terça-feira, 11 de setembro de 2012

O Monastério Suspenso de Xuankong

À primeira vista essa imagem nos causa um certo estranhamento, para dizer o mínimo. Esse Monastério (Xuankong Si) colado contra a falésia e de frente para a montanha Hengshan (2017m, uma das cinco montangas sagradas da China) nos passa a impressão de estar suspenso no vazio...

Passado esse primeiro minuto de estranhamento, ele é bem real, apesar de cerca de 50 metros acima das nossas cabeças!
Não cansamos de admirá-lo e fotografá-lo
 De todos os ângulos possíveis.
O Monastério Suspenso de Xuankong é uma visita obrigatória para quem vem a Datong em busca de suas riquezas arqueológicas e paisagens atraentes, principalmente nessa região dedicada aos templos e monastérios.
Fundado no século VI, sua última renovação foi realizada na dinastia Qing. Ou seja, ele está lá há mais de 1400 anos!!! Trata-se de um santuário onde se misturam divindades taoístas, budistas e confuncianas.


As salas tem como paredes as rochas, e o restante é de madeira. 

 O espaço é pequeno e estreitinho, é necessário subir por escadinhas e passagens estreitas, no meio de muita madeira antiga e alguns podem até sentir uma certa vertigem!





Alguns visitantes podem achar que a visita não é justificada (130 yuans) quando podemos vê-lo tão bem do lado de fora, mas nós adoramos a sensação de estar pisando nesso local misteriosos que não se sabe exatamente como se mantêm, mas que se mantém por enquanto sem riscos! Além disso, a nada menos que 75km de Datong, ir até lá e não entrar para economizar algum dinheirinho seria praticamente um crime!!!

 Será que cai ou não cai? 
Infelizmente deve "cair" um dia, deixando, aí sim, um grande vazio nessas montanhas... 
Como se ali ele fosse "naturalmente" o seu lugar...

Saindo da cidade de Datong, a cerca de 50km, começa a aparecer uma cadeia de pequenas montanhas que vão aumentando de tamanho até chegar à montanha Hengshan. Podemos observar as grandes plantações, um projeto que exige enormes esforços para minimizar o grave problema da erosão que ameaça o "coração" da China. 

São muitas as surpresas que a China nos reserva e o Monastério Suspenso de Xuankong, perto de Datong, foi apenas uma delas!

Informações práticas: 
Fizemos a visita logo após as Grutas de Yungang, com o mesmo taxista que ficou a nossa disposição até o final do passeio. Existem outras formas de acesso, mas a dificuldade de comunicação, o desconhecimento dos transportes  da cidade e a comodidade nos fizeram optar por esse meio de transporte. Negociamos o preço desde o início e ele foi muito correto do início ao fim, apesar do inglês muito limitado.

10 comentários:

Inaie disse...

adoreiiii! vou por na minha lista de visitas.

Ana Maria Brogliato disse...

Fantástico este Monastério Suspenso. Eu também subiria, apesar de um certo medinho da altura e da estrutura. Mas a oportunidade única estar aí não justificaria não subir para economizar. Só ficariam desculpados os medrosos, hehehe...
Bjs e ótima semana!
www.viagensebeleza.com

Enaldo Soares disse...

Très jolie!

Rosely disse...

Que lugar incrível!! Confesso que não tenho muito interesse em conhecer a China, mas vc tem mostrado uns detalhes que trazem certa curiosidade. Vc é uma turista profissional e disciplinada, que busca as minúcias dos lugares. O monastério suspenso parece imperdível.

Line disse...

Nossa, que lugar lindo!!!

BLOGZOOM disse...

Graças a voce que agora entendi uma foto que vi recentemente na internet. Achei o lugar tanto exotico como espetacular e nao fazia ideia onde ficava. Perguntei a quem estava compartilhando, tambem desconhecia! Eu tambem ficaria encantada, fotografando sem parar.

Beijos

Milena F. disse...

Inaie, certamente completará a visita de todos os templos que você visitou recentemente na Asia!!!

Ana Maria, até que não senti nenhum medinho. Parece seguro mesmo, mas não sei dizer até quando!

Rosely, a China como país tão grande, com tantaos contrastes e tanta diversidade certamente tem de tudo para atrair todos os tipos de turistas. Natureza, história, arquitetura, espiritualidade, compras... Dificilmente um outro país terá todas essas categorias.

Sissym, colocaram a tal foto da internet na minha página facebook, sem saberem que eu tinha estado lá! Mas todas as fotos daqui do blog são da nossa viagem, tudo fresquinho e natural!!!

Deby-abelha disse...

Que lugar fantástico!!!! Eu ainda me impressiono com cada detalhe!

Guilherme - Viajando com Eles disse...

Sensacional esse monastério...ainda não fui a China, mas já guardei a dica :)

Obrigado

Nós no Mundo disse...

Uau!!! Que máximo!!!
Vi um documentário sobre esse lugar e fiquei absolutamente encantada!!
Já fui a Hong Kong mas quero visitar toda a China! Imagino que seja fantástico!!
Bjs, Anna Bárbara