quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Rainha por um dia

          Épiphanie é o dia em que se comemora  a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Seria o nosso dia de Reis, que no Brasil é comemorado no dia 6 de janeiro. Até aí tudo bem!
          Acontece que para a minha surpresa, esse ano l'Épiphanie caiu no domingo 2 de janeiro! Depois de uma certa discussão, pois metade das pessoas com quem falei juravam que era no dia 6, metade dizia que era mesmo nesse domingo, vimos uma reportagem nos noticiários com representantes da igreja católica (na França) que dizia que devido ao fato de o dia 6 de janeiro não ser um dia feriado, ao longo dos anos pouquíssimos fiéis assitiam à missa nessa data. Então, estratégicamente a data passou a ser celebrada no segundo domingo após o Natal!

          Mas qual é a importância do dia de Reis? Para quem não é muito religioso, nenhuma. Mas mesmo a França sendo um país que perde aos poucos a sua tradição cristã, uma tradição persiste nesta ocasião: a Galette des Rois (torta ou bolo dos Reis)! Gulosa como eu sou, não pode faltar na minha mesa a cada início de ano!

         
          Trata-se de um "bolo" de massa folhada, recheado normalmente à la frangipane (com amêndoas, mas pode ter outros recheios, como maçã, morango, framboesa, etc). A galette é cortada em diversas partes e existe um pequeno bonequinho (fève) escondido no bolo. Geralmente a pessoa mais jovem à mesa decide a quem distribuir cada parte. O premiado com a fève recebe uma coroa e deve utilizá-la.
          Posso dizer que já participei desse jogo muitas vezes, e mesmo bobinho, é bem divertido! Dessa última vez, eu fui a sorteada, fui rainha por um dia!!!

6 comentários:

Luciene disse...

Ai eu ainda nao comi esse ano. Vou ver se compro hoje mesmo hehe.

Nunca fui sorteada rsrs até nisso nao tenho sorte kkk

bjinhos, muito legal o post

Sylvain disse...

Chaque année en France,c'est la même question au moment d'acheter la "galette des Rois" Frangipane (crème à base d'amande) ou compote de pommes ??? Tout dépend de vos goûts ...goûtez les 2 et vous saurez!!!!

Milena F. disse...

Luciene, faça como uma das irmãs do Sylvain: ela compra a galette e come sozinha, assim ela é sempre a rainha!!! Bonne chance!

Luciene disse...

hahaha... boa ideia.
Eu acabei nao comprando pfff... tinha tanta coisa pra comrpar no mercado q isso passou batido.
Agora to com desejo.
Eu vi até de chocolate por dentro!!!

Anônimo disse...

Eu sou adepta do faça você mesmo! Faço a minha à la frangipane e meu querido maridinho diz que fica mais gostosa do que as de padaria !! miam miam!!!!

Luciana

Milena F. disse...

Eu quero essa receita!!!