segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Comidinhas deliciosas em Pequim

Sempre me interessei pela culinária chinesa e pelo povo chinês que ao longo da história não teve muita frescura e sempre comeu de tudo, sem colocar impecílios de qualquer ordem. Ou seja, em tempos de fome e de guerra, tudo poderia se tornar uma refeição.

Lembro deter lido certa vez um livro onde uma das especialidades de uma cidade do Sul da China era a água-viva em vinagrete... Sim, tem muita coisa esquisita para comer na China, mas hoje vou falar daquelas que comiou que poderia ter comido!

De uma forma geral se fala de 4 grandes tradições culinánias na China: Sichuan, com a sua comida bem apimentada, Pequim, Xangai e Guangzhou (no sul). A cozinha do norte é baseado no trigo, enquanto a do sul no arroz. Atualmente, é possível encontrar de tudo, principalmente nas grandes cidades. 

As opções de restaurantes tradicionais, bancas de rua e redes de fast food chinesas são enormes, ou seja, comida é o que não falta na China e ela é barata (exceções para grandes restaurantes "da moda", onde apenas uma elite ou turistas podem ir). Como provamos muita coisa nessas 3 semanas, seria impossível mostrar tudo em um só post, então vou falar apenas de Pequim nesse momento.
Uma excelente experiência foi o almoço com um grupo de turistas europeusno nosso segunda dia de viagem, pois conseguimos comer praticamente como se come os grupos de chinenes: encomenda-se vários prats diferentes e cada um vai provando um pouco de cada prato. Eh realmente muita comida!Não me perguntem os nomes dos pratos, mas tinha comida do Sichuan em uma veréao menos apimentada que agrada mais aos chineses de Pequim, tinhaum prato detofu com tomates (que vimos em vários restaurantes,bem saudável), tinha pratos a base de frango, peixe, carne de gado e de porco, e muitos legumes!





Todos os pratos estavam deliciosos e fresquinhos!

Eu queria muito comer o Pato Laqueado de Pequim e a nossa amiga alemã (quase chinesa!) nos levou em seu restaurante preferido, perto da rua Qiammen, no coração da cidade antiga, nesse restaurante muito antigo:
 No nosso caso o pato já chegou na mesa assim fatiadinho, pronto para o consumo! E que delícia!!!
 Ele é saboreado nessas massinhas como se fosse um crepe, com legumes e o molhinho. geralmente o pato é um prato que é caro comparado aos outros, mas na verdade não é uma porção por pessoa, mas sim uma grande porção que pode ser consumida por todos à mesa! Ou seja, pedimos apenas uma porção de pato (conselho dela, pois se estivessemos sozinhos teriamos pedido 2 porçéoes apenaspara nós dois!) e as 5 pessoas presentes comeram. 
Outro dia decidimos comer na rua Dongzhimennei Dajie, chamada"rua dos fantasmas (Guijie) pois os restaurantes ficam abertos dia e noite. Podemos identificá-los pelo céu de lanternas vermelhas, lindo de ver. A melhor forma de escolher o restaurante é pela afluência de clientes. Mas olhando o cardápio (existe uma versão em inglês e com fotos) chega a dar medo, pois muitos patos esquisitos são servidos, como pratos de bicho-da-seda e outras coisas estranhas... Confesso que fiquei com um certo "medinho", pois como tudo é feito na mesma cozinha, vai que um bichinho se escape no meu prato?

Escolhemos um restaurante com menos pratos estranhos e que, apesar do cardápio em inglês, ninguém falava inglês ali...
Nessa rua podemos encontrar duas especialidades:
Esses "camarões" à pimenta do Sichuan e a"fondue chinesa" (huoguo)
Pedi esse prato abase defrango, que estava muito bom e leve, nada gorduroso, mas que era gigante! Um verdadeiro desperdício... E também, para a minha surpresa todos os pedaços do frango estavam ali, mesmo os pés e opescoço.

Sylvain com medo de errar, fica no clássico franguinho com amendoin!!!
Também fizemos muito restaurante rápido chinês, e esse foi o nosso preferido:

 O nome da rede é esse que podemos ver na embagalemdos palitinhos, mas não me peçam para profunciar nem escrever! Exsite em muits cantos da cidade, as salas são limpas e sempre foram muito simpáticos e sorridentes, apesar de não encontrarmos ninguém que se aventure no inglês.
Porém essa "pelanca" do últimoprato Sylvain não conseguiu comer. ele comeu a carne e deixou a "pelanca", parao olhar surpreso dosclientes chineses que comiam aparte deles como se fosse a melhor coisa do mundo! Esse ovo decor estranha é o que eles chamam de "ovo dos cem anos", mas que na verdade fica bem menos que 100 anos cozinhando!!! Para muitos ocidentais pode parecer um pouco nojento, mas garanto queo gosto é bem normal, em quase nada diferente de um ovo cozido normal!

Em todos os cantos da cidade vendiam iogurte, os chineses sendo grandes consumidores, mas com aquele calor não tivemos vontade de provar, ainda mais pensamos na convervação do produto com aquele calor.
Mas consumíamos frutas o dia inteiro!
Em resumo, não podemos dizer que comemos mal na China, apenas diferente... E de vez em quando era difícil comunicar o que queríamos e entender o cardápio, por isso muitas vezes o que chegaria no nosso prato era uma surpresa! Faz parte das aventuras de viagem!

6 comentários:

Roseane Viana disse...

Suas fotos são lindas e fiquei com água na boca. Gosto de comida chinesa e acho que iria gostar comendo no próprio país. Boa semana!

Enaldo Soares disse...

Aqui em Juiz de Fora há três excelentes restaurantes chineses vegetarianos, daqui a pouco vou almoçar em um deles.

Eu fiquei decepcionado com os restos chineses de Londres, aí em Paris há mais opções de melhor qualidade.

Eu tive a impressão pelas fotos de que a comida na China é meio gordurenta ou oleosa, é isto mesmo?!

Renata disse...

Eu estou aqui lendo o seu post com água na boca, principalmente com os camarões.
Bjks e boa semana!

Milena F. disse...

Roseane, adoro viagens gastronômicas e provar as especialidades do local! A gente viaja de outra forma!

Enaldo, muita gente diz que a comida chinesa é muito gordurosa, que tudo é frito. sim, tem muita fritura, mas também tem muita coisa que é "fervida", como ensopados, e esses pratos achei bem leves. Muita coisa é cozida a vapor. Mas como a água lá não é potável, mesmo para os chineses, a única forma de comer legumes de froma segura é quando tudo é cozido! Mas se vc diz que é gordurosa pa tem molho, aí pode ser verdade, pois os pratos principalmente, geralmente tem muito molho! Comida seca se come muito pouco mesmo!
Nunca fui a nenhum restaurante chinês em Londres, mas em Paris existem muitos bons. Eu adoro!

Renata, adoro camaréoes, mas assim eu não sei comer, faço a maior esculhambação!!!

Tacia disse...

Oi Milena! Recebi sua visita no meu blog, e agora vim também te visitar. =)
Wow, que máximo!!! Tenho muita vontade de conhecer a China! Adorei seu post! Só fico pensando na comida. Eu sou a pessoa mais chata desse mundo para comer, sou super picky. Será que eu sobrevivo? =p Hihihi.
Beijo!

Ma Petite Lima disse...

Oi Miii! Saudades de vir aqui..

Literalmente esse seu post esta delicioso! Gosto imenso da culinaria chinesa, mas aqui em Nice não tive muita sorte de encontrar nada bacana.
Querida, beijo enorme..
Joanna

http://mapetitelima01.blogspot.fr/