terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Passeio pelos Alpes Franceses

Na semana passada a região parisiense foi invadida por uma frente fria que trouxe muito frio e muita neve... E eu que adoro frio e neve passei o final de semana inteiro doente, imprestável e sem vontade de fazer nada além de dormir.

Essa semana, devidamente recuperada, convenci o maridão a acordar muito cedo, pegamos o TGV e em menos de 3 horas estávamos em Chambéry, uma cidade da região Rhone-Alpes, o que chamamos de Alpes Franceses. De lá, um ônibus nos deixou em cerca de meia hora na estação de esqui La Féclaz, que com o Le Revard e Saint-François-de-Sales formam 3 portas de entrada do Savoie-Grand-Revard,  um dos mais belos domínios esquiáveis da França, no Parque Natural do Massivo des Bauges.

Eu ainda nunca esquiei, e como não teria tempo para aprender, a idéia era fazer caminhada a pé. Ali são cerca de 60km de itinerários para os caminhantes em "raquettes" (umas pranchas de plástico nos pés), mas também acessível com calçados previstos para a neve. O nosso trajeto foi de cerca de 5 horas (2h30 de ida e o mesmo tempo de volta).
Para algumas pessoas pode parecer loucura ver essa imensidão de neve, mas para uma grande parte dos franceses (e imagino que seja assim em muitos países europeus), a neve e as atividades de esporte e aventura ligadas a ela são verdadeiras paixões nacionais. De crianças a idosos, são atividades para todos os gostos.  
 Um passeio muito agradável em total comunhão com a natureza...
 Na maior parte do tempo estávamos sozinhos. Até fiquei com um certo medinho de nos perdermos, já que tudo é branco e tudo se parece.
 Mas o caminho era relativamente bem indicado, aos poucos a gente foi se acostumando e foi bem fácil voltar.
 Encontramos bem poucas pessoas, alguns caminhantes como nós, todos muito sorridentes e sempre diziam "bonjour", prática muito comum por aqui que eu já tinha relatado no nosso passeio a Etretat.



Mas um dos momentos mais agradáveis foi quando, quase de volta ao pé da estação, cruzamos um grupo de cachorros... Eu sou apaixonada por cachorro e esses amiguinhos da neve!
 São muito lindos e muito fofos!!!

Nada muito badalado nem extremamente turístico.
 La Féclaz é uma pequena estação familiar, então vemos muitas crianças aprendendo ou já esquiando. Fica fácil entender como, adultos, essa gente se locomove sobre dois esquis como se nunca tivessem feito outra coisa na vida!!! 
Os alojamentos parecem bem agradáveis! Um dia eu quero alugar um verdadeiro chalet perdido no meio da montanha e na neve, com um cachorro e uma lareira, meu marido poderá pintar à vontade e eu fico ali com as minhas leituras, longe do mundo...

 Voltei com as energias completamente renovadas!!!

Alguém duvida???


Informações práticas: a entrada no parque é gratuita, mas é necessário pagar para utilizar as pistas de esqui, que são de cores verde (as mais fáceis, para debutantes, passando pelas azuis, vermelhas, até as temíveis pretas). Quem não tem equipamente pode alugar facilmente. 

18 comentários:

Unknown disse...

Olá Milena

Adorei estas imagens, que delícia.

AMIGA da MODA by Kinha

Anônimo disse...

Querida Milena...fiquei encantada com esse seu passeio! Que lindooo!! Os cachorros, então...nossa!!! Todos ficamos tristes com a tragédia de Santa Maria, acredito que ninguém vá julgá-la por isso. Optei por não falar nada no meu blog. Nesse momento, a oração sincera é o melhor. Que a pessoa de sua família melhore! Beijos, linda!

Mirelle Matias disse...

Que coincidência! Pensamos em ir pra Chambéry esse fds tb, mas acabamos indo ver a neve na Suiça. E no fds anterior a este, uma amiga nos convidou para fazermos raquette mas o tempo fechou e acabamos não indo.

Tb nunca esquiei, morro de medo! Acho que como os franceses ja aprendem logo cedo, é mais natural, mais facil. Não sei se vou esquiar um dia, mas tô empolgada com a raquette!

Milena F. disse...

Suzala, obrigada pela força!

Mirelle, sempre quis "tentar" esquiar, mas ainda não conseguimos uma semana inteira de férias no inverno. Já previ 3 vezes uma locação, mas tive que anular todas as vezes... Antes eu morria de medo, mas vi as pistas "fáceis" e pensei que talvez, indo bem devagar, quem sabe eu consiga? Mas fica para a próxima. Quem sabe no próximo ano? Porém adorei a caminhada! Vi as tais raquettes e achei que deve ser mais difícil caminhar com aquilo do que com calçados normais. Pelo menos a gente caminhava 3X mais rápido do que quem estava de raquette! Mas parece que para certos caminhos mais difíceis, só mesmo com esse equipamento.

Ana Maria Brogliato disse...

Olá Milena!
Que lugar encantador! Também adoraria passear num lugar assim. Os cachorros são lindos, bem como se vê nos filmes!
A tragédia de SM deixou o Brasil e principalmente o RS de luto, mas também espero que, passado esse luto, providências sérias e eficientes sejam tomadas e que os controle sejam mais rígidos e não fique só no blá, blá, blá...
Estimo também melhoras para o seu familiar que está doente! Beijos
www.viagensebeleza.com

Raquel M.B.G. disse...

Passeio lindo! Nunca vi neve!

eu disse...

Oi Milena!

Adorei suas fotos! Lindo esse lugar, heim?

Ahhh! Em relação a esquiar... eu sou uma prova viva de que é possível!
Não tinha nem noção de como calçar uma bota de esqui... rsrsrs e hoje, estou esquiando até que razoavelmente bem... da para me divertir...rsrsr :)

Bjocas,

Claudia

Luana disse...

To indo esquiar esse sabado, vou pra La Plagne e ficarei a semana toda. To precisando!!! Voce tem toda razao, isso da uma nova energia pra gente... =)

Trilhamarupiara disse...

Oiii Milena, que passeio mais lindo esse menina, nossa, a beleza Branca dos Alpes é sensacional, muito legal andar assim! adorei as fotos! Bjooosss

Deby-abelha disse...

Aqui as atividades no inverno são quase que obrigatórias.. Nós nunca fizemos pq é um pouco caro e acabamos priorizando outras viagens. Mas já falei pro Calle que um dia quero muito fazer esse passeio com os cachorros e provavelmente quando nossos filhos estiverem maiorzinho eles irão querer skiar, não é mesmo?

Nina Braz disse...

Que passeio maravilhoso!
As árvores, os cachorros...muito especial.
Beijos

http://tuorganizas.blogspot.com.br

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Milena, corajosa, eu nunca tive coragem de fazer férias emm meio a tanta neve.

Concordo contigo sofre esta tragédia no Brasil.

Bjos

Inaie disse...

seu post me trouxe tantas memórias agradáveis que eu resolvi usa-lo como inspiração pro meu post semanal lá no gaiola das loucas!

Me lembrei de quando eu fui tentar esquiar pela primeira evz. Ô dó...

E ver os cachorros deve ter sido maravilhoso. Eu nunca vi!

Larissa disse...

Liiiindas fotos Milena! Também amo neve e as paisagens que ela proporciona! E também adoro fazer caminhadas por aí, como você disse, nada muito turístico, mas tem coisa melhor que curtir uma vista linda "escutando" aquele silêncio?! Beijos!

Sandra disse...

Adoro a neve! Parece que tudo fica meio mágico!
Nunca tentei esquiar, sei lá é algo que não me atrai, por isso nunca fiz questão de aprender. Meu marido tb não curte, então mais um motivo,rs...
Ah sim, das vezes que estive em Mont Blanc TODOS os caminhantes nos cumprimentavam com um bonjour!

Milena F. disse...

Ana Maria, muito obrigada pela força!!! Quem não se encanta com essas gracinhas???

Raquel, programe sua próxima viagem de inverno pelos Alpes!!!

Claudia, valeu o incentivo!!!

Luana, aproveite, boas férias!!!

Kellen, é realmente lindo! Se na cidadea neve se transforma facilmente em "neve suja", nas montanhas tudo fica tão branquinho... Fascinante!

Deborah, é o tipo de passeio muito legal para se fazer em família! Néao sei na Suécia, mas na França é caro sim durante as férias escolares de inverno, mas para quem não tem filhos ou com filhos abaixo da idade escolar, os preços as vezes chegam a 5X mais baratos fora das férias. No nosso caso, apesar de ainda não termos filhos, sópodemos ir durante as férias (mais $$$) já que meu marido é professor. O jeito é tentar estender um final de semana...

Georgia, adoro neve, é verdade que dá uma preguicinha de sair cedo quando tudo está assim branquinho e todo esse frio... mas depois que consigo sair de casa, é só alegria!

Inaie, quero muito ler mais essa aventura!!!

Larissa, realmente o que mais impressiona é o "silêncio". A gente se sente em um outro mundo! (ainda mais para mim, que tanto aprecia o silêncio...)

Sandra, esquiar mesmo não chega a ser o meu "sonho", mas todo esse ambiente de se divertir na neve, acho o máximo!!! Tenho sorte, já que meu marido tb gosta da neve e esporte é com ele mesmo! Ele só não topa esportes aquáticos! E não é que os franceses e demais turistas de férias nas montanhas são bem simpáticos???

Elvira disse...

Oi Milena.
Eu não sei esquiar e prefiro não arriscar.
Adoraria fazer um passeio como esse que você fez, caminhando no meio da neve.
Amei as fotos e os cachorros são uma graça!
Bjs.
Elvira

Bella disse...

Olá Milena, adorei seu blog...é tão bom reviver por aqui dias incríveis que passei na França!
:D