segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Londres: Freud Museum

Desta última vez em Londres consegui enfim conhecer a última residência de Sigmund Freud! Não que fique longe (eu até tinha a impressão que sim), mas principalmente por falta de tempo, já que os horários são reduzidos (de terças à domingos das 12 às 17h). Apesar dele ter passado a maior parte de sua vida em Viena, é em Londres que podemos avistar seus principais pertences.

 Ele não chegou a passar muito tempo nesta casa (ou em Londres como um todo). Chegou em 1938 fugindo o nazismo na Austria (que tinha sido anexada pela Alemanha de Hitler um ano antes) logo após que sua filha Anna (a mais nova, preferida e igualmente psicanalista) foi detida. Até então, judeu não praticante e homem das letras, ele nunca tinha pensado que fosse perigoso para ele ou sua família permanecer na Austria.
 E ele faleceu menos de um ano mais tarde, enfraquecido pelo longo e doloroso câncer que o acompanhava há muitos anos.
 Para quem como eu estudou e admira a sua obra e o seu legado, não posso descrever a emoção de abrir essa porta e entrar no que restou do seu universo.
 Pois muita coisa está lá, como a sua imensa coleção de antiguidades egípcias, gregas e romanas, seus libros, biblioteca, escrivaninha...
 E seu divã, é claro!

 Endereço: 20, Maresfield Gardens. A entrada custa atualmente 6 libras. O acesso é fácil pela estação de metrô Finchley Rd (Jubilee Line)

Sem contar que o bairro merece uma visita, com suas lindas casas:


"Onde estão minhas chaves?"

7 comentários:

Luana disse...

Eu acho a historia dele muito fantastica! Eh uma pena que ele tenha morrido antes do final da guerra, nao viu que a alemanha perdeu. Eu li na biografia dele que as irmas morreram em campos de concentração, que coisa horrivel!

Inaie disse...

genteeee. ver o divã do freud parece tudo de bom.
Eu faço terapia Junguiana, mas não há como negar que muita coisa, só Freud explica...

Helen disse...

Só consigo imaginar a emoção! Adoro conhecer as casas aonde viveram grandes pensadores...elas têm uma vibe diferente, né? (pode me chamar de louca, mas acho que elas têm um je ne sais quoi no ar, quase como se vc fosse uma mosquinha na parede, observando Freud no seu dia-a-dia...)
Deve ter sido muito bacana mesmo :)
Beijinhos e boa semana!

Mikelli disse...

Realmente as casas sao lindas :) ele conseguiu fugir pra um lugar bem nobre. Deve ser fascinante mesmo conhecer a casa do jeitinho q ele deixou. Bjs!

Elvira disse...

Oi Milena.

Eu não sabia desse museu na casa de Freud. É bem legal poder ver os objetos e como ele vivia. Além da casa ser linda!

Bjs.
Elvira

Natalia Itabayana disse...

Milena, lendo o post e vendo as fotos ja fiquei emocionada, imagino atravessando essa portinha! Ta na listinha de lugares à visitar quando retornar à Londres!

Rosely disse...

Ah, Londres na minha lista de desejos. Quando será? Como é gostoso mergulhar nessas histórias e viajar no tempo.... Quanta coisa a gente aprende e reaprende. Beijos.