terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ano Novo na Normandia

          Eh meu terceiro reveillon na França, e pela segunda vez consecutiva comemoramos na Normandia com a familia do Sylvain (parte dela). Mais uma vez saio do trabalho correndo, pegamos o trem lotado e 2h40min mais tarde chegamos em Carentan, uma cidadezinha próxima, melhor equipada e com uma Gare. La Haye du Puits, nosso destino final, fica a cerca de 30 minutos de carro. Existia uma gare há alguns anos, mas a mesma foi fechada pois segundo as autoridades não era muito lucrativa. Da mesma forma foram fechados hospitais e outros serviços importantes, o que faz com que a população tenha que se deslocar muitas vezes até Carentan, Valognes ou mesmo Cherbourg para uma consulta médica!
          Foi nessa cidade que Sylvain viveu até seus 15 anos, quando foi estudar em Caen, mais tarde em Rennes e depois Paris. Boa parte da sua família continua na região e não pensa em sair de jeito nenhum.

Mas mesmo se tratando e uma família do interior com hábitos simples, toda vez que ocorre uma reunião de família, ainda mais em festas e ocasiões especiais, aproveita-se esse momento para comer bem!
Chegamos por volta das 20h e não me chocou em nada as pessoas vestidas com cores escuras (na terceira vez já nos acostumamos!), na maioria preto para as meninas. Mas nada de um "pretinho básico", pois aqui existem milhares e milhares de variações do tradicional vestidinho preto. Sempre tem um decote diferente, um babado diferente, um detalhe em renda, em cetim ou algo para diferenciar do básico.
          As comilanças começaram com pequenas tartines (pão com diversos tipos de patês, fois gras, salmão, etc) e verrines (pequenos copinhos com diversas composições, no caso aqui era salmão e outros frutos do mar, que se come com colher). Tudo isso acompanhado de champagne puro ou com creme de cassis (kir royal)
          A mesa estava decorada de forma bem simples, o jantar foi na casa de Nicolas e Elodie, que são pessoas simples e que sempre recebem com o maior carinho e atenção, não medem esforços com a comida, mas não gastam praticamente nada com decoração. Detalhe que sempre me chama a atenção: os lugares à mesa são sempre marcados em festas, mesmo as mais simples!
          As pré-entradas foram em várias etapas. Foram servidos ostras e escargots farcis. Eu deixo passar as ostras, mas não abro mão dos escargots!!! Não tenho os dados estatísticos oficiais, mas posso dizer que entre os 12 convidados adultos, apenas 3 comeram ostras e apenas 5 comeram escargots. Disseram-me que geralmente as mulheres não comem escargots, acham nojentos. Mas ao menos desta forma, recheados e ao forno, são uma delícia!
          A entrada mesmo foi praticamente um prato, servido quente, já que as temperaturas estavam bem baixas lá fora. Dois tipos de peixes com alho-poró e camarão para decorar ou comer, a escolher.

          Felizmente no momento do prato principal eu já tinha comido mais do que o suficiente e não tinha mais fome... Pois o prato praticamente não consegui tocar:

          Pois é, para o meu desespero, carne de gado aqui se come assim... Mesmo que a gente peça "bem-passada", não muda muito do resultado... Que saudade do churrasco de domingo do meu pai!!!

          A sobremesa chegou depois da meia noite e após os devidos beijos e abraços de meia noite. E quem fala em sobremesa, fala novamente em champagne... J'adore!!! (acho que fui francesa e metida em uma outra vida!)

          O que eu acho engraçado é que a sobremesa é apresentada inteira aos convidados, depois ela volta à cozinha e quando volta à mesa, transformou-se em lindos pratinhos decorados com a sobremesa no meio! Peços desculpas, mas não tenho fotos dos pratos de sobremesa e posso explicar: meu fotógrafo de plantão perde o norte quando vê uma sobremesa de chocolate! Ele se esqueceu completamente das suas funções! Entre um doce ao chocolate e eu, ele escolhe o chocolate, é claro!

          E para finalizar, muita guerra de bolinhas, olho de sogra, enfeites de carnaval... Cansada da minha jornada de trabalho e da viagem de trem, fui dormir por volta das 2 horas... Todos os outros continuaram até 4h30 da manhã... Com direito à sopa de cebola e tudo... Mas eu perdi essa parte!

          Como nunca é tarde para desejar Feliz Ano Novo (aqui a gente deseja Bonne Année apenas quando o novo ano já chegou, lógico, não? ), seguem os meus mais sinceros votos de Feliz Ano Novo a todos os meus amigos reais e virtuais, brasileiros no Brasil, na França e no mundo!!! E não posso esquecer dos meus amigos estrangeiros que se aventuram na língua de Camões!!!

Bonne Année à tous*!!!

* Feliz ano novo à todos!

3 comentários:

Neide disse...

Oi Milena! estou adorando seu blog!!
tb adoro escargots! beijos

Luciene disse...

Ai q ano novo chic!! os pratos cheio de fru fru rsrs...
o meu teve ostra e carne crua, salmao fumé.. tudo prato frio... mas ja esperava rsrs... todo ano é assim kkk

Mas no Natal ainda comi avestruz sem saber rsrs e a carne nao tava muito bem passada tb... aiai...

Bjuuu bonne année

Anônimo disse...

Feliz ano novo!!!!!


Luciana