terça-feira, 2 de abril de 2013

Amiens: riqueza arquitetural e natureza

Vamos conhecer mais uma cidade francesa? 
Amiens é a maior cidade da Picardie, a cerca de 120 km de Paris. Famosa pela sua catedral, ela é também conhecida pelos seus jardins pantanosos e canais. Muito verde e uma natureza exuberante nessa parte da cidade!
 Esses jardins flutuantes começaram a ser construídos na Idade Média!!!
O único acesso é de barco


Trata-se de um destino de fácil acesso para quem vem (ou vai) de Paris, Lille ou Bruxelas, de carro ou de trem, e seu patrimônio histórico e cultural é bem rico e variado:


Catedral de Notre-Dame: inscrita no patrimônio mundial da Unesco. Construída no século XIII, ela é duas vezes maior do que a Notre-Dame de Paris, e a maior construção religiosa medieval da França.
Ao solo, podemos admirar um labirindo de 234 metros de comprimento.




Bairro Saint-Leu, com seus canais, que foi reurbanizado nos anos 90. Antigamente era um bairro bem pobre onde moravam tintureiros, açougueiros e tanneurs (que trabalham o couro), já que para essas profissões era necessário muita água. Hoje é seguro sair ali à noite e curtir a vida noturna com seus bares e restaurantes. Muito agradável caminhar pelas ruazinhas, atravessar as pontes, parar em um café ou dar uma olhadinha nos antiquários (afinal, nunca sabemos se vamos nos apaixonar por uma cômoda a ponto de trazê-la para casa no trem!)




Casa de Jules Verne, onde ele morou com sua esposa de 1882 a 1900. A casa é linda, foi totalmente restaurada há alguns anos e abriga um acervo muito interessante. Nela podemos divagar e reviver a personalidade do escritor, suas fontes  de inspiração e outras lembranças. Para quem não está associando o nome, foi ele quem escreveu "A volta ao mundo em 80 dias", "Viagem ao centro da terra", "20 mil léguas submarinas".


Muitas outras atrações nos esperam em Amiens e arredores, mas em um final de semana não conseguimos explorar tudo o que gostaríamos... Desculpa para voltar!

5 comentários:

Wilqui Dias disse...

Eu olho as fotos e penso....
Mundo injusto!!!
Cara quanto sol ´´perai´´
Aqui neve até umas horas.
Dá pra dizer...Corram para Amiens!!!
Ao invés de corram pra colinas!!!(por que nas colinas ta pior rsrs bemmmm pior) bjs

Trilhamarupiara disse...

Show demais Milena, amei conhecer, fotos lindas, dá uma super vontade de estar lá! Bjoooooss

Deby-abelha disse...

Muito charmosa. Fiquei assustada com tanto verde, enquanto Estolcomo ainda tem neve :(

Enaldo Soares disse...

Pô, Milena, todo mundo conhece Júlio Verne, rs...

Milena F. disse...

Wilqui, o inverno por aqui também foi duro e está sendo longo... Por isso a gente valoriza qualquer diazinho de sol!!!

Deborah, vocês que moram mais "acima" devem estar sofrendo!!! Espero que a primavera chegue logo por aí!

Enaldo, você superestima muito o brasileiro normal... Outro dia li um blog que citava Oscar Wilde e nos comentários ninguém conhecia nem nunca tinha ouvido falar nem do "Retrado de Dorian Grey". A mesma coisa para o Victor Hugo e Jane Austen... As histórias de Jules Verne a maioria das pessoas já ouviram falar ou viram em filmes, mas amaioria nem sabe quem escreveu, ou que são clássicos da literatura mundial, nem que é francês... Então, por via das dúvidas, prefiro explicar, mesmo que fique muito básico para quem conhece!!!