domingo, 20 de janeiro de 2013

Chartres, sua Catedral e muito além dela

A cidade de Chartres é conhecida principalmente por sua catedral, uma obra-prima gótica do século XIII e inscrita no patrimônio mundial da UNESCO desde 1979. Entretanto sua arquitetura foi evoluindo e sofrendo transformações até o século XVI. No que constiste ao teto atual de cobre, ele foi instalado no século XVIII para substituir o antigo destruído por um incêndio.

 Vocês podem ver que quando estive lá a luminosidade não era a ideal para boas fotos, faltou equipamento. Mas vamos tentar nos virar com o que tenho!
 Na catedral também podemos admirar o maior conjunto de vitrais dos séculos XII e XIII, e três grandes portais esculpidos, todos eles com trabalhos de excelente qualidade!





Além da catedral, Chartres é uma cidade muito agradável para passear, mesmo em um dia frio e cinzento! O   serviço de turismo também disponibiliza uma sugestão muito interessante de percurso a pé pelos principais pontos históricos, incluindo os canais.
Vale lembrar que a "Maison Picassiette" não abre no inverno (então não conseguimos visitá-la) e os museus fecham às terças. Comércios e muitos restaurantes não abrem aos domingos, como na maioria das cidadezinhas francesas.




 A cidade inteira é um charme. Apesar de ter sido fortemente destruída durantes 3 grandes bombardeamentos (um durante a 1ª Guerra Mundial e dois durante a 2ª), a partir dos anos 50 foi realizado um grande esforço para a reconstrução da cidade, que não perdeu em nada o seu charme medieval.


 Passamos apenas um dia em Chatres e é verdade que o tempo passa muito rápido. Para quem deseja aproveitar com calma esse passeio histórico, passar um bom momento em um restaurante e uma pausa gourmande, melhor prever dois dias.


 Não deixe de tomar um café ou chocolate quente com esses deliciosos "cochelins" de Chartres! Uma tradição que remonta à Idade Média, mas eles séao dificilmente encontrados fora da época de Natal.

Chartres fica a cerca de 88 km de Paris e o trajeto de trem dura cerca de 1 hora. Uma excelente opção de bate-e-volta para quem está buscando algo para ver fora de Paris. Ela fica tambem no centro do Cosmetic Valley, e em Chatres mesmo se encontram fábricas de grandes perfumes, dentre elas Guerlain, Nina Ricci, Paco Rabanne.

Você também gosta de uma linda catedral? Conheça também as catedrais francesas:
- de Bourges
- de Reims

7 comentários:

Juliana Leal Valera disse...

Que lugar lindo!!!

Inaie disse...

adorei as fotos, menos as dos bichos pendurados. eca!

E por que não tem chocolate quente qdo não é Natal?

Marta Faustino disse...

Quando fiz o primeiro roteiro provisório na volta à França em 10 dias, Chartres constava na minha lista (inclusivamente essa catedral)...contudo os planos mudaram mas lendo o seu post voltei novamente à França...obrigada!

Elvira disse...

Oi Milena.

Apesar do templo nublado as fotos ficaram lindas.
Deve ser bem gostoso passear por essas cidadezinhas pequenas e imaginar como era a vida no passado.
Nunca fui à Chartres mas já vi algumas reportagens na tv. Os vitrais são maravilhosos.
Ótimo passeio.

Bjs.
Elvira

Anônimo disse...

oi Mi! andei um pouco sumida, mas é o tempo mesmo, o negócio aqui tava apertando...como sempre, fotos lindas e paisagens incríveis!! beijos!

Gisley Scott disse...

Se eu me perdesse por essa cidade, ficaria feliz! Tão linda, encantadora.Me lembra o tempo medieval.

Bjos

Milena F. disse...

Inaie, o chocolate quente pode ser consumido o ano todo, mas parece que esse doce chamado "cochelin" é uma tradição de Natal...

Marta, quem sabe vc inclui Chartres no próximo roteiro?

Elvira, que bom que vc gostou e conseguiu sentir um pouco do que eu queria mostrar!