terça-feira, 26 de março de 2013

Istambul: vivendo plenamente!

Mais para o início do mês de março, aproveitando o meu aniversário e as férias escolares de inverno, consegui conciliar alguns dias de férias e fomos conhecer Istambul. Atualmente se trata de uma das cidades mais visitadas do mundo, uma verdadeira febre, parece que todos os franceses (que viajam) já foram e se tornou o sonho de consumo dos brasileiros, ainda mais com a superexposição da novela.
A Mesquita Azul  (Sultanahmet Camii, ou Mesquita do Sultão Ahmet), a única de Istambul com 6 minaretes. Magia pura!!!

Apesar de sermos fascinados pela história dessa cidade que já foi conhecida como Bizancio (até 330 d.C.) e Constantinopla (até 1453, com o eposódio conhecido como a queda de Constantinopla), que já foi capital do Império Bizantino, Romano e Otomano, e de todo o material que absorvemos para irmos "entrando no clima", colocar os pés em Istambul nos proporcionou algo de completamente novo, uma verdadeira experiência a todos e em todos sentidos! A visão se regala com tanta beleza e diversidade, a audição encontra um novo prazer ao escutar os sons da cidade, algo até então completamente novo para mim, o olfato e o paladar atingem o climax com todos esses cheiros e gostos de temperos vindos do oriente e a gente tem vontade de tocar em tudo (o que não é possível, claro), mas a gente se belisca para ver se não estamos sonhando...

As casas de madeira características do século XIX, muitas delas restauradas, outras em ruínas.


Basílica de Santa Sofia
 Corno de Ouro e a Torre de Galata ao fundo.




Uma parte da cidade vista do alto da torre de Galata, podemos admirar suas principais mesquitas e reconhecer algumas pelos seus minaretes.

Gostou? Em breve tem mais, é que preciso organizar tudo isso na minha cabeça antes de colocar em palavras, ilustradas por imagens. 

9 comentários:

Enaldo Soares disse...

E aí, Milena, cada vez mais "viajandona", e depois diz que "o seu blog não é de turismo", rs...

É necessário conhecer turco, ou dá para se virar somente com inglês?

Gisley Scott disse...

A cidade apresenta características exóticas e se mostrou muito bela nas fotos.Fico no aguardo dos posts futuros.

Bjs

Marta Faustino disse...

Confesso que adorei Istambul. A cidade é única e linda! Beijnhos.

P.S-Continua que eu quero ver mais...

Jorge Fortunato disse...

Milena
Je suis bouche bée! Que viagem! Meu sonho de consumo, não necessariamente por causa dessa novela caída da Glória Perez, mas porque sempre desejei visitar esse país. Lembro que em 2007 estava em Budapeste e num dia da viagem a Ponte da Correntes estava cheia de bandeirinhas da Turquia. E naquele dia decidi que iria fazer essa viagem.
Beijos e ansioso para ver outros posts.

Inaie disse...

Adorei as fotos. Sonho em ir a Turquia! Não conheço

:-(

Beth Blue disse...

Nossa Milena, meu sonho de viagem hoje em dia é Istanbul! Deve ser mesmo uma experiência e tanto passear pelas ruas desta cidade. Sortuda você!

Aqui na Holanda, Istanbul também é uma das city trips mais populares. Istanbul is booming! E outro dia mesmo vi o presidente dizer que s Turquia não precisa mais da Comunidade Européia, que dificulta sua entrada no cluble dos seletos há anos...enfim, a Turquia não precisa mesmo do Euro e desta crise que nunca acaba, né?

Vou acompanhar os próximos posts!

Unknown disse...

Olá Milena

Sei que estou devendo muitas visitas, mas agora deixarei para depois, já que estou saindo de viagem e assim que possível, postarei as fotos.

QUER SABER MAIS? VEJA O POST DE AMANHÃ...

AMIGA da MODA by Kinha

Milena F. disse...

Enaldo, dá para se virar bem nos locais turísticos, eles estão bem preparados e são bem cosmopolistas! Mas saindo dos locais turísticos, só mesmo com gestos! Mesmo com endereço escrito, era difícil mostrar um papel para pedir uma direção que ainda existe uma parte da população que não sabe ler.

Gente, em breve mais posts, estou sem tempo :( (por enquanto nada de viagens)

Beth, se eles forem realmente inteligentes, melhor se manterem dessa zona euro!!!

Marcos disse...

muito legal seu blog parabéns, tambem tenho um blog de viagens o

http://www.escolhasuaviagem.com