segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Restaurante em Le Mans

Quem estiver pela França e der uma passadinha em Le Mans (50 minutos de TGV de Paris), além de visitar a parte antiga da cidade, não pode deixar de reservar uma refeição no restaurante Auberge des 7 Plats.

 Estratégicamente localizado no centro histórico da cidade e não muito longe da catedral, a comida é deliciosa e o ambiente aconchegante. Apesar do prédio antigo, todo o interior foi refeito em estilo mais moderno.

O que fez a fama do restaurante é a proposição de 7 pratos a escolher no menu principal. Pode parecer estranho, mas aqui na França o assunto é sério: geralmente quanto menos opções no cardápio, melhor a qualidade. Significa que tudo é feito na hora e com produtos frescos e de qualidade. Então, melhor desconfiar dos restaurantes que propõe infinitas escolhas!

Porém, nesse restaurante o chef propõe aos clientes 7 pratos saborosos e de qualidade (sem contar as saladas, por exemplo, uma opção aos vegetarianos), 7 entradas e 12 sobremesas.

Como bons carnívoros e sendo a especialidade da casa, optamos pela carne de gado. A mesma era muito macia e suculenta, realmente de excelente qualidade e muito bem preparada. Esse era o tipo "Rossini", cozido ao Porto.
 O acompanhamento era purê de batadas, cogumelos e topinambour (da mesma família da batata, considerado um "legume" antigo)
 O acompanhamento, assim como o pão e a água foram repostos espontaneamente à nossa mesa.

Escolhemos a fórmula prato e sobremesa, sem entrada, já que tínhamos pouco tempo para visitar a cidade, e confesso que foi uma excelente escolha: eu que sou comilona não poderia ter comido mais.
 Como sempre Sylvain escolheu uma sobremesa com chocolate.
 Eu escolhi essa sobremesa em forma de sorvete, mas com uma textura de suflê, feito com a bebida alcoólica muito utilizada em gastronomia, o Grand Marnier.

Com a sobremesa, foram servidos igualmente gratuitamente essas guimauves (que eu nem toquei, não gosto) e um digestivo de cereja, esse sim uma delícia!

Também gostei dos banheiros modernos, perfumados, com flores naturais e música ambiente!

Gostou? Recomendo reservar pois esse restaurante tem uma boa reputação e está sempre lotado para o almoço e jantar. Vale lembrar que os restaurantes que não são especialmente turísticos atendem em horários relativamente organizados, como às 12 às 14h (mas geralmente não recebem clientes a partir das 13h30) e das 19h/19h30 até 22h/22h30 (mas melhor não chegar depois das 21h30, com risco da cozinha estar fechando ou fechada!) Aqui na França, locais que servem refeições non-stop quase sempre não são restaurantes de qualidade. Em Paris até é possível encontrar alguns bons (como o Relais Gascon), mas nas demais cidades é raro. Quer comer bem? Tente fugir dos restaurantes "non-stop" e prefira comer em horários "normais".

Endereço: 79, Grande Rue, Le Mans.

6 comentários:

Raquel M.B.G. disse...

Dica anotada! Saudade da França....

Taise Pottier disse...

Oi Milena! nossa que dica maravilhosa e só de olhar essas fotos fiquei com água na boca.Obrigada pelos parabéns.bjs

Ana Maria Brogliato disse...

Oi Milena, já anotei a dica.
Adoro descobrir lugares não turísticos, sempre são de melhor qualidade. O jantar de vocês me deixou com água na boca.
Quando estive em Paris, em 2010, minha amiga que mora aí nos indicou um restaurante muito legal, que ela frequenta, o River Café. Apesar de ser num barco fixo, à beira do Sena, não me pareceu de turistas. O atendimento foi excelente, meu marido estava de aniversário, teve até bolo cenográfico, apagaram as luzes do restaurante, todo mundo cantou parabéns (em francês, é claro) foi muito legal. Só não gostei da carne, achei o pedacinho minúsculo e emborrachado... mas o resto estava ótimo. E o preço também não foi muito caro. Bjs

Gisley Scott disse...

A sobremesa me pegou....
Uma tentação só!
Bjs

Milena F. disse...

Ainda sinto água na boca só ao rever as fotos!

Cristian disse...

Como eu iria tentar essas coisas que são tão ricos em fotos realmente invejo, por outro lado estou sozinho um empreendimento de alguns restaurantes em sao paulo, quando você abre a primeira você vai fazer um convite formal para que você possa entrar e desfrutar a comida.