quinta-feira, 27 de setembro de 2012

As chinesas e a moda

Sempre ouvi falar que as chinesas se vestiam muito mal, que estavam sempre cobertas da cabeça aos pés, mesmo no verão, e eu quis ver de perto como elas se vestiam no dia a dia, a trabalho ou de férias. Confesso que fiquei impressionada!!!

Durante décadas as chinesas não tiveram direito nenhum à moda, já que durante os períodos mais difíceis do comunismo elas não tinham direito à vaidade e tinham que respeitar códigos vestimentários bem rígidos e de muita austeridade. 

Hoje em dia não é mais assim. Com a abertura econômica da China, uma boa parte do povo que vive nas grandes cidades fez fortuna e busca referenciais de moda em países com tradição nesse assunto, como países da Europa, principalmente. Quem não tem acesso aos produtos de marca ou qualidade, veste-se em lojas mais baratinhas que oferece muitas opções lindas (infelizmente apenas para magras, não pude me servir) e pode recorrer (ou não) as cópias de grandes marcas, presentes em grandes cidades como Shanghai e Beijing. 

Então, como essa preocupação em "seguir a moda" é um fenômeno bem recente no país, eu entendo que muitas vezes as misturas talvez não estejam lá 100% de acordo com as fashionistas de plantão, mas quem não erra com freqëncia? Mesmo uma famosa pode se vestir de uma forma e ser criticada, aí vem a Kate Moss e se veste igualzinho e todo mundo acha perfeito...

Como o País é muito grande e muito populoso, vamos encontrar de tudo. Porém algumas coisas me chamaram à atenção e decidimos registrar:

1. Look bem feminino, romântico, geralmente usando e abusando de tons pastéis:




 2. Ao contrário do que sempre me disseram, em pleno verão asiático a moda é perninha de fora!!! Desde a jovem de férias em Shanghai até a menina no seu dia a dia em Suzhou. Algumas usam meia-calça (mas pela minha observação não é a maioria).


3. Contudo, elas se protegem do sol (que é forte mesmo, voltei com um "bronzeado" digno de férias o dia todo na praia!) abusando de chapéus e sombrinhas:



4. Algumas arriscam um look bem mais moderninho


5. Caso vocês ainda não perceberam pelas fotos acima, as chinesas são MAGRAS. Durante toda a viagem talvez eu tenha visto umas 3 ou quadro "cheinhas". Obesa não vi nenhuma, mesmo procurando muito.
Como eu disse acima, eu não entrava nas roupas "normais" que eram vendidas lá. Descobri que na China meu tamanho é XXL. Sylvain, que quem já viu em foto é magrinho (aqui na França ele usa S ou P), lá ele só entrava em roupas XL!!!


6. Elas também gostam de tecnologia (celulares modernos, tabletes, câmeras fotográficas, etc)


7. Muita gente vê as asiáticas como todas iguais, mas fiquei impressionada pela diversidade! Vale lembrar que a China é composta por dezenas e dezenas e etnias diferentes, e a gente vê as diferenças claramente, basta observar um pouquinho! Porém ao contrário das ocidentais, elas não parecem se importar se a amiga se veste igual ou parecido!


8. As grandes cidades são repletas de grifes famosas (dizem que em Hong Kong, por exemplo, podemos encontrar TUDO que encontramos em outros países do mundo, em termos de produtos de consumo) que algumas podem se permitir a comprar. Outras preferem uma cópia e ainda outras se contentam com produtos "sem marca" ou de marcas modestas. Normal, nada de diferente de outros países, usando como exemplo a França e o Brasil, que conheço melhor.

9. Se uma roupa legal conta muito na hora de preparar o look, um acessório geralmente importante para as mulheres é... o seu par perfeito! Na minha humilde opinião, em comparação com as chinesas, os chineses precisam desenvolver melhor a relação deles com a moda!



10. Independente do seu estilo, você encontra todos na China:



Nota: Antes que alguns levem para o lado negativo da invasão de privacidade, tivemos essa idéia quando percebemos que éramos fotografados umas 50 vezes por minuto (em um dos dias da Muralha da China, um jovem chinês pediu que eu o fotografasse com Sylvain e sem querer apertei em um botão do celular dele e vi que ele tinha mais de uma centena de fotografias nossas! Em certo momento, Sylvain me dá um beijinho e nos sentimos em uma conferência de imprensa com todos os flashs sobre nós). Geralmente éramos bem discretos, mas se elas nos viam até faziam pose! (não justifica, mas explica!)

12 comentários:

Enaldo Soares disse...

Excelentes fotos e achei as chinesas muito atraentes pela magreza e tons pastéis.

Em Londres eu ficava todo ansioso para fotografar todo mundo. Vou usar a sua técnica da próxima vez: fotografar de lado e de costas, rs...

Gisley Scott disse...

Milena, elas são bem magras mesmo e não importa a idade não. Até as senhoras são super bem cuidadas.Por aqui, algumas que conheci dizem destestarem comida americana e só comem comida chinesa.

Elas não envelhecem rápido e sempre mantêm aquela beleza natural, que não é preciso muito para ser verdadeiramente bela.

Bjs

Deby-abelha disse...

Eu tb observei que as chinesas eram vaidosas. Sempre bem maquiadas e até no zoo elas estavam de salto. Mas... Em Shanghai eu preciso dizer, eu não vi nada dessa elegancia das fotos que vc tirou, achei que o estilo das mocas era mais hip hop mesmo ou então bem princesa de contos de fadas! Elas também usavam máscara no rosto contra a poluicao, a maioria tinha isso.

Bjo

Flo de Sendai disse...

Interesting !;0))

Allan Robert P. J. disse...

Ainda bem que são magrinhos. Já pensou o espaço que ocupariam se fossem obesos? Brincadeirinha! :)

A moda tem a capacidade de seduzir todos os povos. E de deixar todo mundo com a mesma roupa.

Marta Faustino disse...

Muito interessante seu post. Mas realmente as chinesas são bem magrinhas. Aqui em Portugal também é raro encontrar chinês gordinho.

Josy disse...

Gostei do estilo das chinesas e que bom que elas conseguem manter o corpo em forma!

Beijos

Inaie disse...

eu adorei vcs terem tirado todas essas fotos. Os asiaticos adoram fotografar memso. qdo fui para a Tailandoa com as minhas filhas ainda bebezinhas, as pessoas nao nos deixavam andar, tirando fotos e mais fotos delas...

as suas fotos ficaram otimas!!!

e roupa na Asia é só pra Barbie mesmo...kkk

Larissa e Edgard disse...

Oi Milena, muito interessante ver como é a moda por lá, já que aqui pela Europa sempre temos o mesmo "esteriótipo" da moda chinesa, quando os vemos em pontos turísticos. Beijos!

Lara disse...

Elas são muito estilosas mesmo. E cada corpitcho hein! preciso morar na China...

Milena F. disse...

Enaldo, tb achei muito elegantes e femininas! Essa é uma boa técnica para fotografar, mas europeu é muito chato, não gosta de ser fotografado! Ainda mais se for criança européia, pode até dar cadeia ou multa!!!

Gisley, tb temos a imagem da comida chinesa como muito gordurosa, mas na verdade elas tomam muito cuidado com a alimentação, comendo muitos legumes, equilibrando o yin e yang...

Deborah, a maioria das fotos que coloquei foram de Shanghai, mas a moda muda muito já de um ano para outro! Quando cheguei na França, no inverno as meninas usavam short e meia-calça, eu achava horrível e nunca tinha visto no Brasil, mas quando fui no ano seguinte à terrinha, todas as meninas se vestiam assim!!! Achei que veria muito mais máscaras, mas vi realmente muito pouco, apesar do tempo horrível em Pequim.

Allan, o lado negativo é que encontramos em quarquer lugar do mundo as mesmas marcas, difícil encontrar algo realmente diferente para trazer para casa! Mas vc tem razão, se os chineses se tornarem todos obesos, acho que a Terra teria uma nova inclinação!!!

Marta, Josy e Lara, fiquei com invejinha da magreza delas!

Inaie, adorei observar as pessoas! Será que tenho vocação para paparazzi???

Larissa, como tb dizem que turista brasileiro é mal-vestido na Europa! Sempre ouço comentários sobre os tênis e os homens que usam o porta-celular na cintura!

Anônimo disse...

Adorei o estilo delas! Mas tbm com esse corpitcho qlqer trapinho vai bem rsrs.
Bjksss