quinta-feira, 7 de abril de 2011

Giverny e a Casa de Monet

          Para quem está ou estará nas redondezas de Paris entre abril e outubro, uma visita imperdível é a casa e os jardins de Monet.
          Para quem não conhece, Claude Monet é um dos mestres do Impressionismo, para não dizer o mais conhecido e talvez mesmo o mais importante. Para se ter uma idéia, a exposição em torno da sua obra que teve lugar recentemente em Paris no Grand Palais bateu "o recorde de todos os recordes" de visitação, mais do que a exposição que anteriormente foi um sucesso (Picasso e os Mestres), e pessoas chegaram a ficar 7 horas na fila. Nos últimos dias a exposição ficou aberta 24 horas por dia, e mesmo assim não dava conta de atender a todos os visitantes.
          Visitar a sua casa e os seus jardins é fazer uma viagem no tempo e entrar no universo do artista. Monet viveu nessa casa 43 anos de sua vida (de 1883 a 1926, no final dela). Apaixonado pela jardinagem, ele dizia que o seu jardim era a sua maior obra (de arte). E o mesmo foi fonte das mais férteis inspirações para as suas pinturas.



          Saindo de trem de Paris, a estação (gare) mais próxima é Vernon. Descendo em Vernon, existem ônibus que fazem o trajeto até Giverny, onde é possível alugar uma bicicleta bem em frente à gare. A distância sendo de apenas 4 ou 5km e o dia lindo, optamos por fazer o trajeto a pé! Isso nos possibilitou conhecer um pouquinho da cidade de Vernon, muito charmosa:
          No caminho para Giverny, uma casa mais encantadora do que a outra, com jardins lindos. Nos demoramos observando uma em particular, e não é que os proprietários vieram abrir a porta para nós e nos convidaram para entrar? Eles nos mostraram todo o jardim, a casa, convidaram-nos para um café, realmente uns amores (para quem acha que os franceses são antipáticos e frios!), mas tivemos que nos apressar pois ficamos ali quase uma hora e tinhamos muito caminho pela frente!

Casa dos nossos simpáticos anfitriões


          Giverny é um charme de village (cidadezinha). Além da Fundação Monet, existe um museu bem interessante a visitar (Musée des Impressionismes) e a igrejinha da cidade com o cemitério, onde está sepultado Monet. Um passeio e tanto!

Eu já estive lá e recomendo. E você, o que pensa?

17 comentários:

Carla Soar disse...

1o. Eu "penso" que eu adoro estes vícios bilingues :)
2o. Eu "acho" a última foto maravilhosa, parabéns ao fotografo!
3o. Sinto-me decepcionada comigo própria, por já ter ido tantas vezes a Paris, por amar Monet e jamais, nunquinha ter ido até Giverny :(
4o. Sinto-me animada por ter novamente mais um motivo para voltar a Paris

Beth Blue disse...

Nossa, que delícia de post...eu não estive lá não mas já tinah ouvido falar. E agora com suas fotos fiquei ainda com mais vontade de conhecer!

Você virá à Amsterdã em breve? Mande um email pra mim pra combinarmos um café: pinheiro_elizabeth@yahoo.com.

greetings from Amsterdam!



PS. Acabei de postar uma criação de primavera, vai lá olhar...

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Uau, que lindo, que beleza tudo isso.

Incrível esses passeios, nao?

Bjao

Sylvain disse...

Il faut tout de même bien avouer que cette magnifique ballade dans les jardins de Monet ne vaut la peine que par beau temps. Les effets fascinants de la lumière dans le paysage et la faculté de celle-ci à bousculer notre perception des choses tout au long de la journée n'ont pas échappé aux impressionistes qui en ont vite fait un objet d'étude des plus stimulants. Alors oui c'est magnifique....mais consultez bien la météo avant le départ!!! hi hi hi

Rosely disse...

Oi,
Não comento todos os posts mas TO ADORANDO O BLOG e sempre estou por aqui lendo!
Parabéns e vida longa pro seu Blog.

Beijocas!1

Rosely

Luciene disse...

Aaaaah sou doida pra ir la. Merci pela explicaçao. :)
As fotos estao lindas.

Bjim

Deby-abelha disse...

Milena, essa foi uma das visitas que não fizemos qd estivemos em Paris e eu me arrependi muito! Mas se em alguma outra oportunidade um dia eu voltar a Paris, sem dúvidas a casa de Monet estará no roteiro. Ainda mais depois dessas fotos lindas que vc tirou.

Taise Pottier disse...

Oi Milena! nossa que lindo, estou a meses pedindo pro Guillaume me levar,mas agora com essas suas fotos lindas não vou mais pedir e sim ordenar....rsrs.bjs
Tenha um otimo fim de semana!

little cintia disse...

geeente, que dica boa. ta na minha lista do que fazer na proxima vez que eu for ai... :) beijos.

Denise Egito disse...

Uma das minhas maiores frustrações quando estive em Paris, foi não ter conseguido ir a casa de Monet. E eu adoro o trabalho desse artista, tenho uma reprodução dele na minha casa e tudo.
Mas, olhando por outro lado, é um motivo a mais para eu voltar à Paris. =P
Um beijo pra você

Any Brasil disse...

geeente que máximo, lugar lindo.
trendluxo.blogspot.com

Mi disse...

que cidadezinha mais linda!! parece um monte de casinhas de bonecas! =) uma otima dica! bjs!

Alba disse...

Lindíssimo, Milena! Em janeiro, não fui à exposição no Grand Palais, mas fui à uma bélissima exposição também no Museu Marmotan-Monet.Telas imensas retratando os jardins de Giverny,fotos, filmes,esboços...Como fui duas vezes à Paris, mas somente no inverno, nunca foi possível fazer este passeio :( Pretendo ir em julho, se der tudo certo, vou incluir esta maravilha de passeio.Beijooo!Parabéns pelo seu blog!

Cris disse...

Sempre quis visitar, mas apesar dos 2,5 anos morando em Paris, nunca fomos!
Quem sabe da proxima vez que eu for a França, como turista? =)
As fotos estão lindas demais!

Milena F. disse...

Quem ainda não foi, como foi dito acima, fica aí mais um motivo para voltar por aqui e visitar a casa de Monet... E quem está por aqui e ainda não foi, com esses dias lindos, aproveitem!!!

Maria Célia disse...

Oi Milena
Eu penso que adoraria ir até Giverny.
Conhecer Paris é meu maior sonho de consumo, me interesso por tudo que diz respeito a esta cidade encantadora.
Amei seu blog.
Beijo.

gigisantos disse...

Milena,
Como apreciadora fiel da obra de Claude Monet sempre tive o sonho de visitar Giverny. Principalmente quando dei de presente pra minha filha mais nova o livro Linéia nos Jardins de Monet, livro este para crianças. Na Minha segunda visita a Paris fui conhecê-lo e apresentá-lo à uma amiga que adora flores,é professora de Ikebana e nunca tinha ouvido falar nos Jardins de Monet.
Pense na Felicidade de uma Criatura ao realizar um Sonho. Imagine a Felicidade redobrada quando a pessoa em questão chegou em Giverny! Sonhos já tive muitos realizados, mas este foi algo Incomparável!
A todos que leiam este comentário dou um conselho: Façam o seu Melhor para ir à casa onde Monet viveu por 43 anos.Vocês sairão de lá com a Alma em Festa.