terça-feira, 27 de novembro de 2012

1789 - Les Amants de la Bastille


Todos os anos aqui na França é lançado um espetáculo musical, e eu caí de amores por eles! 
Eh fácil se encantar com a produção, músicas, figurinos, cenários... E ainda tem o lado popular e de fácil apreciação ao grande público.

E o espetáculo dessa temporada 2012-2013 se chama "1789, Les Amants de la Bastille"(os amantes da Bastilha) e fala dos últimos dias da Monarquia de Luís XVI e sua esposa Maria Antonieta, de uma França mergulhada em dívidas e vivendo no luxo de Versailles, e fala do povo na miséria enquanto a corte fazia despesas exorbitantes. Fala da Revolução Francesa, passando por personagens importantes que estudamos na escola como Robespierre, Danton, Desmoulins, Marat.

Como pano de fundo o encontro (fictício) de um jovem camponês revolucionário e uma dama de companhia fiel à rainha. Ou seja, um amor impossível naquela época! O romance é para dar ainda mais sentimento à história, mas posso dizer que apesar do lado "espetáculo e ficção, foi bem instrutivo. Bem mais simples "visualizar" através da interpretação a importância desse momento histórico para França e para a humanidade.

Algumas fotos (fotos sem flash eram permitidas, assim como vídeos, mas não era fácil fotografar em movimento e eu estava com pouca memória para vídeos!)
 O luxo em que viviam os soberanos em Versailles
 Enquanto em Paris e povo era massacrado e morria de fome



Amor impossível

Gostei muito do espetáculo, mas confesso que esperava mais da coreografia, que na maior parte do tempo era bem "parada", mesmo nas músicas mais agitadas. Porém o lado positivo é que tinham muitos diálogos e interpretação. 

Adorei a cena que se passa na Basílica de São Denis (um dia tenho que escrever um artigo sobre ela!) e do "fim" de Maria Antonieta, de muita sensibilidade e rico de simbolismos... E a partir desse momento tudo foi perfeito: a emocionante queda da prisão da Bastilha e a Declaração dos Direitos dos Homens e Cidadãos que proclama a igualdade diante da lei e liberdades universais, como se realmente estivesse vivendo esse momento.





A música final

Quem nunca sonhou em mudar a história?

Gostou? Les amants de la bastille pode ser visto até o dia 13 de janeiro 2013 em Paris e a partir de fevereiro em tournée pela França.

8 comentários:

Luana disse...

Eu ja havia ouvido falar nesse musical, mas como convencer maridon a ir? Olha, so ganhando aposta, viu! Queria muito ver!

Ma Petite Lima disse...

Hummmm.. Que maravilha!! Escutei uma das canções numa radio local.. Confesso que me apaixonei. Dai, fui vem de quem era, e foi assim que descobri sobre o musical. Acredito que em Junho de 2013 estarão aqui em Nice. Depois te digo o que achei.. :)
Bisous
Joanna

http://mapetitelima01.blogspot.fr/

Marta Faustino disse...

Deve ter sido bem bonito. Os cenários então parecem deslumbrantes. Beijo grande.

Graça Oliveira disse...

Milena querida, talvez eu nunca conheça França ou Itália dois países que são meu sonho de consumo, porém, gostaria de agradecer aos pequenos passeios que vc me proporciona através do seu blog. Amo, passear por esse lugares ainda que por fotos... Obrigada e um grande beijo.
Graça Oliveira

Anônimo disse...

No dia q vcs assistiram foi o Louis do "The Voice" q estava como ator principal? Acho a voz dele mto bonita!
Mas acho q nao eh dessa vez q vou ver o espetaculo, mesma situaçao acima: "como convencer o marido à ir"? rs!!

Jorge Fortunato disse...

Adoraria ver, gosto muito de musicais. em 2010 assiti Dancing queen.
Beijos

Janinha disse...

Minha amiga que mora por aí estava louca pra assistir. A gente nem pode pensar nisso, tudo muitoooo corrido em Paris. Mas valeu a pena. Respondi seu coment lá no blog. Bjocas.

Milena F. disse...

Luana e Carime, da próxima vez combinamos de ir juntas, mas não garanto que consiga deixar Sylvain em casa, ele adora!
Carime, não acompanhei o The Voice, mas pelo site do espetáculo, um dos cantores é Louis Delort, e ele faz o papel principal do revolucionário Roman.

Joanna, sim, provavelmente eles passarão pela sua cidade em 2013, se você gosta, não deixe de ir!

Marta, também me encanto pelos cenários!

Graça, venha sempre nos visitar, e quem sabe um dia vc vem de verdade???

Jorge, esse espetáculo eu não vi... :( Queria ter visto "Sister Act" (inspirado no filme Mudança de Hábito), mas perdi a oportunidade de comprar os ingressos...

Janinha, quando estamos a passeio tudo é muito correido mesmo e nem sempre podemos fazer tudo o que gostaríamos!!! Mas que bom que vcs aproveitaram!!!