sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Xi'an: Viagem pelo Centro da China

Xi'an é uma cidade de cerca de 8 milhões de habitantes em pleno centro da China. Se atualmente ela atrai multidões de turistas pelos seus fabulosos Guerreiros de Terracota, foi ponto de partida da Rota da Seda que estudamos na escola e é considerada o berço da China. Durante a Dinastia Tang (618 a 907) ela chegou a ter um milhão de habitantes, sendo uma das cidades pais povoadas do mundo. Seus muros impressionantes marcam esses tempos gloriosos.

E como um ponto importante da Rota da Seda, viajantes de praticamente todos os cantos ali circularam mesmo em épocas tão antigas, e já existia uma variedade imensa de religiões, a começar pelas várias correntes do budismo (grande ou pequeno veículo, indiano ou tibetano), seitas persas, a Igreja Cristã Nestoriana e mesmo o Islamismo.

 Bell Tower (Torre do Sino), o coração efervescente da cidade, onde se cruzam as quatro principais avenidas. Do século XIV, foi reconstruída nos séculos XVI e XVIII em todo o seu esplendor
 Acabamos ficando um dia a mais do que o previsto na cidade, e ao contrário da maioria dos turistas ocidentais que muitas vezes chegam e vão embora no mesmo dia, tivemos tempo de passear bastante pelas ruas e nos apaixonamos por Xi'an e seus habitantes! Inclusive fomos entrevistados por um jovem estudante de jornalismo que queria as nossas impressões sobre a cidade!

O Bairro Hui é outro local bem movimentado. Os Hui são uma etnia muçulmana chinesa, de tradição eles são comerciantes, que se instalaram ali há muitos séculos.  A rua principal, chamada Beiyuanmen é bem animada com seu comércio que abre até bem tarde da noite. Nos arredores está situada a Grande Mesquita.

 Muita comida tradicional


E esse delicioso Roujiamo, uma das especialidades: uns pães recheados com carne de gado ou carneiro. Xi'an apresenta uma grande diversidade de xiaochi, ou seja, espécies de "lanches".

Fora dos muros, contamos com a ajuda de uma simpática moradora que nos acompanhou até o Templo dos Oito Imortais, um templo taoísta habitado por monges com coques tradicionais. 
 E ao Parque Xingqing, que data da Dinastia Tang:
Infelizmente não tivemos tempo para visitar a "Floresta das Estelas". Também não subimos na muralha pois tínhamos feito esse tipo de passeio em Pingyao, mas é uma das atrações.

No Bairro de Shuyuanmen, perto do lado sul dos muros que cercam a cidade, encontramos um simpático mercado ao ar livre e lojinhas de pinéis, artigos de caligrafia e pintura. Um verdadeiro paraíso para os amadores!


 



 Reparem nas lojas sem nenhuma escritura que a gente entenda... O jeito era entrar para conferir o que vendiam, tentar entender o preço e talvez tentar comprar...

Adoramos nossa passagem por Xi'an, que consistiu em duas noites. Chegamos em um trem noturno e partimos de avião... 
Alguém advinha a próxima etapa da nossa viagem?

3 comentários:

Luana disse...

Mi, que vontade de voltar pra China só pra ver essas coisas que você viu... =)
minha viagem foi tao curtinha!

Enaldo Soares disse...

Chengdu?

Milena F. disse...

Luana, então volte assim que puder! A gente não aproveita muito quando viaja a trabalho ou estudos, e uma viagem dessas exige mais tempo! Preferimos visitar menos cidades e apenas um país (China) ao invés de correr de um lado para o outro! Foram 3 semanas muito intensas e muito bem aproveitadas!

Enaldo, eu queria muito ir ao Chengdu ver as reservas de Pandas, mas não foi desta vez :(. Mas acredito que você vai gostar do próximo destino chinês!!! As paisagens pelo menos séao incríveis e únicas!