quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O Templo dos Lamas em Beijing

Yong he gong (ou o Templo dos Lamas) foi o primeiro templo budista que visitei na China e na vida. Passamos por acaso, já que ele ficava perto do nosso hotel e do parque Ditan Gongyuan, se é que alguma coisa é perto em Pequim!!! A gente olha o mapa e pensa que basta atravessar uma avenida e uma ruazinha, mas quando vê lá se vão uns bons minutos de caminhada!
O Templo dos Lamas é o mais importante local de culto lamaista fora do Tibet. Situado no antigo palácio do imperador Yongzheng, ele foi oferecido aos monges tibetanos em 1732. 





Esse foi o meu primeiro contato com esse tipo de construção tipicamente chinesa e tão carasterística (e que vemos em todos os cantos do país), com essas portas em estilo Ming. Foi nessa viagem que  então me dei conta dessa forma como um prédio abre para um outro, e no caso desse templo, a cada vez que atravessávamos uma construção e um pátio, a construção seguinte era ainda mais bela e imposante, com detalhes surpreendentes.

Além disso, outra coisa que impressiona colocando os pés pela primeira vez na China são as estátuas de pedra que encontramos de dois leões, um de cada lado, guardando a morada. Explicaram-nos que o que tem um filhote na pata é a fêmea (que deve ser posicionada à esquerda) e serve para assegurar a prosperidade familiar e a descendência e o que possui a bola é o macho, representando o poder, sempre à direita. O leão para os chineses (apesar de não ser um animal chinês) é símbolo da felicidade, de coragem e dignidade, e quando ele se encontra na entrada de palácios, residências e tumbas, ele possui a função de afastar os maus-espíritos. 




A maioria dos leões desse tipo que encontramos em Pequim datam das dinastias Ming e Qing, mas atualmente vemos muitas cópias boas ou mau feitas nas entradas de restaurantes, lojas, bancos, simbolizando sempre poder e felicidade. Quem não quer? (Se eu morasse em uma casa já teria providenciado os meus!!!) 

No último prédio nos deparamos com um buda Maitreya em madeira dourada de santal de 26 metros, todo ele feito de um só tronco de árvore!!!

 Infelizmente a foto não mostra toda essa grandiosidade, mas de perto era realmente de impressionar.

Se é um local de extrema beleza e que atrai muitos turistas (principalmente chineses, não cruzamos nenhum ocidental por lá), motivados pela espiritualidade.




 Mesmo conhecendo pouco sobre o universo budista e as "religiões" tibetanas, impossível não se deixar contagiar por todos esses rituais e tradições. Eu fiz as minha oração com o "moinho a orações", esses cilindros repletos de mantras e que difunde as preces pelos ares... Mas lembre-se de sempre rodá-lo no sentido horário para que as escrituras possam ser "lidas" no bom senso!!!

7 comentários:

Lulu disse...

Que maximo né?? Muita coisa diferente.

Vamos aguardar mais.

(nossa, esse visualizador de visitantes funciona mesmo, mostrou onde moro rs)

Jorge Fortunato disse...

Milena!
que viagem fantástica!
Nunca penei em visitar a China. E vamos combinar, sair daqui do Brasil para a China é uma viagem mega longa... mas não é a distância, é que sinceramente não me sinto atraído pelo povo, pela cultura, por nada desse país. Mas, ao mesmo tempo, acho tudo incrível e fascinante. Vá entender...
Beijos

Ana Maria Brogliato disse...

Fotos belíssimas! A China deve ser realmente surpreendente! Bjs
www.viagensebeleza.com

Milena F. disse...

Lu, esse é apenas o começo! Tem muita coisa! (o visualizador funciona quando tem vontade, as vezes coloca que a pessoa mora na cidade vizinha!!!)

Jorge, foi realmente uma viagem fantástica com muita coisa diferente.
Eh verdade que fica realmente muito longe do Brasil, as passagens são caras, mas as vezes a gente não se interessa por tanta coisa que mostra a mídia, que vê apenas um lado da história... A China tem um patrimônio riquissimo, um povo muito gentil e hospitaleiro e uma cultura milenar que não podemos resumir aos últimos 60 anos (muita gente só lembra dos desastres de Mao, da Revolução Cultural, do Tibet e do massacre na praça Tianamen), mas a China tem milhares de anos de história que estão presentes em cada canto de rua... E uma modernidade e desenvolvimento impactantes, que deixam qualquer europeu (e brasileiro) de boca aberta!
O futuro é a China!

Ana Maria, surpreende mesmo, isso é o mínimo que podemos dizer!

Helen disse...

Quanto tempo que não passava por aqui!!! Nossa, que lugares lindos! Deve ter sido uma viagem e tanto! Depois de ter estudado a política chinesa, confesso que fico com uma pulga atrás da orelha (um dos meus orientadores do 1-2o do doutorado é um especialista em China, e ele é meio cético em relação ao desenvolvimento socio-político do país)
Mesmo assim, é uma civilização tão antiga e tão única, que deve ser interessantíssimo conhecer! Vou ficar no aguardo de mais posts sobre a viagem ;)
Beijinhos!

Milena F. disse...

Helen, quando a gente vê existe muita incompreensão entre os EUA e a China... Mesmo alguns sinólogos especialistas acbam tendo uma visão particular, baseada no olhar americano (assim como o olhqr dos chineses sobre os americanos, mas isso vem mudando com a geração mais nova). E no Brasil a gente segue tudo o que os EUA dizem... Eu estava lendo um livro ainda ontem, um chinês conta que chegou nos EUA para umas ocnferências, nos anos 90, e os estudantes falavam que Hong Kong pertencia à Inglaterra e que os chineses não deveriam se meter! Eu lembrei que quando ouve o retorno de Hong Kong à China eu e as pessoas ao meu redor não entendíamos pq o povo queria voltar a fazer parte da China. Só mais tarde que fui entender a complexidade do problema. Ou então críticos literários americanos especialistas em literatura chinesa que analisavam os escritos chineses apenas do ponto de vista político, quando em muitos casos era completamente fora do contexto. Então, de fora não tem como entender todo o sistema chinês, que é muito diferente para a nossa lógica ocidental capitalista. A gente sente a diferença cultural ao lococar os pés no país e esse estranhamento nos persegue durante toda a viagem. Nesse ponto fica difícil de julgar.

Beth Blue disse...

Que lindos estes templos, né? Aqui em plena Amsterdam tem um na Chinatown! Pequeno, claro mas bem na tradição Ming. E vive cheio de turistas...não sei se você viu quando esteve visitando por aqui!

E sim, a arquitetura tradicional dos templos e estátuas são o que mais me interessa na China...muito lindo mesmo!