde, mas as vacinas sim devido ao meu curso de Comissária, tive que tomar 2 para tirar meu CCF, e outras não pois já havia na minha carteirinha e graças a minha mãe ela guardou essa carteirinhas e retirei com ela há 2 anos atrás só nos damos conta do que precisamos quando nos fazem falta hehehe.China acho que a alimentação deve ser esquisita, não sei se irá nos falar sobre as férias mas seria bem legal.beijocas

Anônimo disse...

Milena, para mim o item principal é o seguro saúde...sempre que viajamos providenciamos em primeiro lugar, já que nunca sabemos o que pode nos acontecer...melhor previnir...remedinhos, levo os básicos e como eu enjoo facilmente, em avião, ônibus ou trem, os meus remédios de enjôo vão na bolsa e com receita, caso as autoridades dos países visitados peçam...boas dicas essas! beijos


diariodasuu.blogspot.com

Sandra disse...

Geralmente eu não me preocupo tanto com remédios quando fazemos alguma viagem exótica (Brasil??..rs...), pois meu marido se encarrega deste quesito. A necessarie dele de primeiros socorros tem de tudo um pouco! Mas é super importante estar prevenida. Boas férias!!!

Enaldo Soares disse...

Oi,Milena. Fiquei doze dias em Londres e estou publicando sobre a viagem no meu blog. Dê um pulo lá quando tiver tempo.