domingo, 14 de outubro de 2012

Museu Guimet: artes asiáticas em Paris

Para quem gosta ou quer descobrir um pouco das artes asiáticas, podemos encontrar em Paris importantes coleções no Museu Guimet. Fui há alguns anos e quis retornar recentemente, após minha viagem à China, agora que estou ainda mais interessada pelos países asiáticos. Aproveito para contar tudinho aqui no blog!!!

Primeiramente, o museu é espaçoso e mesmo no dia em que é gratuito (primeiro domingo de cada mês), não tinha fila para entrar e a visita era fluida e agradável. As salas são separadas por países e tudo é muito bem explicadinho:

Cambodja

Uma vasta coleção



Tailândia:


Bem menos impressionante, do meu ponto de vista. Em comparação com os outros países asiáticos, as esculturas tailandesas nunca me impressionaram.

India:

China:



Tibete:




Japão:
 


Coréia:

E para finalizar, a maravilhosa biblioteca de Emile Guimet, o milionário de Lyon que idealizou o museu:
Em 1876, esse insdustrial e intelectual fez uma volta ao mundo onde aumentou sua coleção pessoal, já oriunda de outras viagens, e manifestou o desejo de construir o museu. Seu sonho foi realizado, e o museu Guimet foi inaugurado em 1889, quando o fundador ainda estava em vida. 

Informações práticas:
Aberto das 10h às 18h. fechado às terças.
Preço: 7.50€ para as coleções permanentes (gratuito no primeiro domingo de cada mês)
Acesso: 6, place d'Iéna, metrô linha 9, estação Iéna.

2 comentários:

Ana disse...

Adorei! Espero poder visitar algum dia. Sou louca por museus e por descobrir outras culturas.

BLOGZOOM disse...

Que bonito! Eu adoro visitar museus!
Otima dica!

Beijos