sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Hangzhou, mais bela cidade do mundo segundo Marco Polo...


Hangzhou impressiona por suas cores, sua modernidade e ao mesmo tempo seu pé no passado. Uma cidade bonita e moderna mas que não abandona suas tradições:

 Mesmo se encontramos ali as grandes redes de restaurantes internacionais, ainda está presente a culinária local e tradicional:

Não me cando de falar do lago, um local de tranquilidade, paz, mas ao mesmo tempo de sintonia com as pessoas. A gente se sente praticamente um chinês ali no meio dessa paisagem toda.


Durante o dia nenhum problema, mas assim que começa a escurecer não podemos abrir mão de um repelente de mosquitos. Para a nossa sorte, ele estava comigo naquele momento e foi a nossa salvação. Foi a primeira vez que usamos em toda a viagem. Para informação, um repelente europeu funciona sim na China, e assim que aplicamos os mosquitos deixaram de nos picar como num passe de mágica!




 A noite na cidade é bem animada. Nós ficamos nas ruas populares e turísticas, mas tem muito restaurante, bar e discoteca da moda.
 Antes de irmos embora nos deparamos por acaso em um conjunto e algumas "ruelas" que parecem ter ficado parados no tempo... Uma memória que (por enquanto) a cidade deixou das construções do início da Republica Popular da China. Trata-se de um conjunto residencial chamado Tiandefang. Ali moravam alguns catadores de garrafas de plástico (uma verdadeira instituição na China, eles estão em todos os lugares e não deixam uma única garrafa de plástico ou metal esquecida das lixeiras ou ruas).



Essa história das garrafas de plástico, mesmo conhecendo dos catadores de lixo no Brasil, na China me pareceu bem mais forte e um trabalho bem mais "limpo". Eles chegavam a nos esperar finalizar nossa água ou outra bebida para pegá-la assim que colocávamos no lixo, as vezes chegavam a nos pedir. Mas em poucos dias a gente já olhava para os lados e entregava direto, para recebermos em troca muitos sorrisos e "agradecimentos". Apesar de ser um trabalho intenso, na China me pareceu mais discreto e como eu disse, limpo, pois esses coletadores de garrafas são limpinhos e vestidos como eu e você (ok, Sylvain e eu estávamos um pouco mulambentos!). Eles andam pelas ruas como um turistas, com uma sacola "cabas" dessas que usamos para ir aos supermercados aqui na Europa, não sei se chegou ao Brasil. Depois eles vão até o intermediário, geralmente morador de um desses bairros mais esquecidos no tempo, e trocam as garrafas por dinheiro. 
Um trabalho como outro qualquer e que ainda preserva o meio ambiente e mantém a cidade limpa!!!

E para terminar Marco Polo é um personagem em destaque em Hangzhou, venerado por ter sido o primeiro homem a construir uma ponte entre a cidade e a Europa.
Há mais de 700 anos em suas famosas viagens, ele foi parar em Hangzhou, que mereceu um longo capítulo em seu famoso livro. Ele citou 10 cidades da China, mas se refere a Hangzhou como a mais bela e magnífica cidade do mundo... mesmo se na época ela estava parcialmente destruída pelos mongóis! De que ficar muito orgulhoso!!!

Para entrar no clima, um videozinho caseiro (que não é bem o forte do Sylvain nem o meu), mas que não deixa de ter o seu charme com a trilha sonora original:

9 comentários:

Nina Braz disse...

Que lugar lindo!
Belas fotos.
te seguindo...
Beijos

http://tuorganizas.blogspot.com.br

Trilhamarupiara disse...

Adorei Milena, e o Vídeo com a musica de fundo, me senti lá rsrr, coçando aki! Me diga uma coisa, não ria da minha ignorância Please, mas é uma preocupação que eu tenho k com meus botões, Celular, operadoras do Brasil no caso Claro, pega lá?? ou vai ficar fora de serviço, tenho que contratar algo especifico? O que eu quero é poder ter acesso a net pelo celular, como faço? Volto p ler a resposta rsr bjos

Milena F. disse...

Kellen, sobre o uso do celular não sei te dizer, eu nunca uso pois sai caaaaaaaaro, ainda mais internet pelo celular. Se vc tem um aparelho 4G vai ser muito fácil captar e utilizar wi-fi que geralmente é disponibilizada gratuitamente em hotéis e cafés. O meu celular era 3G e funcionava de forma "capenga", mas os demais turistas utilizavam facilmente. Porém fique atenta, Facebook é bloqueado na China! Tem gente que consegue utilizar, tem alguma forma de "deturpar" os bloqueios, mas eu não soube como fazer. Dizem que se a gente pergunta nos hotéis geralmente eles sabem nos explicar, mas como fiquei só em pequenos hotéis com a maioria dos hospédes chineses, eles não usam o mesmo facebook que a gente e não tem acesso. Ah, tb não consegui acessar o meu blog (blogspot), igualmente bloqueado, mas blogs do wordpress parece que funciona!

Elvira disse...

Oi Milena.

Achei lindas as fotos.
Bem legal, todo mundo se protegendo do sol com o guarda-chuva. Lá é muito quente?

Bjs.
Elvira

Ká Miranda disse...

Lindas fotos e que belissima cidade!!
Herr Marco Polo estava certo, é realmente muito linda!!

Beijos!! =D

Marta Faustino disse...

Gostei das fotos e do video...quero mais. Bj

BLOGZOOM disse...

Milena,

Estou curtindo o vídeo! Alias, a filmagem é muito intessante, pq me senti andando, percorrendo o trajeto e olhando ao redor. Ahhh, volta volta, vou acenar tambem! rsss

Os barquinhos, que charme, heim?!

Então, tem muitos mosquitos!
Que chato!
Bom, aqui na Barra, dependendo de onde se está tambem é muito desagradavel.

Beijos




Boia Paulista disse...

Oi, Milena. Tudo bem? :)

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie - Boia Paulista

Trilhamarupiara disse...

Milena obrigado pela resposta, eu nem sabia que o Face era bloqueado, procurei saber a respeito, o ideal é contratar um VPN, que desbloqueia facilmente os sites na China! Vamos ver! Bjoooosss