sábado, 12 de janeiro de 2013

Hangzhou, uma das mais belas cidades da China


Para quem estava se perguntando, a minha viagem pela China ainda não acabou... Quer dizer, acabou mas ainda não terminei de falar dela!
Para quem lembra, o último post sobre o tema falava das Montanhas Huangshan, ou as Montanhas Amarelas. Mas não foi o nosso último destino, longe disso! A nosso pedido, o nosso anfitrião, o Senhor HU, nos colocou em um ônibus em direção a uma cidade chamada Hangzhou. Ele nos disse que era o fim da linha, informação muito útil, já que nem o motorista nem nenhum dos demais passageiros falavam uma das línguas que falamos...

Hangzhou é uma cidade extrememente turística (falo de turismo chinês) situada a cerca de 180km a sudoeste de Shanghai, conhecida por seus numerosos templos e seu famoso lago. Ela é considerada uma das cidades mais bonitas da China. Chaoyng, um poeta da dinastia Yuan (1279-1368) já tinha escrito: "Existe o paraíso no céu, e sobre a terra, existe Suzhou e Hangzhou". Há 2 mil anos, os geomancistas estimaram que ali o universo estava em harmonia. Dizem que é a cidade mais rica da China e a mais agradável de viver, uma cidade arborizada onde pedestres e ciclistas se locomovem tranquilamente, pelo menos em uma parte dela, já que a outra é "supermoderna". 


Eu tinha reservado o hotel no dia anterior pela internet, e chegando ao mesmo, uma das recepcionistas me mostra uma lista com cerca de 50 nomes, todos eles em caracteres chineses, e aponta a única reserva em escritura latina... Nesse momento vimos que a comunicação em Hangzhou seria mais ou menos assim durante toda a nossa estadia!!!

Ainda assim conseguimos encontrar um ônibus que nos deixou na estação de trem, onde compramos nossas passagens para a noite seguinte, e de lá pegamos por acaso um outro ônibus (nº K7) que contornava as margens norte do lago e nos deixou no enorme Parque Feilaifeing. Esse parque conta com 6 templos (o mais famoso se chama Lingyinsi) e é composto de grutas e colinas ornamentadas de esculturas e baixos-relevo com imagens dos diversos budas. Mais de 300 budas foram esculpidos nas rochas, entre os séculos V e XIV, um lugar realmente excepcional e mágico! Ele lembra um pouco as grutas de Yungang, próximo à Datong, mas o principal diferencial é a vegetação que embeleza ainda mais o local! Vale lembrar que se esse tipo de sítio arqueológico é comum no norte da China, ele resta raro no Sul (e Hangzhou é considerada "sul").
Essa foto vai para a minha mãe, que adora esse Buda!!!



 Um pouco do ambiente do parque.



Vontade de ficar ali por dias seguidos, respirando toda aquela magia e tranquilidade...

6 comentários:

Elvira disse...

Oi Milena.
Achei maravilhosas essas esculturas nas pedras.
A China deve ser um país bem interessante.

Bjs.
Elvira

Unknown disse...

Olá Milena

Deve ter sido uma viagem fantástica.
Um ótimo Sábado para vc...

AMIGA da MODA by Kinha

Inaie disse...

adorei a foto das flores no lago, das esculturas nas pedras, e vc, na maior paz, sentadinha no meio daquela beleza toda.

A China deve ser fascinante. Um dia ainda a visitarei...

Trilhamarupiara disse...

Oii Milena, muito obrigado pela visita, demais estes lugares, pelo que estou vendo a China é um lugar p ficar 30 dias só rodando por ela, no meu caso irei somente a Pequim e Datong, e fico cada vez mais fascinada e com vontade de embarcar logo! Eu tbém falo de uma viagem por semanas depois que retorno, Bjoos

Janinha disse...

Que delícia seus relatos da viagem pra China, tô acompanhando os blogs por reader e não consigo comentar just in time, mas leio tudim.
Nunca imaginei a China assim... acho que imaginava feia, suja e cinzenta. Tô amando realmente "conhecê-la", ainda mais que cada lugar desses que vc apresenta com "cara" eu conheço de nome. Trabalhamos com empresas chinesas e sempre vem o nome dessas províncias, mas q desconheço. Vc tá descortinando um novo mundo pra mim, kkk.
Continue, please!
Bjocas, umlindo 2013.

Anônimo disse...

Appreciate this post. Will try it out.
Also visit my homepage : vuelos a china