segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O que ver em Dublin?

Dublin é uma cidade que se descobre à pé! O único transporte necessário é do aeroporto ao centro, nada mais...

Mas o que tem para ver? Vamos por partes, começando por um passeio à pé para descobrir toda essa riqueza.

 - Passear pelas ruas, flanar e se perder! Arquiteturalmente falando, praticamente nada mudou há um século, o que já é motivo suficiente para me agradar! Ruas que paressem sair diretamente de uma pintura do século XIX convivemperfeitamente com as catedrais antigas e algumas mesmo medievais.



 Molly Malone


Sem esquecer um passeio pelas margens do rio Liffey que corta a cidade,com suas pontos (adoro pontes!). O lado norte é considerado mais pobre, tendo acolhido as classe operária, enquanto no sulencontravam-se as classes médias e mais abastadas. 
Antigas fábricas ao norte do rio
  Suas residências georgianas ao sul

- Temple Bar
O famoso bairro animado com seus bares, ambiente convivial e alegre, muita música (geralmente ao vivo) e iluminação... Os pubs irlandeses são verdadeiras instituições, acredito que não encontramosnada de comparável no mundo. São mais de  mil na cidade. Uma experiência única! Mas para quem quer fazer a festa, vale lembrar que a animação começa cedo, ou seja, nada de esperar a madrugada! Porém é um bairro verdadeiramente turístico, vamos encontrar mais estrangeiros e turistas por ali a clientela local se encontra mais em outros bares um poco fora desse circuito.


- Seus parques e áreas verdes. Um dos mais conhecidos é o St Stephen Park, no coração da cidade, mas no inverno é meio tristinho. Imagino que na primavera e verão seja um dos lugares mais frequentados pelos habitantes. Vi até umas gaúchas tomando chimarrão, que invejinha, já que nunca vi em Paris!

Trinity College: A primeira universidade fundada na Irlanda em 1592 pela rainha Elizabeth I. Ali estudaram grandes personagens da história da Irlanda. A arquitetura que podemos ver atualmente é sóbria e os prédios mais antigos são do século XVIII. Podemos entrar e passear tranquila e gratuitamente pelo campus, mas para apreciar seus mais importantes tesouros, é necessário pagar o direito de entrada. 



Castelo de Dublin e seus arredores: a cidade sofreu muitas demolições e transformações ao longo dos séculos e por isso encontramos poucos traços medievais. Apesar de sua estrutura datando de 1204, o castelo sofreu muitas modificações ao longo da história e o resultado atual não agrada a todos devido ao seu atual estilo de gosto duvidoso. 

Mas é nessa região do castelo que encontramos vestígios das construções do século XII, como a catedral de São Patrick e outras construções religiosas.




Gostou? Em breve mais detalhes sobre seus impressionantes templos religiosos, museus e gastronomia!

13 comentários:

Enaldo Soares disse...

Milena, me tire uma duvida. No dia-a-dia os dublinenses falam inglês ou irlandês? O meu orientador é irlandês de Dublin e disse que não aprendeu direito a falar irlandês (ele fala inglês do norte de Londres)

little cintia disse...

deu vontade de ir, nunca fui :)

Milena F. disse...

Natalie, fico muito contente com a notícia!!! Obrigada!!!

Enaldo, pelo que andei pesquisando, Dublin é a cidade mais "inglesa" da Irlanda e lá se fala inglês no dia a dia. Algumas escolas tradicionais de Dublin e Irlanda em geral disponibilizam ensino nas duas línguas, muito mais por tradição e para que a língua não morra.
Talvez no interior se fale o "irlandês", mas em Dublin todo mundo com quem falamos (incluindo correios) falava inglês (mas que inglês difícil de entender!!!)

Cintia, e vc não está tão longe, quem sabe vai passear em breve por lá?

Deby-abelha disse...

Milena, de todos os lugares deslumbrantes e de todos os posts atrativos que eu já li no seu blog, Dublin é uma das cidades que não me atrai muito. Talvez vc mude essa minha idéia nos seus post seguintes, mas geralmente as fotos que vejo me parece uma cidade tão cinza?! Morta?!
Não sei, como disse antes... Talvez vc me faca mudar de idéia com suas novas perspectivas!

P.S - Seu casaco vermelho é simplesmente lindo!!!

Milena F. disse...

Deborah, cinza pode ser, principalmente nessa época do ano, e dependendo da época... Mas "morta" posso dizer que de jeito nenhum! As ruas estão sempre lotadas e animadas (com exceção de domingo pela manhã, mas acho que é normal). Acontece que nas fotos, prefiro escolher um momento ou um ângulo em que não tenha ninguém! Por exemplo, foi um sufoco para fotografar esse pub do Temple Bar, mas a cada vez que consigo uma foto (eu fotografando ou sendo fotografada) sem um desconhecido nela, para mim é uma vitória :)
Entretanto, acredito que para quem more tenha sim uma tranquilidade maior do que em cidades como Paris e Londres (desde que não more nos bairros turísticos de Dublin).

Bia disse...

Suas fotos estáo ótimas! Eu sempre tive uma certa vontade de ir a Dublin, mas agora me apaixonei! Viajar em Dublin através dos seus olhos me encantou!

annafletcherdublin disse...

dublin é muito linda, por mais que vocÊ ande por tudo quanto é lado sempre tem uma descoberta incrivel hahahaha

eu disse...

Oi Milena!

Gostei! :)
E aguardo novo post sobre os templos, museus e gastronomia...

Vc me faz viajar pelo mundo, sentada no meu sofá :P

Bjsssssss

Nina disse...

uau, que legal, meu marido adora a irlanda, ja esteve la varias vezes e eu ate hj nao fui. nunca rola da gente ir.

Elvira disse...

Oi Milena.
Dublin me pareceu uma cidade muito bonita.
Sempre ouvi falar que era cinza e chuvosa. É assim mesmo? Pelas suas fotos não parece não.
Achei linda a porta vermelha.

Bjs.
Elvira

Marta Faustino disse...

Olá Milena,

Não posso ler os seus posts pois dão uma vontade de querer ir até aos sitios lindos k vc já foi. Agora estou a tentar decidir a minha próxima viagem mas cada vez está mais difícil, mas posso dizer que deverá ser na Europa, com certeza. Bj

Emilyn disse...

Milena, amei suas fotos!!você possui um ótimo gosto para lugares belos..você pode tirar uma dúvida minha??na sétima foto,as janelas em cima do bar, são vitrais??eles são daqueles vitrais com figuras??é que não consegui visualizar direito no meu pc..rs..obrigada! :)

Milena F. disse...

Bia, Gostar de um lugar é muito pessoal, mas Dublim atrai muitos brasileiros, então alguma coisa ela tem que nos seduz!!!

Anna, tenho consciência que não vi tudo o que a cidade tem a oferecer, mas o que vi me deixou com gostinho de "quero mais"!

Claudia, aos poucos vou atualizando!

Nina, então tente ir junto da próxima vez!

Elvira, dizem que a irlanda toda é chuvosa, mesmo quem mora confirma...L E cinza são qause todas as cidades européias mais ao norte, durante o outono e inverno... Para visitar tem o seu charme!!!

Marta, assim que decidir sua próxima viagem, compartilhe conosco! Você visita cada lugar incrível!!!

Emylin, são vitrais, mas diferentes dos que encontramos em igrejas. A qualidade das fotos não é muito boa pois por razões de limitação de espaço no blog tenho que reduzir a qualidade delas, então mesmo aumentando o tamanho não dá para ver os detalhes. Mas esses eram sem figuras, apenas coloridos (só os mais de baixo são trabalhados).