terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O meu amor por... Veneza

Esse ano foi intenso em passeios e descobertas! Consegui conhecer 3 lugares que sempre estiveram na minha listinha, como Praga, Roma e Veneza. Mas me dei conta que nunca sobrou tempo para falar de Veneza! Falta de tempo, mas também uma certa dificuldade em colocar em palavras as sensações que tive durante esses dias em Veneza.
E hoje com esse dia cinzento lá fora senti uma vontade imensa de rever as fotos daqueles dias ensolarados...
Se Roma foi um cansaço só para mim, correndo das 8 da manhã até meia noite para tentar ver tudo, Veneza para mim foram férias verdadeiras... Foram 4 dias de farniente (sem fazer nada), seguindo nosso próprio ritmo, descobrindo cada cantinho... E o sol brilhou a cada instante!!! Un vrai bonheur !

 Uma cidade romântica e turística congelada no tempo.
E o charme está justamente no tempo que esqueceu de passar...
Caminhar e se perder em cada ruazinha e em cada canal...

 Uma cidade única, com uma alma própria. Construída em um mosaico de mais de 100 ilhas. Longe dos carros, os únicos meios de locomoção são as pernas ou os transportes aquáticos.

O Leão de São Marcos é o símbolo de Veneza:

 Veneza é para ser vivida, sentida e respirada... 

Todo mundo deveria ter a oportunidade de visitar ao menos uma vez na vida essa cidade mágica...
Assim como todo mundo deveria ter a oportunidade de amar ao menos uma vez na vida...

14 comentários:

Jorge Fortunato disse...

Milena
A ultima frase do seu post se encaixa em algumas cidades como Praga, Paris e Roma. Veneza está na minha lista. Vou te pedir algumas dicas. Quando vc esteve lá?
Abraços e Feliz 2012

Milena F. disse...

Oi Jorge! Estive em abril desse ano, temperatura maravilhosa, dias luminosos... Uma felicidade só! Fique a vontade, tentarei ajudar com as dicas!

Eve disse...

Adorei as fotos! ;)

Passando pra desejar um ótimo 2012!!!!

Beijos!

Sandra disse...

Olha eu estive em Veneza e gostei e tal, mas pra mim foi uma vez só e basta! rs...mas eu tenho amigos que voltam pra lá sempre. É interessante, mas é turística demais e na minha opinião está bem longe de representar a "verdadeira Itália"...rs... Mas é um lugar que ainda vale a pena conhecer. Você esteve em Murano? Lá também é um encanto!! Um abraço.

Milena F. disse...

Obrigada Eve!

Sandra, é turística sim, mas ao cair da noite você não vê ais nas ruas aquela muldidão de turistas, e aí está o charme! os turistas ficam concentrados praticamente na Praça São Marcos, fora ainda existe muitos lugares calmos para sentar e apreciar a paisagem!

E você tem razão quando diz que Veneza não representa a Italia... Historicamente é muito diferente... até mesmo o sietam de governo era diferente! O povo originário da região é o "veneto", que chegou antes dos romanos.
Em termos de governo, era uma espece de republica, chamada Serenissima (por isso ainda se diz a sereníssima Veneza). e dependendo do império bizantino, por isso encontramos esse estilo de arquitetura. Da mesma forma, Veneza nunca aceitou o fascismo e Mussoline... Uma Italia à parte...
Estive em Murano, Burano e Torcello, passeios muito agradáveis!!!

Milena F. disse...

Tem muita gente que passa uma tarde em Veneza, acha que é o suficiente, mas para mim a gente não consegue "viver plenamente" um lugar, senti-lo e respirá-lo em tão pouco tempo... Eu passei 4 noites, tempo na minha opiniéao suficiente para identificar e conversar com os locais, conhecer a forma de viver... Conhecemos um casal francês que passou 1 semana (eles trocaram seu apartamento parisiense por um apartamento em Veneza durante uma semana)e durante 1 semana viveram como "verdadeiros" venezianos... Que não é exatamente o estereótipo que temos do italiano mesmo!

karen froes disse...

Milenaaa...nós estivemos em Veneza em 2008, no inverno, um dia cinza, frio e chuvoso e, MESMO assim, EU ADOREI! E penso exatamente como tu: todo mundo deveria ter a oportunidade de conhecer. É pura mágica! Um bjo enorme e feliz 2012. Me conta onde tu ta trabalhando? Na L'Occitane?

Anônimo disse...

Estive 3 vezes em veneza e quero voltar daqui uns anos com meus filhos.
Marília - Campo Grande

Marta Faustino disse...

Que bonito seu blog! Encontrei-o há pouco, quando estava pesquisando coisas sobre o norte da França...virei já sua seguidora e vou le-lo de uma ponta à outra, para tirar ideias para a minha, quem sabe, próxima viagem. Se puder deia um saltinho no meu (é bem mais pequeno)!

Milena F. disse...

Karen, que bom vê-la por aqui!!! (respondi no seu facebook!)
Quero um dia visitar Veneza no inverno, com a maré alta de de preferência...

Marilia, com essa paixão toda da mãe, provavelmente seus filhos irão gostar!

Marta, seja bem-vinda!

Beth Blue disse...

Que fotos lindas! Eu ainda não conheço Veneza, nem Roma, nem Itália...pode uma coisa dessas? e olha que já viajei bastante pela Europa. Mas a parte que conheço melhor é Inglaterra, Irlanda (morei em Dublin) e a linda Escócia (morei em Edinburgh). Mas Praga eu conheci há cinco anos, é muito bonita mesmo...

Lílian Veiga disse...

Oi Milena...

Vim visitar o blog e me deparo com estas lindas fotos de Veneza, cidade mágica, como disse.

Fiz uma visita de 2 dias, foi pouco, mas me permiti me perder nas ruelas, e canais mais distantes da Piazza San Marco, foi um passeio inesquecível.

Mas sabe uma cidade que me apaixonei ( também!)? FLORENÇA! Ali, me senti uma local. Amei.

Querida...dê parabéns ao Sylvain pelas fotos, estão belíssimas!

beijos e FELIZ ANO NOVO aos dois!

Milena F. disse...

Beth, entendo bem... Eh que a gente tem uma vida por aqui, não podemos (infelizmente) ficar só "turistando"! Eu queria muito conhecer a Esocia e os castelos... Em Dublin é Sylvain que quer seguir os passos do "Francis Bacon"... E a gente vai fazendo o que pode!!! Bjs!

Lilian, também queremos muito ir à Florença, queriamos ter dado uma paradinha lá durante nossa viagem, mas achamos que poderia ser meio frustrante de visitá-la pela metade... Então deixamos para uma outra vez, com mais tempo e mais calma!!! Bjs

She disse...

Ahhhhhhhh que lindoooooooo! Lindo demais! Tenho loucura pra conhecer! O seu post ficou belo com lindas fotos!
Beijo, beijo!
She